O produtor rural atravessa uma das suas piores fases aqui no Estado. Além da grande seca, onde muitos já perderam animais por fome e sede, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na última terça-feira (15), expediu uma instrução normativa proibindo que os animais do Rio Grande do Norte, seus produtos e subprodutos, circulem nos estados brasileiros, com exceção da Paraíba.
Essa medida proíbe que animais sejam vendidos para outros estados e que produtos como carnes, queijos e derivados que são vendidos para Pernambuco e Ceará, também não possam ser comercializados, aumentando ainda mais o prejuízo da classe produtora.
Em contato com o Secretário Nacional de Defesa Agropecuária, Enio Antonio Marques Pereira, nos foi informado que se o Rio Grande do Norte cumprir todas as determinações solicitadas pelo Ministério, somente no mês de outubro é que o Estado poderá fazer a sorologia.
Com isso, praticamente no ano de 2012, os produtores rurais estão proibidos de comercializarem seus animais, produtos e subprodutos, com exceção do Estado da Paraíba.
Face esse cenário, o criador Gustavo Rocha deu início a um movimento denominado “Grito da Aftosa”. Diversos produtores rurais foram convidados a participar de uma grande reunião na tarde de hoje, às 17 horas, na sede da Federação da Agricultura, na Rua Dom José Tomaz, 995, no bairro do Tirol, aonde serão discutidas as acões a serem tomadas pelos produtores.
Estamos aguardando o resultado da reunião que aconteceu na tarde de hoje.
0 Comentários