A diretoria do Sinpol/RN se reuniu com o juiz da 12ª Vara de Execuções Penais, Henrique Baltazar. O encontro, que aconteceu no gabinete do magistrado, no Fórum Miguel Seabra Fagundes, discutiu soluções para o casos na Segurança Pública do Rio Grande do Norte.
Além de ouvir os sindicalistas, sobre a situação da Polícia Civil, e solicitar sugestões para o problema de superlotação do sistema penitenciário, que afeta diretamente as delegacias, o juiz informou sobre as ações que está empreendendo, assim como suas estratégias para tentar provocar o Governo do Estado a adotar soluções definitivas para os problemas.
Baltazar informou que há dois meses teve reunião com a governadora Rosalba Ciarlini, com presença do deputado federal Henrique Alves, sem que, no entanto, as promessas feitas fossem concretizadas. Por isso, decidiu interditar o Pavilhão 5 de Alcaçuz.
O Juiz disse ainda que visitará novamente a Cadeia Pública Raimundo Nonato Fernandes, da zona Norte, estabelecendo prazos para que o Governo adote medidas. Não havendo as providências, poderá tomar medidas semelhantes a essa de agora. Baltazar falou ainda que outros colegas, do interior, também já cogitam decidir por interdições de presídios, como é o caso de Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.