10 abr 2022
 Por 
Blog do Seridó
 às 
18:24min. 
 em 
Fila de transplantes no Rio Grande do Norte tem 834 pessoas

O Rio Grande do Norte tem 834 pessoas na fila por um transplante de medula óssea, córnea, rim ou coração. Há duas semanas, o Estado deu um importante passo neste tipo de procedimento com a retomada do transplante cardíaco, cirurgia que não acontecia há 10 anos nas unidades potiguares.

De outubro de 2021 para cá, mais 58 pessoas entraram na fila por um transplante no RN. O mais comum é o de córnea com 490 pacientes aguardando doador, seguido por rim (270 pessoas), medula óssea (70) e coração (4). Os são da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) e Ministério da Saúde.

Todos os pacientes são cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que é um banco de doações gerido pelo MS. A Sesap reforça que a redução da fila depende exclusivamente das doações, que precisam ser autorizadas pelos familiares do doador.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com