Com o slogan “Doar sangue é compartilhar vida”, o Ministério da Saúde lançou ontem (26) a Campanha Nacional de Doação de Sangue de 2015. A ação também terá uma mensagem de agradecimento aos atuais doadores. Em 2014, cerca de um milhão de pessoas doaram pela primeira vez, uma fatia de 38%. Outra parcela de 1,6 milhão (62%) retornou para doar.
Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – o Ministério da Saúde trabalha para aumentar o índice. A expectativa é reforçar a importância dessa atitude por meio da campanha.
“O mais importante é despertar o compromisso de um gesto de solidariedade, concretizado com o ato da doação. Por isso, devemos aproveitar este dia para conclamar a população a doar vida, sendo um doador de sangue”, ressalta o ministro da Saúde, Marcelo Castro. Entre 2013 e 2014, houve aumento de 5% nas coletas de bolsa de sangue no País, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. Já as transfusões de sangue aumentaram 6,9%.
0 Comentários