
A mineradora Aura anunciou o início da operação comercial de uma mina, a unidade Borborema, nesta quinta-feira (9), em Currais Novos, na região Seridó potiguar. Segundo a empresa, a mina tem vida útil estimada em 11,3 anos, com base nas Reservas Minerais atuais, e um potencial de expansão, com mais de 2 milhões de onças de ouro (cada onça corresponde a 31,1 gramas de ouro).
Além da área autorizada atualmente, a mineradora identificou um depósito de ouro sob a BR-226, próximo a Currais Novos, e negocia com órgãos públicos a exploração também essa área. “Com a liberação desta área – atualmente em negociação – e a expansão da operação, a reserva da mina dobrará, ampliando a oferta de empregos”, informou a empresa.
A construção do projeto demandou investimentos de mais de R$ 1 bilhão e gerou, na fase de construção, mais de 2.500 empregos diretos. Atualmente, são cerca de mil empregos diretos e mais de 3.500 indiretos. Segundo a mineradora, a autorização causaria a retomada ao patamar de 2.500 empregos na fase de obras, além de investimentos estimados em R$ 645 milhões.