27 jun 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
07:32min. 
 em 
RN ocupa 3º lugar em vacinação contra gripe no Nordeste, mas meta ainda preocupa

O Rio Grande do Norte alcançou cobertura vacinal de 43,61% do público-alvo contra a influenza em 2025. Em números absolutos, das 798,7 mil pessoas que compõem a população prioritária, 348,3 mil já receberam a dose do imunizante. O percentual coloca o estado com a terceira maior cobertura do Nordeste e a oitava do Brasil.

Os dados são do Ministério da Saúde, com base nas informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) atualizadas até a última terça-feira (24). Na região, apenas Piauí (51,45%) e Ceará (44%) apresentam índices superiores ao do RN.

Apesar do desempenho relativo positivo, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) reforça que o número ainda está abaixo da meta e exige uma mobilização ativa por parte dos municípios para ampliar a cobertura. O público-alvo da campanha inclui gestantes, idosos e crianças entre 6 meses e 6 anos.

Segundo a Sesap, as doenças respiratórias são atualmente a terceira principal causa de internações em leitos do SUS no estado, e a primeira entre pacientes pediátricos. Até o momento, foram registrados nove óbitos por gripe em 2025 no RN.

“A Sesap reforça a importância dos municípios, que operam a vacinação na ponta, realizarem o trabalho de sensibilização da população quanto à importância da proteção pela vacina, em especial quanto aos grupos mais suscetíveis às complicações, internações e mortalidade ocasionadas pela gripe”, destaca a pasta.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com