Os financiamentos de carros seminovos no primeiro semestre deste ano superaram – pela primeira vez desde 2011 – as transações deste tipo para a compra de carros novos no Brasil. Os dados são da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip). No Rio Grande do Norte, os usados também são maioria nesse tipo de negociação, com 63,8% dos 26.596 carros financiados no período sendo seminovos – até 8 anos de uso. As condições de parcelamento nas revendedoras, contudo, não diferem tanto. Apesar disso, a “circulação de clientes” tem sido comemorada pelo setor.

De acordo com o levantamento mais recente da Cetip, neste ano, de janeiro a junho o Estado tem apresentado números melhores na venda de seminovos. Para o vendedor Tiago Oliveira, a supremacia dos seminovos pode ser explicada pelos aumentos sucessivos que os carros novos tiveram nos últimos meses, como a volta da cobrança integral do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados). “A vantagem é essa. Os preços dos 0 km subiram e os seminovos não acompanharam, então o cliente acaba tendo condições melhores”. E acrescentou: “Você encontra um 1.4 completo, ano 2012, por R$ 25 mil. Com esse valor, zero KM, se consegue um carro 1.0 sem nada. O cliente acaba optando pelo custo benefício”.

Apesar dos bons resultados apontados pela Cetip ao longo deste ano, o segmento potiguar sentiu a falta do fluxo de clientes. Na soma geral do semestre, 2015 acumulou um total inferior ao registrado no mesmo período de 2014. Foram 26.596 carros neste ano contra 27.799 financiados em 2014, retração de 4,3%. E, ao contrário da pequena queda indicada em junho, o setor o classificou como um dos melhores até o momento.