O verão começou oficialmente nesta terça-feira (22.12) e, conforme previsão do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), tende a ser quente e chuvoso. Essa situação deve favorecer a agricultura, na avaliação do pesquisador em agrometeorologia Paulo Caramori. “As perspectivas são de excelentes safras em todo o Paraná”, opina.

O verão quente, chuvoso e marcado por temporais se deve à influência de El Niño, que vem forte desde a primavera e deve permanecer ativo até o outono.

O fenômeno climático El Niño caracteriza-se pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial Oriental e Central. É configurado quando a elevação da temperatura ultrapassa a média climatológica em 0,5 grau e permanece acima desse patamar nos meses seguintes. As águas aquecidas se estendem nas proximidades da linha do Equador. Tufões e furacões só podem formar-se quando a temperatura da superfície do mar exceder 27,8 graus.

Em sua versão clássica, o El Niño dura aproximadamente 12 meses. O aumento no calor sensível e nos fluxos de vapor d´água da superfície oceânica para a atmosfera sobre as águas quentes provoca mudanças em escalas regional e global, com impactos nas condições meteorológicas e climáticas em várias partes do mundo. No Brasil, El Niño provoca alterações nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.