17 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

AposentadosPela primeira vez, os pedidos de aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ultrapassaram a marca de um milhão em um mês. Foram registrados 1.150.953 requerimentos de benefícios em setembro deste ano, um aumento de 15,46% em relação a agosto, quando foram feitos 996.831 pedidos. A informação é do último Boletim Estatístico da Previdência Social.

O recorde ocorreu dois meses antes de as novas regras da aposentadoria entrarem em vigor. Após tramitar no Congresso Nacional por nove meses, a reforma da Previdência foi promulgada na última terça-feira (8).

Desde o início de 2019, o número vem aumentando. Em maio e agosto passaram de 900 mil (928.938 e 996.831, respectivamente). Os estados que mais tiveram pessoas querendo se aposentar foram São Paulo, com 21,08% dos pedidos, Distrito Federal (16,23%), Minas Gerais (9,43%) e Rio de Janeiro (6,88%).


Compartilhe:


17 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

548bcd63c05fe41f2afdfa43a5893759A Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) aderiu a bola ecológica para o Campeonato Potiguar 2020. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da FNF na última quarta-feira, 13.

A S11 Ecoknit foi desenvolvida pela Penalty a partir de tecido confeccionado com garrafas PET recicladas. A bola vem com modelo diferente e com as novas orientações da FIFA. Segundo a empresa, cada unidade produzida retira do meio ambiente 4,5 garrafas, o que vai resultar no reaproveitamento de milhares de garrafas descartadas já no primeiro ano de produção.

A S11 Ecoknit estreia dia 5 de janeiro em campo no primeiro jogo do Campeonato Potiguar de 2020. A decisão de a bola ser a oficial da Federação Norte-rio-grandense Futebol não foi à toa: a entidade tem como um de seus principais pilares a sustentabilidade e procura sempre o melhor para o desenvolvimento do planeta.


Compartilhe:


17 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

2e4d268da2fa57e391796336ece4cec1O Ministério da Agricultura divulgou nesta semana a concretização do acordo que dá início ao processo de exportação de melão para o território chinês. O acordo já estava sendo encaminhando há alguns meses. Em outubro deste ano, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viajou até a China para discutir as novidades no mercado agropecuário brasileiro, estreitando o laço para a finalização do acordo.

A novidade agradou os produtores potiguares e é importante salientar que o Rio Grande do Norte é o maior produtor de melão do país e segue mantendo o alto padrão de qualidade exigido pelos países importadores.

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária, IDIARN, é responsável pelo processo de fiscalização do plantio de melão do Estado, assim como também, pelo monitoramento da área livre de moscas-das-frutas, atualmente composta por 13 municípios e em processo de ampliação para mais oito, perfazendo mais de 15.077 km² de área.


Compartilhe:


17 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

76e7b533fa3a650f2c6a3fc20a632fcaAutoridades da Bolívia confirmaram a morte de oito pessoas nos protestos ocorridos ontem (15) em Cochabamba, região central do país, após repressão da polícia e da Forças Armadas contra uma marcha de apoiadores do ex-presidente Evo Morales, que renunciou ao cargo no último domingo (10).

O representante da Defensoria do Povo da Bolívia em Cochabamba, Nelson Cox, afirmou à rede CNN que outras 125 pessoas ficaram feridas e 110 manifestantes foram detidos durante a manifestação, considerada a mais violenta até agora desde a renúncia e saída de Morales do país.


Compartilhe:


17 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

oleo-praia-de-tabatinga-nisia-floresta-ibama-2-730x400Há 78 dias, o petróleo cru encontrado na costa brasileira ainda era chamado de “substância escura e oleosa”. O que poderia parecer inicialmente um caso isolado se mostrou, contudo, uma das maiores tragédias ambientais do País, atingindo desde então quase 600 localidades do Nordeste e do Espírito Santo.

O óleo chegou a praias, ilhas, manguezais, rios e Áreas de Proteção Permanentes (APPs) em grandes manchas ou fragmentos. Em alguns lugares, foi encontrado mais de uma vez, inclusive em pontos que estavam praticamente limpos, como a Praia de Itapuama, uma das mais afetadas em Pernambuco.


Compartilhe:


17 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Neste final de semana, 38 municípios da região Oeste potiguar estão funcionando com apenas um delegado de Polícia Civil para atender todas as ocorrências criminais. Além disso, as prisões em flagrantes de 32 outros municípios, incluindo os situados nas regiões de Santa Cruz, João Câmara e Grande Natal, serão encaminhadas para as Plantões Norte e Sul da capital, pela ausência de delegados voluntários no interior do estado.

Nessa quinta-feira (14) os delegados de polícia decidiram manter a mobilização que iniciaram esta semana, de não trabalhar fora do horário convencional de trabalho, em protesto pela demora do governo em analisar pleitos emergenciais da categoria.


Compartilhe:


17 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

plenario-do-senadoO presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), marcou a votação da PEC Paralela à Reforma da Previdência (PEC133/19) para a próxima terça-feira (19). Entre outros pontos o texto permite a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência. Eles poderão adotar integralmente as mesmas regras aplicáveis ao regime próprio da Previdência Social para os servidores públicos civis da União por meio de lei ordinária.

Além de emendas ao texto principal, os senadores também precisam votar a PEC em segundo turno. Alcolumbre já adiou a votação duas vezes, a última tentativa, na última terça-feira (12) pela falta de quórum. Sem votos suficientes para aprovar alterações, no texto, a oposição, pediu o adiamento. Alcolumbre quer concluir a votação dos dois turnos na terça. “Se der tudo certo”, ponderou. Ele enfatizou que a proposta será o primeiro item da pauta.


Compartilhe:


16 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

mega senaNenhum sortudo acertou as seis dezenas da Mega-Sena no último concurso e agora, o prêmio acumulou e pode pagar R$ 10,5 milhões neste sábado (16). As apostas podem ser feitas até as 19 horas, do horário de Brasília, do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país. O bilhete simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.


Compartilhe:


16 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

31819O prefeito de Natal, Álvaro Dias, foi agraciado com o título de Mecenas da Cultura Potiguar. A honraria foi concedida pela Academia Norte-rio-grandense de Letras em solenidade ocorrida na sede da instituição na noite dessa quinta-feira (14/11). A distinção foi oferecida em reconhecimento às ações implementadas pelo chefe do executivo Municipal em defesa da cultura.

O evento faz parte da programação alusiva ao aniversário de 83 anos da ANRL, que foi fundada por Luís da Câmara Cascudo em 14 de novembro de 1936.Na oportunidade, o empresário Eduardo Vila também recebeu o título de Mecenas da Cultura. A ANRL também fez a entrega do prêmio Palmas Acadêmicas Câmara Cascudo – Pessoa Ilustre. Os agraciados foram o Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, Monsenhor Lucas Batista Neto e o médico Paulo Xavier, diretor do Hospital Infantil Varela Santiago.

Álvaro Dias agradeceu a homenagem e não escondeu a emoção ao receber o título. Ele enalteceu o trabalho e a importância que a Academia Norte-rio-grandense de Letras tem para a cultura da cidade, lembrando do trabalho de valorização, resgate e fortalecimento que a instituição realiza.


Compartilhe:


16 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

15.11.2019 - Transmissão de Cargo - Sandro Menezes (2)A governadora Fátima Bezerra transferiu o comando do Governo do Estado do Rio Grande do Norte ao vice-governador Antenor Roberto. A assinatura do termo de transmissão de cargo foi realizada, nesta sexta-feira (15), no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, antes de Fátima embarcar para a missão internacional que cumprirá com outros membros do Consórcio Nordeste. O vice-governador assume o exercício do cargo até o dia 4 de dezembro.

Durante o período de 18 a 22 de novembro, Fátima estará na Europa e, em seguida, irá para a China, a convite do Bank of China, onde participa do seminário de comunicação e cooperação financeira internacional “Um Cinturão, Uma Rota”. As agendas têm como objetivo atrair novos investimentos para os estados nordestinos.


Compartilhe:


16 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

TRT-RN.jpgO presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador Bento Herculano Duarte Neto, realizou a correição ordinária nas Varas do Trabalho de Currais Novos e de Caicó.

Bento Herculano reuniu-se com os servidores, advogados e ouviu reclamações e sugestões de reclamantes e de empresários. “A correição tem objetivo de corrigir os erros, registrar os acertos e atuar no sentido de melhorar a eficiência da Justiça do Trabalho”, explicou o presidente do TRT-RN.


Compartilhe:


16 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

LULAEm seu primeiro pronunciamento dirigido ao PT desde que deixou a prisão, há uma semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o partido “não precisa fazer autocrítica” e deve lançar candidatos em todas as cidades possíveis nas eleições de 2020. “O PT não nasceu para ser partido de apoio”, disse ele durante a Executiva Nacional do PT, em Salvador, em resposta às discussões de que os petistas poderiam compor candidaturas de outras legendas de esquerda.

Um ano e sete meses após ser preso na Operação Lava Jato para cumprir pena de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá, o ex-presidente deixou há uma semana a cela especial da Polícia Federal em Curitiba.

Lula foi beneficiado por decisão do Supremo Tribunal Federal, que, por 6 votos a 5, declarou inconstitucional a prisão após condenação em segunda instância. O petista foi sentenciado em três instâncias. Em abril, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a condenação, mas reduziu a pena para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão.


Compartilhe:


16 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A cada uma pessoa que autoriza ser doadora de órgãos no Rio Grande, há outra que a família não permite o procedimento. De janeiro a junho de 2019 foram feitas 62 entrevistas com 32 recusas familiares, alcançando uma taxa de 51,6% de negativas. Há, inclusive, uma leve queda em comparação com o mesmo período de 2018, que foi de 59,3%, sendo 59 entrevistas e 35 recusas.

Os números foram repassados pelo Ministério da Saúde. Em todo o ano de 2018, por exemplo, o quantitativo de recusas atingiu os 70,3%. Isso porque 71 famílias foram entrevistadas e disseram não à doação de órgãos, enquanto que outras 30 autorizaram o procedimento.

De acordo com Raíssa Medeiros, coordenadora da Central de Transplantes do Estado, os números obtidos pela unidade são de que a recusa apresenta uma ligeira diferença aos números do Ministério, caindo para 48%, segundo informações da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Ela aponta que a recusa por parte dos parentes acontece em virtude da família não saber se aquela pessoa queria ser doadora de órgãos.


Compartilhe:


16 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

VACINADez afirmações falsas recorrentes sobre vacinas foram apresentadas a mais de 2 mil entrevistados nas cinco regiões do Brasil, e o resultado preocupa a Sociedade Brasileira de Imunizações: mais de dois terços (67%) disseram que ao menos uma das informações era verdadeira. A pesquisa foi feita pela sociedade médica em parceria com a organização não governamental Avaaz. Os questionários foram aplicados pelo Ibope entre 19 e 22 de setembro deste ano.

Entre os entrevistados, apenas 22% conseguiram identificar que as dez afirmações eram falsas. Mais 11% não souberam ou não responderam. Para 24% dos entrevistados, “há boa possibilidade de as vacinas causarem efeitos colaterais graves”, quando, na verdade, os efeitos adversos graves são raríssimos. A segunda afirmação falsa mais recorrente foi “há boa possibilidade de as vacinas causarem a doença que dizem prevenir”, com 20% de concordância – uma em cada cinco entrevistas.


Compartilhe:


16 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PMO governo do Rio Grande do Norte sancionou a lei que reestrutura o plano de carreira de praças e oficiais da Policiais Militares e Corpo de Bombeiros. Com a sanção, há um reajuste salarial dos militares da PM e do CB em 23%, percentual que será escalonado em três anos, e uma mudança no regime de promoções. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (16) com um veto parcial.

O escalonamento foi acordado entre o Governo do Estado e as Associações de Policiais e Bombeiros Militares com a justificativa de que um impacto direto de 23% agravaria a crise fiscal do Estado. O reajuste será pago a partir de março de 2020, com 2,5%, e prossegue com o mesmo percentual em novembro do mesmo ano. Em março de 2021, o percentual será de 3,5%, o mesmo ocorrendo em novembro. Em 2022, o percentual é de 4,5% em março e se repete também em novembro.


Compartilhe:


16 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Um homem morreu dois de trocar tiros com outros dois após uma discussão em um bar que fica no bairro Jockey Club, em Parnamirim, na Grande Natal. O tiroteio aconteceu na madrugada deste sábado (16).

O homem, identificado até o momento apenas como “Moreno”, era companheiro da dona do bar em que ocorreu o bate-boca. Ele também acertou tiros nos homens com quem discutiu, porém os dois sobreviveram.


Compartilhe:


16 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

atropelamentoUm homem morreu atropelado no início da manhã deste sábado (16) na BR-304, em Mossoró, região Oeste potiguar. O veículo que o atropelou fugiu do local sem prestar socorro. A vítima foi identificada como sendo José Hermínio da Silva Júnior, de 41 anos de idade.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o atropelamento aconteceu por volta das 4h, próximo à rotatória que fica perto do Hotel Thermas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado para socorrer José Hermínio, porém, ao chegou ao local, o encontrou morto.


Compartilhe:


15 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Sessão gratuita Sábado (16_11) 19h30A Mostra Itinerante Gira Curta será realizada em Caicó neste sábado (16) na Casa de Cultura Popular Sobrado Padre Guerra, a partir das 19h30. O evento é uma iniciativa do 8º Curta Brasília que pretende levar aos espaços culturais e cineclubes de todo o Brasil uma programação de curtas-metragens nacionais, que foram destaque em outras edições do festival. Caicó recebe uma segunda sessão do Gira Curta no dia 14 de dezembro.

A Mostra Gira Curta “Afrodite-se” exibirá os seguintes filmes:

Não me calam. – Direção: Barbara Cunha., PE, 2018 [Livre]

Majur – Direção: Rafael Irineu. Documentário, MT, 2018 [Livre]

Estamos todos aqui – Direção: Coletivo Bodoque., SP, 2017 [14 anos]

Catadora de gente – Direção: Mirela Kruel. 18 min, RS, 2018 [Livre]

A 8ª edição Curta Brasília acontece entre os dias 8 e 15 de dezembro. Para mais informações acesse: http://www.curtabrasilia.com.br


Compartilhe:


15 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

DSC_0289O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) realizou o curso: “A importância dos recursos hídricos para o semiárido nordestino”. O curso foi realizado na Comunidade Garrote, na zona rural do município de Carnaúba dos Dantas/RN, na região do Seridó e contou com a participação de agricultores e agricultoras familiares da região.

No primeiro momento, ainda na Comunidade Garrote, aconteceu uma palestra sobre reúso de água para fins agrícolas nas comunidades rurais. A palestra foi ministrada pelo técnico do INSA Mateus Cunha Mayer. Em seguida, os participantes seguiram para uma visita de campo na Comunidade Ermo de Cima, onde conheceram uma experiência de reúso de água.

“Foi um momento bem interessante e de um aprendizado bem intenso, sobretudo quando o assunto é o reúso de água. Queremos agradecer a todos que participaram. Também queremos agradecer a presença do INSA e aos seus técnicos pela colaboração e as demais instituições que colaboraram conosco”, disse Emídio Gonçalves, coordenador do Centro de Apoio ao CBH PPA.


Compartilhe:


15 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

whatsapp-image-2019-11-15-at-19.58.02O Bragantino é o campeão da Série B 2019! O clube de Bragança Paulista conquistou o bicampeonato ao empatar com o Criciúma, nesta sexta-feira, no Nabi Abi Chedid. Depois de garantir o acesso, o Braga soltou o grito de campeão com três rodadas de antecedência.

A campanha foi quase perfeita e foi coroada com a taça inquestionável. O Tigre saiu na frente do placar com Andrew, e Morato empatou para a alegria da torcida que compareceu em bom número nas arquibancadas. O empate foi o suficiente para o Bragantino não ser mais alcançado por ninguém. Festa em Bragança Paulista.


Compartilhe:


15 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

SARAMPOA segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na próxima segunda-feira (18) em todo o país. O foco desta etapa será o público com faixa etária de 20 a 29 anos de idade, considerado o mais difícil de ser alcançado em campanhas de vacinação.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo, a faixa etária foco da segunda fase da campanha é a que mais acumula número de casos confirmados da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que um dos motivos é que esses jovens não tomaram a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomaram, não voltaram para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.


Compartilhe:


15 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Caixa-Visita-1.Agencia_Sebrae-1-730x400A concessão de crédito orientado com base em análises da situação das empresas é essencial para mitigar os riscos decorrentes de uma aplicação equivocada de recursos em uma determinada área do negócio, independentemente do seu porte. Uma parceria estabelecida ao longo de décadas entre o Sebrae e Caixa Econômica garante o apoio ao segmento das micro e pequenas empresas no Rio Grande do Norte, que conta com 45 agências bancárias em todo o estado, das quais 25 estão localizadas na Região Metropolitana de Natal.

Em visita à sede do Sebrae, em Natal, o novo superintendente regional da Caixa Econômica no Rio Grande do Norte, Fares Haum Junior, reiterou o propósito de continuar o trabalho em parceria, dando apoio aos empresários e empreendedores potiguares.


Compartilhe:


15 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

proclamacao_da_republica-730x400Em 1888, a Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão, mas o Império estava em crise. Por um lado acreditava-se que os antigos escravizadores aderiram aos ideais republicanos para destituir a família real. Mas o cenário era bem mais amplo. Dom Pedro II estava muito doente e a sucessora seria a princesa Isabel, que era casada com um francês, o conde D’Eu, considerado impopular, figura que também já havia criado conflitos com os militares na ocasião da Guerra do Paraguai.


Compartilhe:


15 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

2019-11-15t171619z-814803902-rc2tbd9bzbr7-rtrmadp-3-soccer-friendly-bra-arg-reportA derrota para a Argentina iguala sequência de resultados do fim da passagem de Mano Menezes e início da volta de Felipão na Seleção. Na ocasião, o Brasil empatou com a Colômbia (1 x 1), perdeu para a Argentina (1 x 2), as duas partidas com Mano, perdeu para a Inglaterra (1 x 2), e empatou com Itália (2 x 2) e com a Rússia (1 a 1).

Nesta sequência, o Brasil empatou com a Colômbia (2 a 2), perdeu para o Peru (0 a 1), empatou com Senegal e Nigéria, e agora perdeu para a Argentina. Gabriel Jesus sofreu pênalti e perdeu mais um – foi o terceiro erro nos último quatro cobrados. Messi foi derrubado por Alex Sandro, perdeu a cobranças, mas no rebote de Alisson marcou. Não foi uma partida de muitas chances, como é comm em muitos clássicos.


Compartilhe:


15 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

agressaoUm homem foi preso depois de espancar a companheira na Praia do Meio, Zona Leste de Natal, nesta quinta-feira (14). A vítima afirma que a intenção do agressor era de também afogá-la, por ciúmes.

O homem espancou a mulher na frente dos banhistas e só parou depois que um guarda municipal o conteve e levou para a delegacia. De acordo com o guarda municipal Albefram Grilo, agressor ainda tentou bater em outro guarda e ofereceu R$ 15 mil para não ser preso.

As agressões na praia aconteceram na frente dos três filhos da mulher. São crianças de três, seis e sete anos, que assistiam à cena sem entender o que estava acontecendo, chorando e pedindo para o companheiro da mãe parar. Segundo o guarda, a vítima contou que não foi a primeira vez nem da surra, nem das ameaças.


Compartilhe:


15 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

whatsapp-image-2019-11-14-at-22.54.06Dois ex-integrantes de torcidas organizadas do América foram julgados e absolvidos na noite desta quinta-feira (14) por um crime que aconteceu em novembro de 2013. Os jurados consideraram que não foram os dois que mataram a vítima, o adolescente Flávio Augusto, nem tentaram matar o irmão dele e um amigo, que voltavam do estádio Frasqueirão após o jogo do ABC, em Natal.

Na denúncia, o Ministério Público pedia a condenação de um dos torcedores do América, Vitor Vinícius de Moura Torres, e a absolvição do outro, Fhewchtersmuller Júnior da Rocha, o Guinho. Vitor passou mal e não compareceu ao júri.

Os advogados de defesa conseguiram comprovar que nenhum dos dois acusados estava no local do crime. As provas também foram consideradas insuficientes. Após 11h de sessão, a sentença de absolvição foi dada. Fhewchtersmuller da Rocha disse estar aliviado, depois de seis anos com uma “carga pesada” nas costas. “Sofro desde 2013 e hoje a Justiça foi feita”, afirmou.


Compartilhe:


15 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

whatsapp-image-2019-11-15-at-13.39.01Um grupo de 18 estudantes da escola municipal Escola Municipal Antônia Lopes e Alves, que fica no Sítio Camurim, zona rural de Governador Dix-Sept Rosado, cidade do Oeste potiguar, realizou nesta quinta-feira (14) o sonho de conhecer Natal. Eles encararam uma viagem de 320 km até a capital do Rio Grande do Norte para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Eles saíram da cidade às 2h e retornaram às 22h. Natália Rocha, uma das estudantes, contou que nem dormiu durante a viagem. “Uma emoção tão grande saber que a gente iria vir até aqui. Um sonho realizado”, disse. Durante a vinda a Natal os alunos, que têm de 14 a 20 anos, começaram as visitas ainda pela manhã, na Barreira do Inferno, que fica na Rota do Sol, na Grande Natal. Lá conheceram o museu do local e assistiram a uma palestra.


Compartilhe:


15 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Um casal de turistas foi assaltado na tarde desta sexta-feira (15) enquanto fazia uma trilha próximo ao Morro do Careca, em Ponta Negra, Zona Sul de Natal. Os criminosos apontaram uma arma para a cabeça de uma das vítimas e levaram duas bolsas com dinheiro, documentos e cartão de crédito.

“Eu estava tomando banho de sol, quando fui abordado. Pensei que era brincadeira”, disse. Os criminosos levaram duas bolsas do casal com dinheiro, documentos e cartão de crédito. “Não tenho dinheiro para ir embora”, lamentou. A mulher disse que teve dificuldade em pedir socorro. “É um absurdo não ter policial em lugar que tem turistas”, indignou-se.


Compartilhe:


15 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ChikungunyaOs casos da febre chikungunya atingiram números alarmantes no Rio Grande do Norte em 2019, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Com 13.250 casos registrados em 2019, o estado lidera a região Nordeste em número de casos. São 377,8 casos a cada 100 mil habitantes.

Apesar do grande número de casos, oito óbitos foram registrados no Rio Grande do Norte, o equivalente a 42,11% dos óbitos na região Nordeste. O relatório diz que a Bahia também relatou oito mortes. Em 2018, no mesmo período, foram notificados 2.050 casos no RN; uma média de 58,9 casos por 100 mil habitantes. Neste período foram apenas dois casos com morte, segundo o relatório.


Compartilhe:


15 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

4f32215c-7ecc-4c17-932b-c15f34446d81Em São José de Mipibu/RN, no Km 118 da BR 101, às 16h20 dessa quinta-feira (14), foram presos dois homens com idades de 18 e 34 anos, e apreendidos 3 kg de um uma droga conhecida como Skunk. Em uma fiscalização da Operação Proclamação da República, os policiais abordaram um veículo Cruze com placa de João Pessoa, que seguia no sentido de Parnamirim/São José do Mipibu.

No momento da abordagem, os policias desconfiaram do nervosismo dos suspeitos e, após procederem uma vistoria no interior do carro, foi encontrado uma bolsa com três tabletes da droga. Depois do flagrante, os homens informaram que tinham pego o entorpecente em um Shopping no bairro de Lagoa Nova em Natal e estavam levando para a capital paraibana, onde residem. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia civil de São José de Mipibu.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

SóRisos 1Há quatro anos desenvolvido pelo RisoTerapia e pelo Rotaract Club Caicó, o “SóRisos” foi um dos selecionados no resultado preliminar da convocação para seleção, premiação e disseminação de boas práticas de promoção e proteção de direitos da primeira infância, na categoria sociedade civil organizada, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para Cristiano Manoel, presidente do RisoTerapia, a seleção do Projeto “SóRisos” nessa primeira etapa é fruto do esforço dos voluntários e dos colaboradores que dedicam tempo e recursos a cada edição da iniciativa, “Em 2019 foram mais de 80 voluntários, 18 parceiros e 51 crianças e adolescentes contempladas com a ação”, observou Cristiano.

O presidente do Rotaract Caicó, Ramon Lopes, acredita que o projeto tem potencial para ficar entre os 3 finalistas ao final do processo. O “SóRisos” é um projeto que nasceu em 2016 e que tem como finalidade proporcionar um dia diferente para crianças que moram em áreas vulneráveis de Caicó.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Created with GIMPOs titulares de linhas móveis pré-pagas que não atualizaram seus cadastros após terem recebido notificação das prestadoras terão as linhas bloqueadas. A medida tem início nesta segunda-feira, 18, e vale para consumidores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

De acordo com a Agência de Telecomunicações (Anatel), menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dessas regiões apresenta alguma pendência cadastral. Ainda segundo a agência, esta é a última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago, acompanhado pela Anatel.

A Anatel ressalta que o objetivo da iniciativa é garantir uma base cadastral correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A doação de órgãos é um ato que pode garantir a vida de pessoas que aguardam na lista, à espera de um transplante. Para muitos, a esperança se torna maior quando o doador vem da própria família. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a Francimara da Costa Lima, de 28 anos. A professora que mora em Nova Parnamirim, no Rio Grande do Norte, doou 30% do fígado para a filha Rebeca, de dois anos e oito meses.

Toda a luta começou quando a criança tinha um mês e vinte dias de nascida. A pequena apresentou sintomas como pele e olhos amarelos, prurido e coceiras. Ficou internada por um tempo e, quando completou um ano, foi para São Paulo, onde o estado de saúde se agravou. Depois de muitos exames, Rebeca foi diagnosticada com uma doença genética rara.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

delagadosadepolEm assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (14) os delegados de Polícia decidiram manter a mobilização que iniciaram esta semana e permanecem sem ir a locais de crime fora do horário convencional de trabalho. Ou seja, homicídios ocorridos na parte da noite ou nos finais de semana não terão a presença de delegados nos locais para as primeiras perícias, o que antes ocorria de forma voluntária, com os delegados recebendo diárias operacionas.

Também por causa do movimento, em somente três cidades estarão sendo feitas lavratura de flagrantes:. Natal, Mossoró e Caicó. Os demais 164 municípios ficarão sem delegados para atender as ocorrências durante este final de semana.

Os delegados e delegadas reivindicam a realização do concurso público para a Polícia Civil, a implantação das promoções atrasadas e a reestruturação da carreira.  Na última quarta-feira (13) eles voltaram a se reunir com uma equipe do governo do estado, mas não houve avanço nas negociações.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Bebidas, produtos de informática, relógios e celulares são algumas das mercadorias apreendidas ou abandonadas que serão leiloados pela Delegacia da Receita Federal em Natal. Este é o quarto evento do tipo apenas neste ano. Os preços iniciais dos 93 lotes variam entre R$ 50 e R$ 30.000.

As visitas aos produtos podem ser feitas até o dia 27 de novembro – das 9h às 12h e das 13h às 16h – na sede da Receita Federal em Natal. Os lances poderão ser feitos até às 21h deste mesmo dia.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

luiz-edson-fachinO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou hoje (13) pedido para soltar o ex-deputado federal Nelson Meurer (PP-PR), condenado no ano passado pela Corte a 13 anos e 9 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Meurer é o primeiro condenado pelo STF na Operação Lava Jato que vai cumprir pena.

Na decisão, Fachin negou pedido feito pela defesa do ex-parlamentar para suspender a execução da condenação, que passou a ser cumprida na semana passada, por determinação do ministro. Meurer está preso em um presídio em Francisco Beltrão (PR).

Em maio do ano passado, o ex-parlamentar foi condenado pela Segunda Turma do STF, acusado de receber R$ 4 milhões em vantagens indevidas oriundas da Petrobras. O filho do deputado, Nelson Meurer Júnior, também foi condenado, mas a uma pena menor, de 4 anos e 9 meses de prisão em regime aberto, e também está preso.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

retrovisoes-600x400Que tal fazer um passeio por prédios históricos do Rio Grande do Norte e da Paraíba? Esse é o convite que o Serviço Social do Comércio, instituição do Sistema Fecomércio RN, faz ao público que visitar a Galeria Sesc Cidade Alta até o dia 20 de dezembro.

A vernissage da última exposição do ano, Retro-Visões, aconteceu nesta quarta-feira (13), em evento aberto ao público e contou com a presença do Diretor Regional do Sesc RN, Fernando Virgilio.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

No processo de diagnóstico para elaboração do Plano Estadual do Artesanato do Rio Grande do Norte, com previsão de finalização em 2020, o Governo do Estado realizada nesta terça-feira, 19, a Reunião Territória de Artesãos do Seridó, no auditório A do prédio do Ceres-UFRN, em Currais Novos.

A Coordenadora de Projetos Especiais (Coep) da Sethas (Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social), Elizângela Cardoso, diz que este é um momento importante de participação de todos que estão envolvidos na cadeia produtiva do artesanato potiguar, do artesão/artesã, passando por entidades representativas, aos gestores municipais.

A reunião Territorial do Seridó é mais um espaço na elaboração do diagnóstico situacional da atividade, explica Elizângela Cardoso, responsável pela metodologia de diagnóstico que vai culminar com o Plano Estadual de Artesanato. “Por isso, estão todos convidados para a reunião”.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

49fa3551-85fd-4b81-82b1-50ebe361484fNesta quarta-feira (13), a empresa responsável pela obra da nova rodoviária de Caicó iniciou mais uma etapa dos trabalhos de construção no novo terminal rodoviário, que fica localizado no bairro Nova Caicó, na zona norte.

Estão sendo feitos uns reparos de pintura na estrutura do teto metálico que já foi concluído e na sequência serão realizados serviços na caixa d’água, corrimão e no piso, já que será feita uma vistoria dos técnicos da prefeitura.

O projeto da nova rodoviária de Caicó se arrasta desde 2007 e já são doze anos de espera e que agora na gestão Batata, a obra está sendo viabilizada.  O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) destaca que essa obra estava completamente abandonada e que a equipe de convênios e projetos trabalhou intensamente vários meses e o prefeito acompanhou de perto e participou de diversas reuniões na Caixa Econômica, em Natal, para a retomada da obra e que a gestão vai avançar para concluí-la.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

whatsapp-image-2019-11-14-at-13.18.41A Polícia Civil prendeu mãe e filha em flagrante no Paço da Pátria, Zona Leste de Natal, pela suspeita de tráfico de drogas. Com a mãe, de 57 anos, e a filha, de 23 anos, foram encontradas cerca de 200 porções de cocaína, R$ 200 em dinheiro, fogos de artifício, rádios comunicadores e celulares.

Elas foram encaminhadas até a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Natal e autuadas em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. A Polícia chegou às duas por meio de uma denúncia anônima em operação que contou com apoio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (Decap) e da Delegacia Especializada Assistência ao Turista (Deatur).


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

LULAA governadora Fátima Bezerra esteve em Salvador nessa quarta-feira, 13, para se encontrar com o ex-presidente Lula e outros líderes do Partido dos Trabalhadores (PT). Estiveram presentes, também, o ex-candidato à Presidência da República pela sigla, Fernando Haddad, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e os governadores Wellington Dias (PI) e Rui Costa (BA). A chefe do Executivo potiguar comentou o encontro no Twitter.

O encontro marcou a primeira vez que Lula se reuniu oficialmente com a direção do partido após sua prisão, em abril de 2018, e servirá como preparação para o 7º Congresso Nacional do PT, que acontecerá em São Paulo nos dias 22 a 24 deste mês.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

O abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) do calendário 2019/2020 começa a ser pago nesta quinta-feira (14) para os beneficiários nascidos em novembro e servidores públicos com final de inscrição 04.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do abono salarial do PIS. Os pagamentos são disponibilizados de forma escalonada conforme o mês de nascimento do trabalhador.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

DINHEIROO Governo do Estado inicia o pagamento de novembro com o depósito de quase R$ 250 milhões na conta de 90 mil servidores ou quase 80% do funcionalismo estadual nesta sexta-feira (15). Os outros 20% também receberão dentro do mês trabalhado, no próximo dia 29.

O salário integral será depositado na conta de quem recebe até R$ 4 mil (valor bruto) e 30% do salário dos servidores que ganham acima desse valor, entre ativos, inativos e pensionistas, além do pagamento integral do salário à categoria da Segurança Pública.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

acidente-caminhões-BR-101-Goianinha-homem-morre-730x400A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, realizará no próximo domingo (17), das 9 h às 12 h, na Avenida Cafe Filho, na altura do Hotel Reis Magos, ação educativa para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.

De acordo com a secretária da STTU, Elequicina Maria dos Santos, “será um momento de reflexão voltado a memória das vítimas de acidentes de trânsito e uma oportunidade de abordar e propagar as boas práticas para uma vivência harmoniosa na via pública.”


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

marinhaA Marinha informou que o navio de pesquisa hidroceanográfico Vital de Oliveira deixou, ontem (13), o Porto de Ilhéus, na Bahia, para instalar a comissão de Levantamento Ambiental da Costa Nordeste, com a missão de coletar e medir dados ambientais, a fim de contribuir para a compreensão da dispersão do óleo ao longo do litoral atingido.

O navio dispõe de acomodação para pesquisadores e infraestrutura completa de pesquisa, concentrando 28 equipamentos científicos de última geração, que permite a interação entre representantes de várias instituições do país e a Marinha. O navio também tem elevada capacidade de permanecer na área de operação por extensos períodos.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

logo-pagina-olpA Olimpíada da Língua Portuguesa anunciou nesta quarta (13) os finalistas da categoria Documentário, disputada por alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. São 19 trios e seus professores, de todas as regiões do País. Do Rio Grande do Norte, o grupo composto pelos estudantes João Vyctor De Paula, Nathalia Rocha, Raphael Dias, do Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos (CEEP). Eles foram orientados pela professora Luciana de França Lopes.

Os 183 estudantes e 63 professores de escolas públicas selecionados na etapa estadual chegaram a São Paulo na segunda-feira (11). Durante três dias participaram de passeios culturais, debates com diretores e produtores de filmes e oficinas de produção de vídeos.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Sem títuloA cada 60 minutos, 536 mulheres são agredidas no Brasil. Em apenas um minuto, ao menos três mulheres são espancadas ou sofrem tentativa de estrangulamento. Enquanto você lê este texto, dezenas estão passando por algum tipo de violência física e, inclusive, sendo mortas.

Os dados do relatório Visível e Invisível: a Vitimização da Mulher no Brasil, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e Datafolha, com informações de 2018, apresenta em números a pandemia nacional de violência contra a mulher.

Somente em 2018, foram 4.069 vítimas de homicídios do sexo feminino, sendo que 1.206 casos foram registrados como feminicídio, ou seja, foram vítimas de crimes de ódio pelo fato de serem mulheres, de acordo com a 13ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

“A violência doméstica contra a mulher é um dos grandes fatores que causam o afastamento de crianças e adolescentes dos seus lares de origem”, afirma a psicóloga da Aldeias Infantis, Eliane de Jesus Pinto. Mesmo nos casos em que não são alvos das agressões, os filhos também são vítimas e necessitam de assistência.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

TiteDepois de voltar a fechar um treino da seleção brasileira que visou o amistoso desta sexta-feira, às 14 horas (de Brasília), contra a Argentina, em Riad, na Arábia Saudita, o técnico Tite admitiu que o fato de ter de enfrentar o adversário com Lionel Messi em campo o fará perder o sono, assim como já ocorreu antes de outros duelos em que o astro do Barcelona encarou o Brasil. E com a equipe nacional vindo de uma sequência de quatro partidas sem vitórias, o treinador também se negou a confirmar a formação titular para o confronto diante do tradicional rival.

Ao comentar em entrevista coletiva nesta quinta-feira como será reencontrar Messi, que no início de julho atuou contra os brasileiros e foi derrotado por 2 a 0 junto com a Argentina, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela semifinal da Copa América, o comandante reconheceu: “Continuo sem dormir direito para neutralizar um jogador com capacidade extraordinária”.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

seguro-dpvatO Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é lembrado no próximo domingo (17). A data, celebrada pela Organização das Nações Unidas, alerta para as elevadas estatísticas de ocorrências no trânsito que deixam, todos os anos, cerca de 1,2 milhão de mortes no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, dados do Seguro DPVAT mostram que mais de 391 mil acidentes ocorreram no país e foram indenizados pelo seguro obrigatório na última década.

É importante lembrar que os números ainda podem aumentar, uma vez que vítimas e beneficiários têm até três anos para dar entrada no seguro obrigatório. Após o fim do prazo, estima-se que mais de 398 mil indenizações terão sido pagas por morte no trânsito em todo o país.

A projeção do total de sinistros pagos após o prazo de três anos para dar entrada na indenização utiliza a base histórica de 2012 a 2017 para calcular o volume médio de pagamento no primeiro, segundo e terceiro anos em todo o país. A partir disso, são projetados os pedidos de indenizações pendentes, chegando, assim, ao total de pagamentos a serem realizados até o fim do período de três anos.


Compartilhe:


14 nov 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

TJ RNO juiz Luiz Alberto Dantas Filho, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, concedeu medida liminar solicitada pelas empresas Allpark Empreendimentos, Participações e Serviços S.A. (Estapar) e Wellpark Estacionamentos e Serviços Ltda para suspender, de forma incidental e provisória, a eficácia e aplicação da Lei Estadual nº 9.320/2010, de forma a assegurar a essas empresas o direito de continuar cobrando normalmente a tarifa pela utilização de estacionamentos, inclusive por pessoas maiores de 60 anos de idade e portadoras de deficiência.

A medida abrange os estacionamentos localizados no Aeroporto Internacional Aluízio Alves e, em Natal, nos seguintes estabelecimentos: Unimed Central (Rua Apodi, 228, Cidade Alta); Unimed Fisioterapia (Rua Coronel Joaquim Manoel, 696, Petrópolis); Hospital Rio Grande (Av. Afonso Pena, 754, Tirol); Hospital São Lucas (Rua Maxaranguape, 615, Tirol); Hospital Unimed Natal (Rua Antônio Basílio, 3598, Lagoa Nova) e Shopping Cidade Jardim (Av. Engenheiro Roberto Freire, 2920, Capim Macio).


Compartilhe:




WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com