A campanha de vacinação contra a dengue no Rio Grande do Norte ainda enfrenta resistência, com apenas 36% dos adolescentes entre 10 e 14 anos retornando para tomar a segunda dose do imunizante. Esse índice segue a tendência nacional de baixa adesão ao esquema vacinal completo. Segundo dados do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), em todo o Brasil foram aplicadas 2,2 milhões de primeiras doses, mas apenas 636 mil pessoas retornaram para a segunda dose.
No estado, o Ministério da Saúde distribuiu 108,3 mil doses da vacina, sendo que 39,8 mil primeiras doses foram aplicadas, mas apenas 11,7 mil adolescentes retornaram para a segunda dose. O esquema vacinal exige duas doses com um intervalo de três meses, mas a falta de retorno é uma realidade. Técnicas de enfermagem que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alecrim, na zona Leste de Natal, Ana Cristina e Márcia do Nascimento, relatam a baixa adesão na prática.
“Os pais ainda têm muito receio ou desconhecem a importância de vacinar os filhos. Isso a gente consegue perceber. Os idosos até vêm perguntar se tem vacina para eles e a gente explica que não tem ainda”, conta Ana Cristina. Márcia do Nascimento reforça que a vacinação é segura e pode proteger contra casos graves da doença. “A vacina serve justamente para evitar complicações e hospitalizações. É fundamental que todos completem o esquema vacinal, principalmente nessa faixa etária que está mais exposta à doença”, explica.
0 Comentários