02 jan 2019
 Por 
Blog do Seridó
 às 
12:17min. 
 em 
Prefeitura de Natal justifica reajuste do IPTU de 2019

natalA Secretaria de Tributação de Natal (Semut) explicou os reajustes do IPTU realizados em cerca de 13 mil imóveis. Em entrevista concedida à imprensa na manhã desta quarta-feira (2), o secretário de tributação, Ludenilson Lopes, e o procurador-geral do Município, Carlos Castim, apontaram que a alteração na cobrança dos impostos se deve à aplicação dos valores venais das propriedades, aqueles determinados pelo poder público. Antes, o imposto era calculado com base na planta genérica dos imóveis.

“Não houve aumento de alíquota, mas aumento no valor de imóveis”, afirmou Castim. “Muitos imóveis estavam com o valor desatualizado para efeito de cálculo do imposto”, completou. De acordo com Lopes, o ajuste no cálculo se baseia no Código Nacional de Tributação, que determina que o IPTU seja baseado no valor venal. “A própria Constituição diz que o IPTU é um imposto progressivo. Com a planta genérica, acontecia o contrário disso”, afirmou o secretário. “Estamos atualizando distorções através do reajuste”, concluiu.

Sobre as recentes decisões liminares que suspenderam os aumentos, Castim afirma que “essa matéria não é para plantão judiciário”. E conclui: “É natural que algumas pessoas tomem como surpresa, mas tiveram tanto decisões liminares da justiça favoráveis a esses contribuintes quanto favoráveis ao Município”.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com