Mais da metade dos adolescentes potiguares ainda não se vacinou contra HPV e meningite. O alerta foi emitido pelo Ministério da Saúde, que lançou uma campanha para aumentar a cobertura vacinal no país. No Rio Grande do Norte, 38,2% das meninas e 33% dos meninos foram imunizados contra o HPV.
A preocupação do ministério é com as baixas coberturas vacinais em todos os estados da federação. No caso do potiguar, desde a incorporação da vacina HPV no Calendário Nacional, a cobertura com as duas doses é de 38,2% entre meninas de 9 a 14 anos e 33% entre os meninos de 12 e 13 anos, com a primeira dose. Devem se vacinar contra meningite os adolescentes de 12 e 13 anos.
Na nova campanha, o Ministério da Saúde convoca 10 milhões de adolescentes de todo o país para atualizarem suas cadernetas de vacinação. Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade. No ano passado, estavam sendo vacinados contra a doença meninas e meninas de 12 a 13 anos.
0 Comentários