A seca fez com que o Nordeste do Brasil perdesse 50% de sua produção nos últimos cinco anos, se comparado com os cinco anteriores, afirmou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). No dia em que se comemorou o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, FAO destaca ainda que, com as mudanças climáticas, o desafio de alimentar uma crescente população mundial aumenta.
Com o tema “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também devem mudar” como destaque da data em 2016, a FAO estima que o número mundial de habitantes vai superar os 9 bilhões em 2050. Segundo o órgão internacional, a produção mundial de alimentos precisaria aumentar em 60% para assegurar o equilíbrio da segurança alimentar.
Segundo o representante da entidade no Brasil, Alan Bojanic, “precisamos ver resposta para esse problema. Precisamos de uma agricultura mais adaptativa, diferente, que seja sustentável, ambientalmente amigável e essa agricultura precisa de muita pesquisa. Precisamos de mais variedades de alimentos que aguentem as variações de precipitação, de calor, de frio, problemas de enchente. Uma agricultura adaptativa a essas mudanças climáticas”, ressalta.