23 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

baleia_1O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo investiga a divulgação de vídeos com “jogos perigosos” para crianças e adolescentes nas redes sociais. Os canais estimulam automutilação e suicídio. Os promotores acionaram o Google, empresa responsável pelo YouTube, onde os vídeos estão hospedados. Donos desses canais chegam a lucrar até R$ 20 mil mensais com publicidade.

O assunto ganhou repercussão nos últimos dias com relatos de suicídios e automutilações pelo País supostamente ligados ao jogo virtual Baleia-Azul, que incentivaria esse tipo de prática. Os casos mobilizaram escolas, famílias e a polícia, que investiga se o jogo existe e quem seriam os responsáveis por estimular as agressões.


Compartilhe:


23 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

internetTrês anos após a sanção da Lei 12.965, de 23 de abril de 2014, que xou o Marco Civil da Internet, apontado como referência mundial para as legislações que tratam da rede mundial de computadores. Os princípios da lei – especialmente a garantia da neutralidade da rede, da liberdade de expressão e da privacidade dos usuários – foram estabelecidos para manter o caráter aberto da internet.

A pesquisa O Brasil e o Marco Civil da Internet: o estado da governança digital, do Instituto Igarapé, organização dedicada a temas de segurança, justiça e desenvolvimento, indica que projetos de lei no Congresso Nacional que alegam a necessidade de facilitar investigações criminais põem em risco direitos como o da privacidade e o da liberdade de expressão.

Entre as propostas apontadas pela publicação como ameaça ao Marco Civil está o Projeto de Lei 215/2015, que exigiria, se aprovado, que todas as empresas de internet armazenassem informações do usuário como nome, CPF e endereço residencial. Também exigiria que essas empresas fornecessem as informações à polícia em investigações criminais sem ordem judicial, o que teria um efeito prejudicial para normas de privacidade online.


Compartilhe:


23 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Um homem foi morto a tiros na madrugada deste domingo (23) na avenida Ayrton Senna, Zona Sul de Natal. A vítima foi identificada como José Erimar de Santana, de 23 anos.

De acordo com a polícia, José Erimar estava na garupa de uma moto quando foi atingido pelos disparos. O autor dos disparos fugiu. O homem que pilotava a moto disse à polícia que era ameaçado de morte, o que levanta a suspeita de que ele seria o alvo do criminoso. O caso será investigado pela Divisão de Homicídio.


Compartilhe:


23 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

DSC_0267O Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu participou neste sábado (22/04) de uma audiência pública no município de Coremas/PB. A audiência teve o objetivo de discutir a crise hídrica no município, sobretudo a situação do complexo Curemas-Mãe D’água. O evento foi promovido pela câmara municipal de vereadores e contou com a presença de autoridades e da população. Representaram o CBH PPA o Sr. José Procópio, presidente, a Sra. Maria de Lourdes, vice-presidente, e os membros Josué Diniz e Porfírio Loureiro.

“Foi uma reunião bastante positiva e representativa. Acima de tudo tivemos a participação da população que está lutando por direitos e pela garantia de água, isso é muito importante. A proposta que está sendo trabalhada é muito clara: a água de Curemas desce no rio e só vai até São Bento/PB aonde vai ser feito um barramento com uma sacaria. Essa água é somente para consumo humano e animal e vai ter um acompanhamento técnico através do escritório da bacia que está localizado em Sousa/PB com medições de saída e de chegada d’água”, destacou Procópio Lucena.

Ainda de acordo com ele, “é necessário que seja uma ação bem articulada com uma limpeza no rio e com a participação da sociedade, que vai ser encarregada de fiscalizar e denunciar qualquer irregularidade ou mal uso dessa água. Portanto, são essas as informações que foram definidas em plenária do CBH PPA”, explicou.


Compartilhe:


23 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Bombeiros capturam animalBombeiros Militares de Mossoró capturaram no início da manhã deste domingo (23) um jacaré de mais de dois metros de comprimentos, na Ilha de Santa Luzia em Mossoró. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 6h30 para fazer a captura do réptil, que estava em uma área de residências e representava risco aos moradores.

Após a captura, o animal foi levado, com o apoio da Polícia Militar para o Ibama, em Natal. O capitão Mairton do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) foi o comandante da operação.


Compartilhe:


23 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

STFO STF (Supremo Tribunal Federal) deve começar a discutir a restrição ao foro privilegiado para deputados federais e senadores no mês que vem. A decisão de incluir a questão na pauta de julgamento de maio foi tomada pela presidente da Corte, Cármen Lúcia, no primeiro dia útil de trabalho após a divulgação das decisões do ministro Edson Fachin, que determinou a abertura de inquéritos para investigar parlamentares citados nas delações de ex-executivos da empreiteira Odebrecht. As informações são da Agência Brasil.

O caso concreto que pode ser julgado em maio é de relatoria do ministro Luís Roberto Barroso e envolve a restrição de foro do atual prefeito de Cabo Frio (RJ), Marcos da Rocha Mendes, que chegou a ser empossado como suplente do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mas renunciou ao mandato parlamentar para assumir o cargo no município. O prefeito responde a uma ação penal no STF por suposta compra de votos, mas, em função da posse no Executivo municipal, o processo foi remetido para a Justiça do Rio de Janeiro.


Compartilhe:


23 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PAPAO papa Francisco descreveu neste sábado (22) alguns centros de refugiados da Europa como “campos de concentração”, ao prestar homenagem a uma cristã desconhecida assassinada por sua fé, diante do marido, que é muçulmano.

“Esses campos de refugiados… Muitos deles são campos de concentração, (…) abandonados aos povos generosos que os acolhem, que têm de passar esse peso para frente porque os acordos internacionais parecem ser mais importantes do que os Direitos Humanos”, afirmou Francisco, em uma cerimônia em memória dos mártires modernos do Cristianismo.

Saindo do roteiro que tinha preparado e se mostrando emocionado enquanto falava, o pontífice argentino disse querer que a vítima fosse lembrada com outros mártires na basílica de São Bartolomeu, em Roma.

Francisco contou que conheceu o marido da falecida e seus três filhos em uma visita a um acampamento de refugiados na ilha grega de Lesbos no ano passado.


Compartilhe:


23 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

planeO porta-aviões americano “USS Carl Vinson” e sua escolta iniciaram neste domingo (23) exercícios navais com o Japão, informou a Marinha dos Estados Unidos, em um momento de crescente tensão regional provocada pelos programas balístico e nuclear da Coreia do Norte.

Os exercícios acontecem no Mar das Filipinas. O porta-aviões americano “USS Carl Vinson” e sua escolta, dois destróieres lança-mísseis e um cruzeiro também lançador de mísseis, “continuam sua rota para o norte no Pacífico Oeste”.

A confusão dominou as notícias nos últimos dias sobre a posição exata do porta-aviões. O presidente americano Donald Trump havia dado a entender que o “Carl Vinson” seguia para a península coreana quando na realidade seguia para a Austrália.


Compartilhe:


23 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ABC 3O ABC está a um empate do 54º título do Campeonato Potiguar. Jogando fora de casa, no Barretão, o Alvinegro bateu o Globo FC por 1 a 0 na noite deste sábado e agora decide no Frasqueirão, no dia 1º de maio. O gol da vitória foi marcado pelo paraguaio Echeverría, no início do segundo tempo. O placar poderia ter sido mais elástico em Ceará-Mirim, já que o Alvinegro desperdiçou inúmeras oportunidades após sair na frente.

O ABC tem a vantagem de jogar por um empate para ser campeão em casa. O Globo fica com o título de forma direta se vencer por dois gols de diferença. Se a Águia de Ceará-Mirim ganhar por um gol, a decisão do título será nos pênaltis. O segundo jogo está marcado para o feriado do Dia do Trabalhador, dia 1º de maio, às 17h, no Frasqueirão.


Compartilhe:


23 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

radarUm motociclista foi flagrado a 198 km/h na BR-463, entre os municípios de Dourados e Ponta Porã, no sul de Mato Grosso do Sul, na última sexta-feira (21), durante a Operação Tiradentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A fiscalização que começou há quatro dias, termina neste domingo (23).

Segundo o balanço parcial da PRF, houve aumento de infrações graves durante este feriado de Tiradentes. Cerca de 40 veículos foram recolhidos aos pátios da polícia por infrações de trânsito. Só por excesso de velocidade, foram flagrados 1.655 veículos irregulares.

Durante os três dias de operação, até sábado (22), foram fiscalizados 3.177 veículos nos 3670 quilômetros de rodovias federais no estado. A PRF realizou aproximadamente 1,5 mil abordagens educativas para conscientização e educação dos motoristas. Também foram realizados cerca de 1,4 mil testes de alcoolemia e 18 pessoas foram autuadas pelo consumo de álcool na condução do veículo.


Compartilhe:


23 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Dilma Rousseff é diplomada na tarde desta sexta-feiraAs delações dos executivos da Odebrecht terão impacto direto no julgamento do processo de cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Depois das revelações contundentes dos depoimentos, a situação de Temer se complicou. Ministros da Corte avaliam que ficou inviável absolver a chapa das acusações de abuso de poder político e econômico na campanha de 2014. No entanto, alguns integrantes do tribunal também ponderam que tirar Temer do cargo agora, enquanto o país convulsiona diante das acusações dos delatores, seria prejudicial não só politicamente, mas também no aspecto econômico.

— Os elementos que já existiam até agora eram fortes, mas esses depoimentos (da Odebrecht) dão maior clareza sobre o que ocorreu — disse um ministro. Existem elementos para condenar a chapa — concorda outro integrante do tribunal.

Hoje, há sobre a mesa apenas duas soluções possíveis para Temer se manter no comando do país caso a chapa seja condenada. A primeira delas, já costurada nos bastidores, seria interromper o julgamento com um pedido de vista. Colegas já esperam que o ministro Napoleão Nunes, o primeiro a votar depois do relator, Herman Benjamin, faça isso, jogando a discussão para um futuro indeterminado. A atitude contrariaria os interesses do relator, que quer ver o caso concluído logo — e, por isso mesmo, vai pedir para o julgamento ser marcado para maio.


Compartilhe:


23 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

JERRY ADRIANEO cantor Jerry Adriani, ídolo da Jovem Guarda, morreu neste domingo (23) no Rio de Janeiro. Ele enfrentava um câncer e esteva internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. O cantor também sofreu também recentemente uma trombose em uma das pernas. Ele faleceu às 15h30. A família confirmou a morte do artista ao G1, mas ainda não deu informações sobre horário e local do enterro.

Ícone da Jovem Guarda, Jair Alves de Souza nasceu em 29 do janeiro de 1947, no bairro do Brás, em São Paulo. Adotou o nome artístico de Jerry Adriani quando começou sua carreira como cantor, em 1964. O primeiro disco foi “Italianíssimo”, quando cantava músicas em italiano, algo que seguiu fazendo em toda a carreira. Em 1965, o cantor passou a gravar em português, com músicas reunidas no disco “Um grande amor”.


Compartilhe:


23 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Henrique MeirellesO ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem à noite (21) que um eventual atraso de “uma semana ou duas” na votação do relatório da reforma da previdência não fará diferença. “O importante é aprovar a reforma”, disse.

Meirelles se reuniu pela manhã com ministros das Finanças de países do G20 e, ao longo dos últimos dois dias, em Washington, também teve encontros com investidores. Segundo ele, há uma percepção positiva do Brasil entre os investidores internacionais e um consenso de que as reformas estão caminhando.

Com relação a eventuais temores de um aumento do protecionismo devido a mudanças no comando de potências mundiais, como França e Estados Unidos, o ministro afirmou que isso não deve impactar negativamente o Brasil, já que a pauta de exportações do país é muito centrada em commodities, e não em produtos manufaturados, que costumam ser o principal alvo do protecionismo. Segundo ele, “os riscos que se vê hoje na economia mundial não são riscos que afetam o Brasil no médio prazo”.


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Temer e Rodrigo maiaAo defender a reforma trabalhista para a elite empresarial do País, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez fortes críticas aos sindicatos, que resistem às mudanças nas leis trabalhistas. Segundo ele, a resistência dos sindicatos acontece porque eles não querem perder “a boquinha”.

“Os sindicatos não querem perder a boquinha, aquilo que ganham sem nenhum esforço, então, é legítimo que se mobilizem”, disse Maia durante a cerimônia do Prêmio Lide, no 16.º Fórum Empresarial, em Foz do Iguaçu (PR).

A afirmação do presidente da Câmara é feita no momento em que há forte tendência na Casa pela extinção do imposto sindical, que é a principal fonte de recursos dos sindicatos.


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

51No duelo entre os campeões de turnos do Campeonato Carioca 2017, prevaleceu a superioridade técnica do Fluminense. Na primeira semifinal do estadual, a equipe de Abel Braga não se acomodou com a vantagem do empate, fez 3 a 0 sobre o Vasco no Maracanã, com gols de Richarlison, Wellington Silva e Léo, e garantiu vaga na grande final. Depois de um início equilibrado, os tricolores mataram o jogo logo no começo do segundo tempo e, com um a mais a partir dos 15 da etapa final, ampliaram o placar, repetindo o resultado do clássico que marcou a estreia das equipes na competição.


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ponte pretaA Ponte Preta está na final do Paulistão. Depois de vencer o jogo de ida, em Campinas, por 3 a 0, a Macaca segurou a pressão do Palmeiras em sua arena na noite deste sábado, na partida de volta da semifinal do estadual, perdeu só por 1 a 0 e assegurou vaga na decisão depois de nove anos – foi vice-campeã em 2008. No duelo de ataque contra defesa em que se transformou esse encontro, prevaleceu a disciplina tática de quem entrou em campo com três gols na bagagem.

Do lado do Palmeiras, que viu sua torcida lotar o estádio, a lamentação por um pênalti não marcado de Fernando Bob em Jean, aos 37 do primeiro tempo. Talvez a história pudesse ter sido outra. Mas da mesma forma, a Macaca tem um lance igual para reclamar do primeiro jogo, de Fernando Prass em cima de William Pottker. O jogo já estava 3 a 0 e o árbitro não assinalou a falta dentro da área. Houve ainda mais uma reclamação do Verdão no segundo tempo. De pênalti de Lins em Dudu.


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

operaçãoApós 24 horas de Operação Tiradentes no Rio Grande do Norte, a Polícia Militar prendeu 23 pessoas, recuperou 14 veículos roubados e apreendeu 12 armas e drogas. Um menor também foi apreendido. A operação aconteceu em 27 estados brasileiros e no Distrito Federal em conjunto entre a PM e o Corpo de Bombeiros.

A ação durou 24 horas, das 14h dessa quinta-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes, até as 14h desta sexta-feira (21). O objetivo, segundo a PM, é a prevenção de crimes e a manutenção da ordem pública. A ação fez parte da Mega Operação Tiradentes, que aconteceu em 27 estados brasileiros e no Distrito Federal.

No Rio Grande do Norte, a operação envolveu 2323 policiais e 384 viaturas. Segundo a polícia, foram realizadas mais de 7 mil abordagens em todo o estado.


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

São Paulo - Fachada da construtora Odebrecht em São Paulo.

Uma cópia do servidor com 2 milhões de páginas de documentos, e-mails e provas de transações bancárias das atividades suspeitas da Odebrecht já está em Brasília. Os dados guardados pela construtora na Suíça passam atualmente por uma “preparação” para que possam ser usados pelos procuradores da Operação Lava Jato e pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O conteúdo é tratado pelos procuradores da força-tarefa como uma espécie de “caixa-preta da República” de todos os pagamentos de propinas pela construtora pelo mundo. Entre as informações contidas no servidor estão, segundo os delatores e investigadores, os registros de pagamentos para a campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer, em 2010.

Os dados vão ajudar no cruzamento de informações com os inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) relacionados às delações premiadas de executivos e ex-executivos da Odebrecht.


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

luiz-edson-fachinDos 81 inquéritos abertos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, 71%, ou 58 inquéritos, tratam de acusações de pagamento de caixa 2, recursos não contabilizados pela Justiça e pagos a partidos e políticos a pretexto de campanhas eleitorais.

Já os 29% restantes (23 inquéritos) envolvem acusações de pagamento de propina para facilitar contratos e licitações da empreiteira Odebrecht com o Poder Público ou para aprovar medidas em tramitação no Congresso Nacional que beneficiariam a construtora.

Em parte dos inquéritos que tratam de caixa 2, os delatores especificam que os recursos estavam de alguma forma ligados a uma contrapartida, como futuros contratos com o Poder Público. Na maioria dos casos, a empreiteira esperava conseguir obras de saneamento básico.


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Na noite desta sexta-feira (21), uma idosa de 63 anos e outras três pessoas foram baleadas em frente de casa na Zona Leste de Natal. O crime aconteceu na rua Professora Clara Teixeira Fagundes, no bairro Lagoa Seca. Segundo a Polícia Militar, homens armados chegaram em dois carros e começaram a disparar contra todos que estavam na frente da casa. Uma das vítimas está em estado grave.

O crime aconteceu por volta das 19h. Testemunhas disseram que os atiradores estavam em um HB20 e um Ford KA e já chegaram atirando. Pelo menos sete pessoas estavam na frente da residência no momento do crime.

Foram baleados uma idosa, de 63 anos, outra mulher e dois homens. Um deles, identificado apenas como Anderson, foi socorrido em estado grave. A PM fez diligências na região, mas ninguém foi preso.


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

valdirO senador Valdir Raupp (PMDB-SC), réu na Operação Lava Jato, teria chorado durante audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. As informações são da coluna Radar On-Line, do site da revista Veja. O colunista não indica quando o incidente ocorreu. Raupp é acusado de receber propina disfarçada como doação oficial de campanha. Ele admitiu repasse de R$ 500 mil das empreiteiras Queiroz Galvão e Vital Engenharia. De acordo com o parlamentar, as doações eram legais.

Porém, segundo a Procuradoria-Geral da República, há indícios de pagamentos de vantagens ilícitas das empreiteiras em troca de favorecimento em obras da Petrobras. A PGR se baseou nas delações premiadas do ex-diretor da Petrobas Paulo Roberto Costa, e do operador Fernando Baiano. Para Fachin, relator da Lava Jato no STF, o senador pode ter cometido os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

O Movimento dos Sem-Terra (MST) considerou uma “tragédia anunciada” o assassinato de ao menos nove sem-terra, quinta-feira (20), no distrito de Taquaruçu do Norte, em Colniza, extremo norte de Mato Grosso. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a suspeita é de que os autores dos crimes sejam capangas de fazendeiros da região. Em nota, o MST alega que a chacina não é um fato isolado e lembra que há dois anos Josias Paulino de Castro e Irani da Silva Castro, dirigentes camponeses do município, foram assassinados 48 horas após denunciar ameaças para o ouvidor nacional do Incra.

Segundo a nota, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) apontou a região como uma das mais violentas do Brasil. “Essa onda de violência integra um avanço do modelo capitalista sobre os direitos dos trabalhadores, sobre a apropriação dos recursos naturais, terra, minerais e água. Avanço este potencializado pelo golpe que o Brasil está vivendo, e por projetos de lei como a PEC 215 que dispõem sobre as terras indígenas e quilombolas, a MP 759 que dispõe sobre a reforma agrária, e o PL 4059 sobre a compra de terras por estrangeiros, além de outros projetos e medidas provisórias que não são criados no sentido de resolver os problemas no campo, mas para aumentar a concentração fundiária.”


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

milton marquesFaleceu hoje em Fortaleza (CE), o ex-reitor da UERN, Milton Marques, proprietário da rede de comunicação TCM, em Mossoró.  Milton Marques vinha com vários problemas de saúde em decorrência de uma Chikungunya. Por último, adquiriu um problema respiratório causado por uma bactéria. O velório será na loja maçônica 24 de junho, em Mossoró, onde era venerável.

Governo do RN emite nota de pesar

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte se solidariza com todos os mossoroenses pelo falecimento do médico, empresário e ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques de Medeiros, na tarde de hoje.

 O empresário foi um grande defensor do desenvolvimento do Estado, em especial da Região Oeste, empreendedor de destaque e visionário, tendo sido o fundador do Sistema Oeste de Comunicação, marco importante para a cidade e região. Milton Marques parte deixando serviços prestados a todo o RN. O Governo do RN, por meio do governador Robinson Faria, lamenta a perda e manifesta sua solidariedade à família do ex-reitor Milton Marques e a todo o povo de Mossoró.


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

As recentes mudanças que abrandaram as regras propostas na reforma da Previdência foram insucientes para agradar aos parlamentares, que seguem pedindo uma ação mais incisiva do governo em ações para incrementar a arrecadação do INSS. Um dos alvos é a lista bilionária de devedores da Previdência Social.

De acordo com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o estoque da dívida ativa previdenciária chegou a R$ 427,73 bilhões no m do ano passado. Três das cinco maiores devedoras estão falidas, de acordo com o acompanhamento da PGFN: Varig (R$ 3,7 bilhões), Vasp (R$ 1,7 bilhão) e Bancesa, banco cearense quebrado em 2004 (R$ 1,4 bilhão). Mas as outras duas estão em operação.


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

botafoeflamengoFlamengo e Botafogo decidem uma vaga na final do Campeonato Carioca neste domingo (23), às 16h (de Brasília), no Maracanã. A semifinal não é apenas mais um jogo entre os rivais. Eles se enfrentam 70 dias após a morte do alvinegro Diego Silva dos Santos, assassinado com golpes de espeto de churrasco por integrantes de uma torcida organizada rubro-negra antes do clássico entre as duas equipes, em 12 de fevereiro, no Engenhão.

Para evitar novos episódios de violência entre torcidas rivais, as autoridades reforçaram a segurança. Pelo menos 978 agentes estarão envolvidos na partida. As organizadas serão escoltadas pelo Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) em trajetos definidos com representantes e autoridades.


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

cutCentrais sindicais organizam greve geral (ou paralisação nacional) para a próxima sexta-feira, dia 28. Eles dizem que pode ser a maior mobilização de trabalhadores e de diversos setores da sociedade dos últimos 30 anos no Brasil. O protesto contra as reformas da Previdência e trabalhista e a Lei da Terceirização está sendo convocado por oito centrais sindicais que, juntas, representam mais de 10 milhões de trabalhadores.

Segundo sindicalistas, a última grande paralisação envolvendo diversas categorias ocorreu em 1986, durante o governo Sarney, contra o Plano Cruzado. “Esperamos que seja a maior mobilização já ocorrida até agora”, diz João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical. “Estamos orientando as pessoas a não saírem de casa, a não irem ao supermercado, aos bancos etc”.


Compartilhe:


22 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

michel temer

Em entrevista à Televisão Espanhola (TVE), o presidente Michel Temer considerou que o juiz Sérgio Moro, responsável pela condução de algumas das investigações da Operação Lava Jato, “cumpre o seu papel adequadamente”. Parte da conversa com os jornalistas espanhóis, gravada na última quinta-feira (20) no Palácio do Planalto, foi dedicada aos possíveis impactos que os desdobramentos das investigações poderão gerar nas atividades do Congresso e na economia brasileira.

Questionado sobre a atuação de Sérgio Moro e sobre o instituto da delação premiada realizada no âmbito da Lava Jato, Temer ressaltou: “Moro cumpre o seu papel como membro do Poder Judiciário, como devem fazer todos que o compõem. Creio que ele cumpre o seu papel adequadamente. Qualquer consideração negativa que eu faça sobre a delação será prejudicial porque podem entender que queremos acabar com a Lava Jato”.


Compartilhe:


21 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

18057001_1225930504190800_328109657430644980_nMaria Fernanda, de três anos morreu afogada na manhã desta sexta, 21 de Abril, após ter sido sugada pela força da água dos tubos da CAERN – Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte.

De acordo com populares a criança teria sido sugada quando entrou no local para tomar banho e de repente sem que percebessem sua presença foram ligados os motores e fatalmente a menina foi puxada tubos a baixo.

Ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu, morrendo logo em seguida. O fato se deu na Rua Beijamin Constante no cento da cidade de Jucurutu. A morte prematura da pequena chocou o município.

Familiares e amigos dos pais da menina emitiram nota de pesar e luto em suas mídias sociais.

Fonte e foto Edilson Silva


Compartilhe:


21 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

636282312085473394mOs governos do Brasil, da Argentina, do Chile, da Colômbia, Costa Rica, de Honduras, do México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai condenaram a onda de violência na Venezuela. Esta semana, três pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas em protestos em Caracas e cidades de 14 estados do país.

Em nota, os 11 governos latino-americanos “reiteram a urgência de as autoridades venezuelanas adotarem medidas para garantir os direitos fundamentais e preservar a paz social”.

“É imperativo que a Venezuela retome o caminho da institucionalidade democrática e que seu governo defina as datas para o cumprimento do cronograma eleitoral, liberte os presos políticos e garanta a separação dos poderes constitucionais”, diz o texto divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

No comunicado, o Itamaraty diz que os governos da região se somam ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, “que insta todas as partes a adotar medidas concretas para reduzir a polarização e criar as condições necessárias para enfrentar os desafios do país, a favor do povo venezuelano”.


Compartilhe:


21 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

O procurador do município de São José do Seridó, o advogado Ricardo Benedito de Medeiros, disse que a investigação deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte na manhã da última terça-feira (18) a Operação Recovery, que apura desvio de recursos públicos na execução de contrato de recuperação de automóveis e fornecimento de peças automotivas, tem como foco a cidade de Santana do Matos, na região Seridó do estado, e que o município de São José do Seridó, só foi mencionado, pois o proprietária teria uma propriedade na Barragem das Traíras.

Segundo também o site apurou, de acordo com a investigação, os desvios aconteceram entre o período de dezembro de 2013 a dezembro de 2016, com uma empresa automotiva sediada em Caicó, e que neste período o município de São José do Seridó, não comprou nenhuma peça a esta empresa, e que, só neste ano de 2017, a mesma passou a ser fornecedora, pois ganhou alguns itens de uma licitação, o que não comprova nenhum fato ilícito.

A prefeitura de São José do Seridó, através da Prefeita Maria Dalva (Miúda), disse que não foi procurada por nenhum órgão fiscalizador, muito menos, pela polícia para falar sobre o assunto. Mas, caso seja convocado, o município de São José do Seridó, estará à disposição da justiça para os devidos esclarecimentos.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

DSC0700-e1492614145471O vereador Dickson Nasser Júnior (PSDB) tomou posse na manhã desta quarta (19) na Presidência da Câmara Municipal de Natal para cumprir temporariamente um mandato de 30 dias, em substituição à vereadora Wilma de Faria (PT do B), que solicitou licença médica pelo referido período. O ato de posse foi conduzido pelo Presidente da Mesa Diretora da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), na presença de membros da mesa e outros vereadores.

“É um ato que mantém a normalidade diante do Regimento Interno e produtividade da Casa. Houve a necessidade do licenciamento por parte da vereador Wilma e do preenchimento da vacância. Após os 30 dias, a vereadora passará por uma junta médica e se houver necessidade de manter o afastamento, assim ocorrerá, mantendo-se o vereador Dickson Júnior no cargo”, explicou Raniere.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

IMG000000000146585

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, nesta quinta-feira (20), o retrato falado de dois homens suspeito do latrocínio contra Raimundo Teixeira Martins, 45 anos, ocorrido no dia 02 de abril, no bairro Nazaré, Zona Oeste de Natal.

No crime, a dupla rendeu a vítima, a qual era motorista de Uber, em uma tentativa de assalto, desferindo golpes com uma faca contra a mesma. As imagens divulgadas acerca dos suspeitos mostram dois homens magros, com idades de aproximadamente 25 anos, estando um deles com óculos de grau. 

A Polícia Civil solicita apoio da população para localizar os suspeitos. Maiores informações, ligar de forma anônima para o Disque-Denúncia, de número 181, ou para o telefone/whatsapp: 98169-7131.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

IMG000000000146563Policiais Civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (20), Pedro Lucas Fernandes de Oliveira, conhecido como “Açúcar”,  26 anos, por porte ilegal de arma de fogo e falsidade ideológica, no bairro Cidade da Esperança em Natal. Pedro Lucas estava com um revólver calibre 32 e se apresentou com nome falso para a polícia. Além disso, ele também foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva como suspeito por um homicídio e foi ouvido como suspeito de um duplo homicídio.

Pedro Lucas é apontado como o responsável pelo homicídio de Bruno César Moreira de Sousa, ocorrido no dia 24 de setembro de 2016, o crime aconteceu após uma desavença motivada por eles serem de torcidas organizadas rivais.  Ele também é investigado pelo duplo homicídio de Iraneide Silva dos Santos, conhecida como “Galega”, e de seu namorado Andrelly Silva de Sousa, eles foram mortos no dia 11 de fevereiro no bairro Pajuçara.

O casal foi encontrado com os corpos queimados. Iraneide Silva já estava morta e Andrelly Silva foi levado ao hospital mas não resistiu aos ferimentos.   De acordo com a investigação da DHPP, Pedro Lucas seria relacionado com o segundo crime devido a um acerto de contas, uma vez que no mesmo dia do duplo homicídio, o pai de Pedro Lucas cometeu suicídio após ter sido expulso de casa motivado por ter um relacionamento extraconjugal com a Iraneide Silva.  O delegado Franklin Nascimento esclareceu que Pedro Lucas foi apenas ouvido como um suspeito, as investigações ainda estão sendo realizadas.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Moradores do município de Coremas protestam desde às 11h desta quarta-feira (19) contra a abertura das comportas do açude de Coremas, no Sertão paraibano e liberação das águas para o estado do Rio Grande do Norte.

A abertura das comportas foi autorizada pela Agência Nacional da Água (ANA). As comportas do açude Mãe D’água já estavam abertas, conforme relatos obtidos no local. O protesto ocorreu nas imediações do açude.

“A população se revoltou e alega que o açude ainda está no volume morto. Eles querem que permaneça com a mesma vazão que estava anteriormente”, explicou o sargento Cariri.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A Câmara Criminal do TJ potiguar manteve decisão de primeira instância, dada pela 3ª Vara Criminal de Mossoró, a qual condenou um então pastor evangélico pela prática de estupro de vulnerável, que teria ocorrido no ano de 2013, em dias não determinados, em Mossoró. Os dados do processo correm em segredo de justiça, mas o acusado, de iniciais P. F. P., foi apontado como autor das condutas previstas nos artigos 217 e 61, ambos do Código Penal, e terá que cumprir pena, já que a condenação foi mantida, também, em segunda instância.

“Segue-se assim a execução provisória da pena, conforme repercussão geral do Supremo Tribunal Federal (STF)”, enfatiza o relator da apelação, o juiz convocado Artur Cortez Bonifácio, durante julgamento nessa terça-feira (18) . No entanto, o réu se encontra foragido, conforme informações da defesa.

Segundo a defesa, o pastor foi vítima de uma “antipatia”, desenvolvida pela avó da criança, a qual também sofre de esquizofrenia e que “desmentiu”, em uma carta, as primeiras acusações que tinha feito ao religioso. “Ela mesma disse que nada do que o acusou aconteceu e teme voltar ao Brasil (se encontra na Espanha) porque sabe que fez uma acusação falsa”, defendeu o advogado.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

IMG000000000146565Uma investigação da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) resultou na deflagração de mais uma etapa da Operação Estufa, que contou com apoio da Polícia Militar, nas primeiras horas desta quinta-feira (20), na Grande Natal. Os mandados de prisão foram cumpridos contra seis pessoas, sendo cinco homens e uma mulher, que são suspeitos de praticarem o crime de tráfico de drogas.

As equipes policiais também cumpriram 14 mandados de busca e apreensão nas casas de suspeitos.   A Operação Estufa foi iniciada em 2015, após a prisão de Carlos Eduardo Afonso Viegas e de mais quatro pessoas que praticavam o tráfico de drogas em Natal. No apartamento de um dos presos, os policiais encontraram uma estufa que era usada para o cultivo da droga conhecida como skank. Em dois anos de existência, já conseguiu efetuar 25 prisões.

Foram presos nesta quinta-feira (20), em cumprimento a mandados de prisão preventiva Luana Ludimila Azevedo Costa, 19 anos; Jefferson Bernardo de Oliveira, conhecida como “Radameres”; Arthur Mendes Domingos, 32 anos; Rafael Matte Nonato, 25 anos e Sandcley Rocha Gomes, 26 anos. Um mandado de prisão foi cumprido contra Carlos Eduardo Afonso Viegas, que está detido em Pirangi.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

preso-768x324

Um detento da Penitenciária Estadual do Seridó, o Pereirão, em Caicó, no Rio Grande do Norte, que ficou com o braço preso em uma ‘toca’, buraco usado pelos presos para esconder materiais ilícitos.

O caso aconteceu nesta manhã. Na ocasião, os bombeiros foram chamados e tiveram que quebrar o beliche e o chão, em uma operação de cerca de meia hora,  para retirar o braço do detento.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

23870f23-5bde-5619-9ac0-51d2c13b5ec6A partir do dia 1º de maio o consumidor potiguar terá uma maneira prática de verificar se a água mineral comprada em vasilhames está de acordo com as normas sanitárias e se a empresa distribuidora mantém sua situação fiscal regularizada junto ao Estado. Na manhã de ontem (19), a Secretaria de Estado da Tributação (SET) lançou o Selo Fiscal de Controle, que deverá compor os garrafões de água mineral e adicionada de sais. Serão dois tipos de selo: o azul para a água mineral, e o verde para a adicionada em sais.

Quaisquer vasilhames acondicionadores de água mineral natural ou água adicionada de sais, em circulação no estado, ainda que proveniente de outra Unidade da Federação, deverá receber o adesivo regularizador. Segundo previsões da SET, na primeira quinzena de maio, também será disponibilizado um aplicativo para smarthphones onde o consumidor poderá denunciar caso encontre um vasilhame comercializado sem a nova indicação.

Mas até lá, denuncias poderão ser feitas na própria pasta caso sejam defragradas embalagens sem o selo. “É possível encaminhar uma denúncia à Secretaria de Tributação informando que determinada distribuidora está comercializando garrafão sem o selo. Vai ser disponibilizado um aplicativo no celular onde diretamente será possível fazer denúncia”, afirmou o secretário adjunto da Tributação potiguar, Fernando Amorim.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Para quem deseja dar mais um passo na formação acadêmica, a Universidade Potiguar lança novas vagas para ingresso no Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho (MPPOT). O edital já foi publicado e as inscrições poderão ser feitas de 24 de abril a 6 de junho através do www.unp.br/mppot.

O programa de Mestrado oferece 20 vagas que são distribuídas igualmente entras duas linhas de pesquisa: “Saúde do Trabalhador e Processos de Gestão” e “Comportamento do Consumidor”.

A seleção será composta de duas etapas, sendo a primeira eliminatória com a realização de provas de redação e Língua Inglesa e análise do projeto de pesquisa. Já a segunda fase será classificatória, quando o candidato será entrevistado e terá o Currículo Lattes analisado.

As regras para submissão de projetos devem ser consultadas no edital. O resultado será divulgado no dia 27 de junho e as aulas estão previstas para iniciarem em 24 de julho. Mais informações estão disponíveis na sede dos Mestrados da UnP, localizada na Unidade Roberto Freire, ou através do telefone (84) 3216-8616.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

edu_prfNesta quarta-feira (19) foi realizada reunião entre representantes do Município de Caicó e da Polícia Rodoviária Federal, na sede da delegacia da PRF local, com o objetivo de discutir a implantação do FETRAN (Festival Estudantil de Temática de Trânsito) na capital do Seridó.

O encontro teve a participação do chefe de gabinete, Eduardo Dantas, secretário de Planejamento e Articulação Institucional, Marcelo Coelho, secretária de Educação, Lucinha Gregório e equipe técnica, além dos instrutores da PRF que atuam com o FETRAN na Paraíba e o chefe da 3ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, inspetor Marcos Freire.

Em 2017, o FETRAN será desenvolvido em 98 municípios de dezoito estados, sendo Caicó um dos municípios selecionados para a implantação do projeto no Rio Grande do Norte. Uma escola será escolhida para desenvolver o projeto durante quatro meses e o lançamento está previsto para o início de maio.

O FETRAN por intermédio de parcerias entre a PRF e secretarias municipais de Educação, visa, através de atividades pedagógicas, sensibilizar e conscientizar os educandos sobre a importância do respeito às leis de trânsito de forma a evitar acidentes e suas consequências.

 


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Material DentárioA Secretaria de Saúde de Areia Branca realizou esta semana o abastecimento das Unidades Básicas com o material de saúde bucal, adquirido pela Prefeitura Municipal, para o atendimento dentário e procedimentos de prevenção.
 
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Júnior, todas as equipes do Programa de Saúde da Família – PSF receberam o material. Ele afirmou ainda que as quantidades adquiridas nesta compra vão permitir de 3 a 4 meses de serviços odontológicos, até que seja efetivada nova aquisição.
 
“Esse início de gestão tem sido muito difícil. Encontramos a Saúde em condições muito precárias e estoques de medicamentos e insumos totalmente zerados. Tivemos que realizar licitação para adquirir material e prestação de serviços, com isso estamos conseguindo regularizar o atendimento   A saúde de Areia Branca vive um novo momento”, afirmou o secretário. 
Francisco ainda informou que das 9 equipes do PSF, duas ainda estão com o atendimento dentário comprometido, em função da necessidade de reparos nos gabinetes odontológicos, mas que o serviço já foi licitado e deve ser regularizado em breve.  “Nestes casos em que os consultórios dentários estão parados estamos solucionado com o atendimento da unidade móvel para que a população não seja sacrificada’, finalizou. 


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira, 19, e a Mega-Sena continua acumulada. Já são dez concursos sem ganhadores. O próximo sorteio acontece no sábado, 22, e pode pagar o prêmio de R$ 88 milhões. Os números sorteados foram 20-22-36-38-41-43. A quina saiu para 124 apostas e vai pagar R$ 43.174,39. Já quadra teve 8.817 ganhadores, que vão receber R$ 867,41.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BBA4dN3O goleiro Bruno Fernandes, do Boa Esporte, pode voltar à prisão em breve. Rodrigo Janot, procurador-geral da República, encaminhou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a revogação do habeas corpus concedido ao atleta em fevereiro, através do ministro Marco Aurélio Mello. O caso, que agora tem o ministro Alexandre de Moraes como relator, será analisado pela Primeira Turma do Tribunal na próxima terça-feira (25).

De acordo com o jornal O Globo, Bruno teve um pedido de liberdade negado pelo Superior Tribunal de Justiça antes da decisão de soltura dada por Marco Aurélio Mello. E segundo Janot, não cabe apresentar habeas corpus contra decisão tomada por outro ministro de tribunal superior.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

20.04.2017 Lucas de Oliveira Souza

Uma equipe de policiais civis da Delegacia Municipal de São Miguel prendeu Lucas de Oliveira Souza, vulgo “Titico”, 21 anos, na manhã desta quinta-feira (20), na cidade de São Miguel.

Ele foi preso, quando estava em sua residência, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva por ser investigado pela prática do crime de tráfico de drogas.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A partir deste ano, 30 de agosto será lembrado como o Dia Nacional do Perdão. A lei que institui a data foi sancionada ontem (19) pelo presidente Michel Temer e publicada hoje (20) no Diário Oficial da União.

O projeto de lei foi aprovado em abril de 2015 na Câmara dos Deputados e no último dia 28 nos Senado Federal. A deputada Keiko Ota (PSB-SP), autora do texto, escolheu a data em alusão ao dia da morte de seu filho, Ives Ota, sequestrado e assassinato aos 8 anos.

Na justificativa para o PLC 31/2015, Keiko afirma que o objetivo é propor uma reflexão sobre o tema, além de ressaltar a luta de diversos movimentos sociais e parentes por justiça. Ela e o marido, Masataka Ota, fundaram, em 1997, o Movimento Paz e Justiça Ives Ota.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Operação Estufa

Policiais civis e militares realizam desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (20), uma operação em toda a grande Natal em combate ao tráfico de drogas na região. Um dos alvos da atividade foi o ex-presidiário Athur Mendes Domingos, de 36 anos preso em casa, no bairro Candelária sob força de um mandado.

De acordo com a secretária de Segurança Pública, Sheila Freitas, que acompanhou de perto os trabalhos policiais, as ações de combate ao tráfico serão intensificadas comna finalidade de frear a criminalidade. “Todos sabemos que a droga é a porta de entrada para outros crimes e por esse motivo iremos usar todas as nossas forças para combatê-la.

Outras pontos da região metropolitana, como o bairro Nova Parnamirim, em Parnamirim também fizeram parte do planejamento de cumprimento de mandados durante a operação. Em um condomínio na avenida Abel Cabral um investigado não foi encontrado. A secretária ainda informou que a equipe já está orientada a estabelecer o compromisso de um trabalho forte e de reais resultados.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A Polícia Civil de Marcelino Vieira, em parceria com o Núcleo de Apoio a Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NAMVID) e com o município de Marcelina Vieira por meio da sua Secretaria de Ação Social, realizou, na tarde desta quarta-feira (19), uma capacitação visando a implantação de um grupo reflexivo de homens, os quais estão em processo judicial e envolvidos em contextos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

O objetivo do grupo é despertar uma reflexão acerca de atitudes violentas e machistas, além de fazer com que os integrantes internalizem uma conduta de comportamento assertivo. O projeto, que funciona há mais de três anos, apresenta reincidência zero da agressividade contra mulheres desses participantes. Na tarde de hoje, a psicóloga Jaqueline Leite e a assistente social Ildérica Castro abordaram sobre o funcionamento do NAMVID, além de discutirem acerca de gênero. A capacitação prossegue nesta quinta-feira (20), quando será detalhado o passo a passo da implantação do grupo reflexivo. Estão participando da capacitação os municípios de Tenente Ananias, Pau dos Ferros, Luis Gomes, Alexandria, João Dias, e Pilões.

De acordo com o delegado de Marcelino Vieira, Paulo Cesário, existe um alto índice de casos de violência doméstica na região, por tal motivo a necessidade de combater o problema por meio de práticas, e judicialização do problema. “O que me chamou a atenção acerca desse trabalho desenvolvido pela equipe do NAMVID, que tem a frente a promotora Érica Canuto, é que nos locais onde o grupo reflexivo foi implantado, os participantes não retornaram à prática da violência”, concluiu o delegado Paulo Cesário.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Presidente do Sistema Fecom

A população de Parnamirim recebeu nesta quarta-feira (19), a unidade móvel do Senac Moda e Beleza. Estacionada no Centro Administrativo da Prefeitura do município, serão ofertados gratuitamente quatro cursos aos alunos. As aulas acontecem entre os meses de abril e junho e formarão 60 profissionais do segmento.

Desde 2012, o Senac atua em Parnamirim e atendeu quase 8 mil pessoas em diversos cursos disponíveis pela instituição. As unidades móveis do Senac – que além de Moda e Beleza, possui a de Turismo e Hotelaria; Informática e Gestão – já capacitou mais de 330 pessoas nos municípios potiguares de Santa Cruz, Currais Novos, Cruzeta, Carnaubais e Apodi.

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, ratificou a importância da parceria com o Sistema Fecomércio. “Existe emprego, mas falta qualificar. Esse é o nosso objetivo”, disse Taveira.

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, comentou que há cerca de 220 mil desempregados no Rio Grande do Norte e apostar na qualificação e capacitação das pessoas, é uma forma decisiva de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da cidade.


Compartilhe:


20 abr 2017
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A Nasa anunciou nesta quarta-feira (19) um novo planeta externo ao Sistema Solar, os chamados exoplanetas, que mais tem probabilidade de abrigar vida. Batizado de LHS1140b, o planeta rochoso está na distância correta de sua estrela para ter um clima ameno e água líquida. Descrito detalhadamente pela revista “Nature”, o planeta é um pouco maior do que a Terra e está a 39 anos-luz. Ele foi descoberto pelos pesquisadores liderados por Jason Dittmann, do centro norte-americano Harvard-Smithsonian para Astrofísica.

A característica que torna o LHS1140b o mais fascinante dos planetas descobertos até agora é a posição que ocupa próximo a sua estrela, chamada de LHS1140. Essa última é um pouco menor e mais fria em relação ao Sol e o planeta está no meio da chamada “zona habitável” para a vida. “É o exoplaneta mais emocionante que já vimos nos últimos 10 anos”, disse Dittmann à revista. “Dificilmente poderia ser encontrado um objetivo melhor para procurar vida além da Terra”, acrescentou o pesquisador.


Compartilhe:



Página 1 de 93412345...102030...Última »

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com