A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (21) uma operação que investiga o uso indevido de cartões corporativos de abastecimento de veículos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a PF, pelo menos dois servidores públicos da instituição teriam utilizado os cartões de abastecimento em carros particulares.

Na operação desta quarta, um mandado de busca e apreensão, expedido pela 8ª Vara da Justiça Federal em Mossoró, foi cumprido na sede do ICMBio de Mossoró. Segundo a PF, a Justiça também determinou o afastamento do chefe da instituição até a conclusão das investigações.

As investigações da Polícia Federal apontaram que o chefe da instituição, entre os anos de 2021 e 2024, teria realizado abastecimentos irregulares que totalizaram mais de R$ 23 mil. A PF informou que iniciou a investigação em 2023 e, segundo as apurações – incluindo imagens dos abastecimentos – pelo menos dois servidores do ICMBio teriam utilizado os cartões para fins pessoais.