
Uma jovem de 19 anos teve uma parada cardiorrespiratória ao ser medicada em uma unidade de saúde de Natal, segundo a família. De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren), a suspeita é de que houve uma troca de remédios. Gabriely Barbosa de Melo foi internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e, segundo a Secretaria de Saúde de Natal, apresentava quadro estável nesta quinta-feira (18).
A Secretaria de Saúde de Natal confirmou que abriu uma investigação e afastou servidores diretamente envolvidos no manejo dos medicamentos da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Potengi, na Zona Norte de Natal.
O número de profissionais afastados e as possíveis causas do problema, no entanto, não foram confirmados pela pasta até a última atualização desta reportagem. A suspeita de troca de medicações foi informada pelo Conselho de Enfermagem após uma vistoria realizada na UPA durante a manhã desta quinta (17).
“Informações iniciais são de que houve troca de medicação, foi administrada uma medicação diferente da que foi prescrita, embora as miligramas fossem as mesmas, mas a substância é diferente. A gente está apurando tudo isso, já estamos solicitando o prontuário, todos os registros pra gente ter todos os esclarecimentos de como se procedeu a dispensação deste medicamento a partir da prescrição até a administração desse medicamento”, afirmou o presidente do Coren, Manoel Egídio.