17 ago 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
06:35min. 
 em 
Câncer de pulmão matou mais de 2 mil pessoas no RN de 2019 a 2023

O Agosto Branco, mês de conscientização e prevenção do câncer de pulmão, acende um alerta: esse é o tipo de câncer mais letal entre as neoplasias no Rio Grande do Norte. A informação consta no mais recente Boletim Epidemiológico do Câncer, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN). Segundo o levantamento, 2.264 pessoas morreram em decorrência da doença entre 2019 e 2023.

Conforme o boletim, os óbitos por câncer representam 13% do total de mortes registradas por câncer no estado. O câncer de pulmão lidera esse ranking, seguido pelos cânceres de mama e de próstata (ambos com 8%), estômago (7%) e cólon e reto (6%). Juntos, esses cinco tipos correspondem a 42% dos óbitos por neoplasias no RN.

No RN, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol/UFRN) oferece serviços especializados para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A coordenadora do grupo de Tratamento de Tabagismo do Huol, Suzianne Lima, explica que o diagnóstico precoce contribui para aumentar as chances de sobrevivência do paciente. “O diagnóstico precoce faz com que a gente pegue o tumor ainda no estágio inicial, para que possa fazer uma cirurgia que cure o paciente e tire toda essa lesão”, explica.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com