Levantamento de novembro mostra agravamento no Centro-sul, avanço no Norte

O Rio Grande do Norte apresentou piora nos indicadores que monitoram a estiagem, segundo levantamento do Monitor de Secas divulgado nesta segunda-feira 22. De acordo com os dados, 88,02% dos municípios potiguares registraram algum nível de seca no mês de novembro.

A categoria mais recorrente foi a Seca Grave, presente em 32,93% dos municípios. A Seca Moderada atingiu 23,35% das cidades, enquanto a Seca Fraca foi identificada em 16,17%. Já a Seca Extrema alcançou 15,57% dos municípios do estado.

O levantamento aponta agravamento da estiagem no Centro-sul do Rio Grande do Norte, onde áreas passaram da classificação de seca grave para extrema. Também foi registrado o avanço da seca grave na região Norte e da seca moderada no Leste do estado.

Segundo o informe, apenas 11,98% dos municípios foram classificados como Sem Seca Relativa, o que indica um cenário de atenção. O relatório aponta ainda o surgimento da Seca Extrema no Seridó como um dos fatores para o quadro observado em novembro. O Monitor de Secas é produzido pela Agência Nacional de Águas e o informe foi publicado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).