As pesquisas mostram que, nessa eleição, os brasileiros rejeitam de forma contundente, os candidatos desonestos e corruptos. Quem responde a processo acusado de corrupção ou desvio de recursos públicos, com certeza não terá o voto de grande parte dos eleitores, podendo ficar de fora, perdendo a eleição.
Esse será o grande fator de mudança da política no nosso País e aqui no Rio Grande do Norte. Os candidatos que ocuparam parte do noticiário local, enfrentando denúncias de corrupção, deverão ficar de fora nessa eleição, sendo punidos pela decisão e revolta popular.
Assim como, recentemente houve mudança grande na Câmara Municipal de Natal, com muitos vereadores não retornando aquela Casa depois da Operação Impacto, os institutos de pesquisa mostram que, com a revolta da população muitos deputados estaduais podem não retornar à Assembléia Legislativa.
Depois de constantemente acusado de gastar demais, o Poder Legislativo do RN, tem vários deputados acusados de desvio de recursos públicos e do cometimento de fraudes e irregularidades. Isso pode determinar grande mudança e renovação naquele Poder, com muitos deputados não retornando.