Este ano de 2016 é bissexto. Feriados nacionais, o Dia do Trabalhador (1º de maio) e o Natal (25 de dezembro) cairão em um domingo, não considerado dia útil. O aniversário de Caicó (16 de dezembro) será em uma sexta-feira, dia em que não há expediente bancário, no comércio e nas instituições públicas.
Mas você sabe porque 2016 é diferente dos demais anos? A cada quatro anos, o mês de fevereiro tem 29 dias, em vez de 28, como ocorre nos três anos anteriores. Por que isso acontece? A resposta é um misto de aula de matemática e de história.
O ano é o tempo que demora para a Terra dar uma volta em torno do Sol: 365 dias e aproximadamente seis horas. Mas, como você pode perceber, no calendário os anos têm 365 dias exatos (e não 365 dias e 6 horas!). Essas horas são acumuladas e, a cada quatro anos, acumulam 24 horas – isto é, um dia!
Sem esse ajuste, o calendário iria ficando, com o passar dos anos, defasado – e o dia em que se comemora o início da primavera, por exemplo, poderia passar a não coincidir com o evento comemorado.
