Uma promoção criada nos Estados Unidos passou a ser a esperança do comércio brasileiro para interromper, na sexta-feira (27), uma sequência de oito meses de queda nas vendas.
A Black Friday é uma ideia importado dos americanos. Ela vem um dia depois do maior feriado americano, o Dia de Ação de Graças, que cai na última quinta-feira de novembro. Quase todo mundo enforca a sexta-feira, já que feriado prolongado é coisa rara nos Estados Unidos. Na terra do consumo, esse dia a mais de folga acabou virando sinônimo de compras. A tradição surgiu da guerra de preços dos lojistas para atrair cada vez mais consumidores.
O termo Black Friday surgiu na Filadélfia na década de 1950. E no começo significava uma coisa negativa. Era tanta gente nas ruas que o dia virava um caos. Tinha tanto acidente de trânsito e tanta briga que os policiais de plantão acabaram criando a expressão “sexta-feira negra”. No Brasil, a Black Friday começou devagar em 2012 e veio crescendo. Este ano, é a aposta dos lojistas que pretendem dar uma pausa no ritmo negativo das vendas.
0 Comentários