museuO Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recebeu representantes de diversos órgãos para discutir a situação de museus tombados como patrimônio histórico pelo Estado do Rio Grande do Norte e os planos de prevenção a incêndio e de fiscalização da estrutura física desses imóveis. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (25), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal.

A iniciativa faz parte da Ação Nacional envolvendo unidades do Ministério Público estadual de 15 estados brasileiros, mais o Ministério Público Federal, que começou a ser articulada após o incêndio que assolou o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, com a perda de grande parte do acervo e destruição da edificação.

No encontro, a formação da comissão foi oficializada e foram agendadas vistorias coletivas aos museus de Arte Sacra e Café Filho e ao Memorial Câmara Cascudo para o mês de novembro. Após essa ação inicial, será programada uma agenda mensal de vistorias para acompanhar a situação de cada instituição.