
Três presos tentaram fugir da Cadeia Pública de Caraúbas, no interior do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (17), dia da aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL). A ação foi impedida por policiais penais.
De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), a tentativa de fuga seria feita através de uma corda artesanal, também chamada de tereza, que é produzida nos presídios com amarrações de lençóis ou outros tecidos.
Segundo a Seap, os apenados do Pavilhão B da unidade prisional de Caraúba confeccionaram a corda e repassaram para outros custodiados que se deslocariam para a prova do Enem, que é aplicada no próprio presídio. A movimentação suspeita dos apenados da unidade foi percebida por um policial penal do monitoramento com câmeras, que imediatamente comunicou a equipe de plantão.
Diante da informação, os policiais penais da Cadeia Pública de Caraúbas, então, contiveram os apenados e frustraram a tentativa de fuga. A ação aconteceu durante o deslocamento para as provas. Segundo a Seap, por conta da situação e “como medida de segurança”, as provas do ENEM PPL para apenados do Pavilhão B foram canceladas.