
As ações da Alpargatas, fabricante da Havaianas, registraram queda na Bolsa de Valores nesta segunda-feira 22, em meio à repercussão de uma polêmica política envolvendo a nova campanha publicitária da marca. Por volta das 13h, os papéis recuavam cerca de 1,37% na B3, após terem chegado a uma baixa de aproximadamente 3% no início do pregão.
A oscilação ocorre após críticas feitas por políticos de direita à campanha que escolheu a atriz Fernanda Torres como protagonista. No vídeo divulgado, a atriz fala sobre expectativas para o próximo ano e faz uma brincadeira com a expressão “pé direito”.
No vídeo da campanha, Fernanda Torres diz: “Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não, não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o Ano Novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés”.
Repercussão política
Grupos conservadores interpretaram a mensagem como um posicionamento político e passaram a incentivar boicote à marca nas redes sociais. A reação ganhou força após manifestações públicas de parlamentares ligados à oposição ao governo federal.
Por meio das redes sociais, Eduardo Bolsonaro declarou considerar um dos produtos da empresa “um símbolo nacional”, mas afirmou repudiar a escolha da atriz como garota-propaganda, por classificá-la como declaradamente de esquerda. Em um vídeo, o ex-deputado aparece descartando um par de sandálias da marca.