26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

eleiçõesA Justiça Eleitoral analisou o pedido de registro de milhares de candidaturas até esta segunda-feira (26). Os candidatos ao posto de vereador, prefeito e vice-prefeito, o órgão indeferiu mais de 10 mil postulantes. Além desse número, juntos dos falecimentos e as renúncias, o total fica acima dos 16,5 mil. Grande parte dos candidatos não atendeu pelo menos um requisito legal para o cargo.

Os inaptos representam aproximadamente 2,9% do total. O prazo final para o término dos julgamentos termina nesta segunda. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a principal causa das cassações ou rejeições é a “ausência de requisito de registro”, com 75,9%. Vale lembrar que uma única candidatura pode ser indeferida por mais de um motivo.

Ainda segundo os dados do tribunal, a segunda maior causa para a recusa das candidaturas é a Lei da Ficha Limpa, com 11,2%. A legislação deixa claro que políticos condenados por abuso de poder político e econômico ficam sem poder concorrer aos cargos, ou seja, inelegíveis por oito anos.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

eliminatorias_copa_do_mundo_2022_arteA Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta segunda-feira (26) a tabela detalhadas das dez partidas da terceira e quarta rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Catar 2022. A seleção brasileira encara a Venezuela no dia 13 de novembro, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). Quatro dias depois, o Brasil mede forças com o Uruguai, no Estádio Centenário, na capital Montevidéu, às 20h.

Somente os primeiros quatro colocados na competição asseguram vaga no Mundial de 2022.  Haverá repescagem para terminar na quinta posição. O Brasil lidera as Eliminatórias com seis pontos, mesmo total da Argentina, mas leva vantagem pelo saldo de gols: a seleção marcou sete vezes, e os hermanos apenas duas. A  seleção, comandada pelo técnico Tite, venceu com folga as duas primeiras rodadas: goleou a Bolívia por 5 a 0, e venceu o Peru por 4 a 2.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

0eb5e7c8-9479-4dc5-b4e9-7d453014b59bPara saber em que seção deverá votar, assim como conferir o local de votação para as Eleições Municipais de 2020, o eleitor potiguar têm a disposição o aplicativo e-Título, que pode ser baixado em celulares com sistema Android ou iOS. No dia do pleito, a ferramenta também poderá ser utilizada para a identificação pessoal na mesa receptora de votos, em substituição ao título, desde que o eleitor tenha feito o cadastramento biométrico.

Nestas eleições, o e-Título torna-se um importante instrumento para que o eleitor possa se informar, previamente, sobre em qual seção eleitoral votará, evitando dúvidas ou aglomerações no dia do pleito. Em função da Transferência Temporária de Eleitores (TTEs) entre seções eleitorais e da agregação de seções, as Eleições 2020 contarão com 1.413 seções eleitorais a menos em todo o Estado, em comparação à de 2018. No total, o Rio Grande do Norte terá, ao todo, 6.512 seções eleitorais.

A redução é temporária e comum de ocorrer em anos eleitorais. Ela resulta tanto de mudanças físicas nos locais de votação quanto, dessa vez, da redução do número de urnas eletrônicas, já que as utilizadas nas eleições de 2006 e 2008 se tornaram obsoletas e tiveram que ser descartadas. Como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não conseguiu adquirir a tempo novas urnas, para uso em todo o país, os tribunais regionais que tinham um maior número de urnas tiveram que enviar equipamentos para estados com menor quantidade – como foi o caso do TRE-RN. Com isso, foi preciso juntar seções eleitorais nos locais de votação, para reduzir a quantidade de urnas a serem necessárias para o pleito.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

MORAESO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta segunda-feira (26) que investigações da Polícia Federal e do próprio Supremo podem ajudar a Justiça Eleitoral a combater as chamadas “milícias digitais” nas eleições deste ano.

“Em virtude do aumento do nível de agressividade dessas milícias digitais, as investigações realizadas pela Polícia Federal, pelo próprio Ministério Público, nos inquéritos no Supremo Tribunal Federal, possibilitaram o conhecimento do mecanismo de atuação”, afirmou.

Moraes é relator do inquérito aberto em março de 2019 pelo então presidente do STF, ministro Dias Toffoli, para investigar disseminação de fake news e ataques a autoridades na internet.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

e7b3f9a9-14a6-4fd5-8c12-8b03e3af5364O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Desembargador Gilson Barbosa, está promovendo uma série de reuniões virtuais com os juízes das 60 zonas eleitorais do estado, para tratar de assuntos relativos à organização das Eleições 2020 e ouvir as demandas dos magistrados.

Para os encontros de trabalho, os juízes foram divididos em cinco grupos, em reuniões que tiveram início da última sexta (23) e vão até amanhã (27), de forma a garantir que todos tenham a oportunidade de compartilhar detalhes da organização do pleito em sua localidade, de acordo com as características de cada zona eleitoral.

Nas reuniões, a presidência vem apresentando as iniciativas da Justiça Eleitoral para garantir a segurança pública nas eleições deste ano. Os juízes, por sua vez, têm trazidos demandas relacionadas principalmente à área administrativa e de Tecnologia da Informação e sistemas. Além dos magistrados, as reuniões têm contado com a participação da diretora geral do TRE-RN, Yvette Guerreiro; do secretário de Tecnologia da Informação e Eleições, Marcos Maia e do coordenador do Núcleo de Segurança da Presidência do TRE-RN, Coronel Aldrin Brito.


Compartilhe:




26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Campanha Polio e MultivacinaçãoA Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) faz um apelo para que os pais levem seus filhos para se vacinar contra a Polio; até o momento, Natal vacinou apenas 11.063, que representa 25,66% da meta de 43.106 crianças previstas para o município, contra a Poliomielite.

A vacina contra Polio é destinada a pessoas na faixa etária de 01 a menores de 05 anos. A campanha teve início em 05 de outubro e segue até dia 30 em todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Nesse mesmo período, também acontece a campanha de multivacinação, com chamamento aos menores de 15 anos para atualizar a carteira vacinal com as imunizações disponíveis no SUS.

“Sabemos que a pandemia fez com que algumas pessoas não procurassem os postos de vacinação. Lembramos à população que a vacina é um prevenção contra várias doenças. Por isso, é importante que as famílias levem as crianças ao posto mais próximo a sua casa”, diz George Antunes, secretário de Saúde de Natal.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

4acd68a3-b658-4c55-82a1-9966afc4a2df


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

LeilãoO Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realiza na próxima quinta-feira (29), dois leilões de 183 lotes de veículos que foram apreendidos nas ações de fiscalização do órgão e também pela Delegacia de Especializada de Defesa de Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov). Os leilões de veículos e ciclomotores retidos pela Deprov e pelo Detran acontecem às 9h30 e às 10h, respectivamente.

Os itens são motocicletas, carros e sucatas que não foram reclamados por seus proprietários do prazo de 60 dias. O leilão ocorrerá exclusivamente na modalidade online, em conformidade com o Decreto 29.512 de 13 de março de 2020, diante do cenário atual devido à pandemia do Covid-19.

Os interessados podem visitar os locais nesta terça-feira (27) em Natal e em Macaíba. Os 17 lotes de veículos apreendidos pela Deprov estão disponíveis para visitação das 8h às 12h, no Pátio do Leiloeiro. O endereço é rua Sóstenes Machado, 205, Centro Industrial, em Macaíba. Esses lotes serão leiloados no horário das 9h30, no próximo dia 29.

O segundo horário do leilão, às 10h, será destinado aos 166 lotes de veículos que estão no depósito do Detran, em Natal. A visitação acontece também amanhã (27), das 8h às 14h, no Pátio Detran localizado na Rua Bom Pastor, 1222, Quintas (antiga garagem da empresa Guanabara).


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ABCO ABC voltou a tropeçar em casa nesta Série D e não saiu do 0 a 0 com o Coruripe na tarde desta segunda-feira. O Alvinegro até teve chances no primeiro tempo, mas não conseguiu marcar. Na segunda etapa, o time alagoano criou a melhor oportunidade, mas parou no goleiro Rafael. O resultado acabou sendo ruim para as duas equipes.

O ABC chegou aos 16 pontos e continua na liderança do Grupo 4 da Série D – o Vitória da Conquista perdeu para o Itabaiana nesta segunda-feira. O Coruripe, agora com 11 pontos, está na quinta posição. Pela 10ª rodada, o Coruripe encara o Jaciobá no domingo. O jogo será no Estádio Gerson Amaral, em Coruripe, com início às 15h. No mesmo dia, o ABC recebe o Potiguar no Frasqueirão, às 16h.

O Coruripe foi a única equipe a vencer o ABC nesta Série D, em duelo pela sexta rodada. Com o empate desta segunda-feira, manteve a invencibilidade no confronto e atrapalhou os planos do Alvinegro na parte de cima da tabela.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PRFA Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na noite deste domingo (25/10), no km 45 da BR 110, em Mossoró/RN, um homem de 37 anos, por dirigir veículo sob influência de álcool, após envolver-se em acidente. Já na madrugada desta segunda-feira (26/10), em Parnamirim/RN, no km 307 da BR 304, foi preso pela PRF, um homem de 40 anos, também por dirigir veículo sob influência de álcool, após envolver-se em acidente.

Os dois se recusaram a realizar o teste de etilômetro, por conseguinte as equipes de policiais confeccionaram os respectivos Termos de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicmotora – TCSACP, e prenderam os homens pelo crime de trânsito do artigo 306, CTB – Embriaguez ao Volante. Cada ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Plantão de Polícia Civil da respectiva região.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Pesquisa Ibope divulgada pela Inter TV Cabugi nesta segunda-feira (26) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para a Prefeitura de Natal nas Eleições 2020:

  • Álvaro Dias (PSDB): 44%
  • Kelps (Solidariedade): 7%
  • Delegado Leocádio (PSL): 7%
  • Hermano Morais (PSB): 5%
  • Senador Jean (PT): 5%
  • Coronel Azevedo (PSC): 2%
  • Coronel Hélio Oliveira (PRTB): 2%
  • Carlos Alberto (Beto) (PV): 1%
  • Rosália Fernandes (PSTU): 1%
  • Branco/ Nulo: 17%
  • Não sabe/ Não respondeu: 9%

Fernando Freitas (PCdoB), Afrânio Miranda (Podemos) e Nevinha Valentim (PSOL) tiveram menos de 1%. A candidata Jaidy Oliver (DC) não foi citada. Fernando Pinto (NOVO), que figurava na primeira pesquisa, desistiu da candidatura no dia 16 de outubro.

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi.

Evolução

Em relação ao levantamento anterior do Ibope, de 6 de outubro:

  • Álvaro Dias foi de 33% para 44%;
  • Kelps foi de 12% para 7%;
  • Delegado Leocádio foi de 3% para 7%;
  • Hermano Morais foi de 6% para 5%;
  • Senador Jean foi de 2% para 5%;
  • Coronel Azevedo se manteve com 2%;
  • Coronel Helio Oliveira foi de 1% para 2%;
  • Carlos Alberto foi de 4% para 1%;
  • Rosália Fernandes se manteve com 1%;
  • Fernando Freitas foi de 2% para 0%;
  • Afrânio Miranda se manteve com 0%;
  • Nevinha Valentim se manteve com 0%;
  • Jaidy Oliver De Sousa teve 1% na pesquisa de 6 de outubro e não foi citada nesta;
  • Brancos e nulos foram de 20% para 17%;
  • Indecisos foram de 11% para 9%.

 

Sobre a pesquisa

  • Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 602 eleitores da cidade de Natal
  • Quando a pesquisa foi feita: 24 a 26 de outubro
  • Número de identificação na Justiça Eleitoral: RN‐02686/2020
  • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

coronavírusO mundo bateu 9 vezes o recorde de novos casos diários de Covid-19 em outubro, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizados até as 5h (horário de Brasília) desta segunda-feira (26). O número é o maior desde janeiro, quando os recordes de casos diários foram batidos 12 vezes.

A sequência de recordes ocorre no momento em que a Europa se depara com efeitos da segunda onda de infecções pelo novo coronavírus e mais países passam a adotar medidas restritivas. Além disso, os Estados Unidos seguem tentando conter a evolução do surto, mas encaram aumento expressivo no número de casos confirmados.

Os EUA são, inclusive, o país com o maior número de casos no recorde mais recente registrado – na sequência, vêm Índia, França e Brasil. O primeiro recorde de outubro foi batido no dia 4, com registro de 327.964 novos casos de Covid-19.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Um homem de 29 anos foi preso suspeito de ter assassinado uma jovem de 19 anos e dois adolescentes em julho, no município de Barcelona, distante cerca de 110 quilômetros de Natal. Segundo a polícia, o homem seria ex-namorado da mulher, Maria Fernanda Borges de Sousa, e teria cometido o crime por ciúmes.

A prisão foi realizada na tarde do último sábado (24), no próprio município de Barcelona, por policiais da Delegacia de São Tomé, com apoio da equipe da Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal. O mandado de prisão temporária foi expedido pela Vara da Comarca de São Tomé.

O crime aconteceu na madrugada do domingo 26 de julho deste ano. De acordo com as investigações, o homem soube que Maria Fernanda havia iniciado um relacionamento amoroso com um dos adolescentes, também assassinado.

No momento do crime, Felix Januário Bezerra Barbosa, de 17 anos e Natan Rafael da Silva, também de 17 anos, estavam com Maria Fernanda na casa dela. De acordo com a PM, os corpos foram arrastados para o meio da rua após serem executados. Os rostos dos dois homens ficaram desfigurados pelos tiros, de acordo com o relato policial.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

fiscalizacao circo_ fotos Alex Regis (5)A equipe multidisciplinar da Prefeitura de Natal, que fiscaliza o cumprimento dos decretos relativos à retomada gradual das atividades dos estabelecimentos na cidade, iniciou o trabalho de monitoramento e verificação do cumprimento das regras nos cinemas, casas de shows, teatros e circos da capital potiguar. Nesta segunda-feira (26), os fiscais do Procon Natal, Semsur, Vigilância Sanitária/SMS, Semurb e Semdes estiveram no Circo Americano, que está montado às margens da BR-101, no bairro de Lagoa Nova.

O objetivo da fiscalização é verificar o cumprimento do protocolo de saúde, de acordo com Decreto Municipal publicado na última quarta-feira (21), que ampliou o número de empreendimentos que voltam a funcionar na capital. Entre as regras a serem seguidas pelos estabelecimentos, destaca-se a exigência de distanciamento mínimo e prevenção estabelecidas no protocolo geral de enfrentamento à Covid-19, a venda de ingressos e produtos via internet, oferecer álcool em gel aos clientes, restringir o uso dos elevadores somente para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Além disso, ficam vedadas as sessões de foto com artistas, a fim de evitar aglomerações.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

coronavírusA faixa etária com maior concentração de casos confirmados pela Covid-19 no Rio Grande do Norte são de adultos entre 20 e 59 anos de idades, com 76,82% (61.389). Crianças e adolescentes correspondem a 5,8% (4.643) dos casos e idosos a 17,28% (13.803). Ainda assim, os casos de óbitos prevalecem na faixa etária idosa, com 70% de mortes confirmadas para o novo coronavírus.

Os dados foram apresentados pelo secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (26). Nesta segunda, os casos confirmados são de 79.908 pessoas acometidas com a doença, 30.082 é o número de casos suspeitos e 187.835 casos já foram descartados. O número de óbitos é de 2.563 pessoas e permanecem em investigação 359.

A taxa de ocupação dos leitos críticos públicos está em 33%, de acordo com dado obtido no Regula RN. Na região Metropolitana, a ocupação é de 29%, no Oeste é de 45%, já no Alto Oeste, o índice é de 100%, as regiões do Seridó e do Trairí/Potengi estão com 18% cada e tanto o Mato Grande como o Agreste potiguar não possuem ocupação.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

e30cdc1febe85b071b9e1338ca4eddfaO Potiguar entrou em campo na tarde deste domingo, 25, pela nona rodada do Grupo A-4 da Série D do Campeonato Brasileiro e goleou o Jaciobá por 7 a 3. A partida foi disputada no Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca. O resultado coloca, momentaneamente, o Alvirrubro entre os quatro primeiros colocados que garantem vaga para a segunda fase da competição nacional.

A goleada deixa o Potiguar na quarta posição. A equipe mossoroenses soma 13 pontos e vai torcer nesta segunda por tropeços de Itabaiana e Coruripe que jogam pela nona rodada nesta segunda-feira. O próximo jogo do Potiguar será disputado no próximo domingo, 1º. O Alvirrubro enfrenta o ABC no Estádio Frasqueirão, em Natal, às 16 horas. No mesmo dia, só que às 15h, o Jaciobá pega o Coruripe. A partida será realizada no Estádio Gerson Amaral.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BOLSONAROO presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (26) a um grupo de apoiadores que juiz “não pode decidir se você vai ou não tomar vacina”. Bolsonaro deu a declaração em conversa com apoiadores na portaria do Palácio da Alvorada. Na última sexta-feira (23), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, afirmou que deve haver “judicialização” dos critérios a serem adotados para a futura vacinação.

O ministro entende que o tribunal terá de decidir sobre temas como liberdade individual e requisitos para a imunização. No caso do coronavírus, as vacinas ainda estão em processo de desenvolvimento. “Hoje vou estar com o ministro [Eduardo] Pazuello, da Saúde, para tratar desse assunto, porque temos uma jornada pela frente, onde parece que foi judicializada essa questão. E eu entendo que isso não é uma questão de Justiça, isso é uma questão de saúde acima de tudo. Não pode um juiz decidir se você vai ou não tomar vacina, isso não existe isso daí”, disse Bolsonaro.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

frame-00-03-36.216A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira (26) uma nova “descoberta emocionante” sobre a Lua. Segundo a agência, foi encontrada água na superfície lunar. Os cientistas ainda não sabem se a água é potável e se ela poderá ser usada como um recurso natural.

A agência explicou que foram detectadas moléculas de água, mas ainda não se sabe o estado. “Muitas pessoas pensam que a detecção que fiz é água em forma de gelo, o que não é verdade. São apenas as moléculas de água – porque estão tão espalhadas que não interagem umas com as outras para formar gelo ou estar na forma líquida”, disse Casey Honniball, pesquisadora da Nasa e autora do estudo que confirmou a existência de H20 na Lua.

A Lua não tem corpos de água líquida que são uma marca registrada da Terra, mas os cientistas disseram que a água lunar está mais espalhada, com moléculas de água presas em grãos minerais na superfície. Os pesquisadores usaram dados do observatório Sofia, uma aeronave Boeing 747SP modificada para carregar um telescópio, que mostra uma visão mais ampla do sistema solar e do universo.


Compartilhe:


26 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

VACINAA Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca anunciaram, nesta segunda-feira (26), que a vacina que estão desenvolvendo contra a Covid-19 induziu “uma forte resposta imune” em idosos durante testes de fase 2 feitos no Reino Unido. Os resultados preliminares dos testes serão publicados “nas próximas semanas” em revista científica, segundo a Oxford.

A vacina de Oxford é uma das quatro que passam por testes de fase 3 no Brasil – a última etapa antes que possa ser liberada para uso geral. No Reino Unido, ela foi testada em pessoas com idades de 56 a 69 anos e em um segundo grupo, com idosos com 70 anos ou mais. Os resultados preliminares dos testes foram discutidos pelo pesquisador Andrew Pollard, um dos coordenadores do estudo na universidade, em uma conferência.


Compartilhe:


25 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

cardeal negro dos EUAQuerendo deixar sua marca na Igreja Católica Romana para o futuro, o papa Francisco nomeou neste domingo (25) 13 cardeais de oito países, incluindo nove nomes que são elegíveis para o conclave que elegerá seu sucessor após sua morte ou renúncia.

Entre os nove novos cardeais elegíveis – que o papa listou em um anúncio surpresa ao se dirigir aos peregrinos de sua janela com vista para a Praça de São Pedro – está o arcebispo de Washington, nos Estados Unidos, Wilton Gregory. Ele será o primeiro negro dos EUA a ser nomeado cardeal. O papa Francisco já nomeou cerca de 57% dos cardeais elegíveis para o conclave.


Compartilhe:


25 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

bcb94ed0-6642-45ee-aa34-077b3abe03d7


Compartilhe:


25 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Fatima Bezerra 3A governadora Fátima Bezerra cumpre agenda no Seridó, nesta segunda (26) e terça-feira (27), para acompanhar obras e ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na região. A área da Educação terá o maior destaque. Dentre os compromissos estão previstas visitas a quatro escolas em três diferentes municípios que somam mais de R$ 11 milhões em investimentos, beneficiando quase 2 mil alunos.

Confira a agenda da governadora no Seridó

26/10 (segunda-feira)

12h – Carnaúba dos Dantas – Visita à Escola Estadual João Henrique Dantas – Rua José Victor, Centro.

27/10 (terça-feira)

9h – Caicó – Visita à Escola Estadual Antônio Aladim – Rua Tancredo Neves.

16h30 – Currais Novos – Visita à Escola Estadual Ester Galvão – R. do Petróleo, 89, bairro JK.

17h – Currais Novos – Visita à Escola Estadual Tristão de Barros – Rua Bernadete Xavier, 115.


Compartilhe:


25 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ABCO ABC anunciou na noite de sábado que cinco jogadores testaram positivo para Covid-19. Os testes foram realizados na sexta-feira, seguindo o protocolo para a partida contra o Coruripe, marcada para segunda-feira. Após o resultado, os atletas infectados foram afastados para tratamento médico.

De acordo com nota divulgada pelo clube, “quatro estão assintomáticos e apenas um apresenta sintomas leves”. Outro detalhe é que os jogadores que testaram positivo não viajaram para o jogo contra o Freipaulistano, em Frei Paulo, na última semana. Os atletas seriam o goleiro Passarrelli, o lateral-esquerdo Bruno Furtado e os atacantes Wallyson, Alisson e Felipe Alves.


Compartilhe:


25 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

whatsapp-image-2020-10-24-at-08.19.19Um homem de 36 anos foi baleado dentro de casa, em um condomínio de luxo localizado na praia de Pium, em Parnamirim, região metropolitana de Natal, na noite desta sexta-feira (23). A vítima foi socorrida ao Hospital Walfredo Gurgel com um tiro na altura das nádegas. As informações estão no Boletim de Ocorrência da Polícia Civil.

Ainda de acordo com o documento, o caso aconteceu por volta das 20h no Alphaville. Policiais militares relataram que encontraram marcas de sangue na sala, na escada, nos dois quartos e no banheiro do quarto do casal, além de várias capsulas de bala espalhadas pelo imóvel. À polícia, o irmão da vítima, que tem 26 anos e também estava no imóvel, afirmou que dois criminosos teriam entrado na casa e atirado contra seu irmão. Na ação, ele teria reagido.


Compartilhe:


25 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

senacO Senac RN abre nesta segunda-feira (26) mais uma etapa de inscrições para cursos gratuitos de biossegurança, com o objetivo de capacitar os trabalhadores para cumprir protocolos de segurança no retorno das atividades no contexto pós-pandemia Covid-19. Desta vez serão ofertadas 50 vagas para profissionais que atuam no setor de eventos. As aulas são on-line.

As inscrições são feitas pela internet site rn.senac.br. Para participar, é preciso ter renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais, comprovados por meio de autodeclaração, e apresentação de documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade. O candidato também deve dispor de computador com acesso à internet para ter acesso às aulas.


Compartilhe:


25 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaO Brasil tem, ao menos, 11 projetos de candidatas a vacina contra a Covid-19, de acordo com levantamento do G1. Todos estão sendo desenvolvidos em universidades e instituições de pesquisa públicas do país. Os projetos para criar um imunizante nacional contra a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) ainda estão em fases iniciais de pesquisa. Não há previsão de que entrem em testes com humanos ou de que tenham seus estudos concluídos antes das candidatas estrangeiras que já passam por ensaios clínicos no país.

Os entraves são vários: desde a dificuldade do acesso a parte da tecnologia necessária até a falta de vontade política, segundo os pesquisadores que lideram os projetos mapeados pelo G1. Outro fator é a a falta de parcerias com a iniciativa privada – em parte por causa do risco da empreitada, já que potenciais investidores não têm como prever se os estudos vão dar certo.


Compartilhe:


25 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ITÁLIAA Itália ordenou neste domingo que bares e restaurantes encerrem atividades às 18h e que academias públicas, cinemas e piscinas devem fechar as portas de forma a tentar conter o rápido ressurgimento do coronavírus no país, que elevou as taxas diárias de infecção a novos recordes.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte disse que as medidas visam a proteger a saúde pública e a economia e devem ser eficazes para que a curva ascendente da epidemia seja controlada nas próximas semanas. “Achamos que sofreremos um pouco este mês, mas ao cerrar os dentes com essas restrições, poderemos respirar novamente em dezembro”, disse ele em entrevista coletiva.

A Itália, que já foi o país mais atingido pela pandemia na Europa, foi ultrapassada por outros no continente, incluindo Espanha, França e Grã-Bretanha, mas as taxas de infecção estão se recuperando rapidamente e os serviços de saúde estão sob pressão crescente.


Compartilhe:


25 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) quer saber qual o risco de transmissão da covid-19 entre humanos e animais de estimação. Para obter a resposta, a instituição coordena uma pesquisa nacional que vai avaliar cerca de mil animais, cujos donos tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus, confirmado por exame laboratorial.

Sob coordenação do professor Alexander Welker Biondo, os pesquisadores farão testes gratuitos, por swab (coleta de amostra viral de orofaringe e nasofaringe) e sorológico, em cães e gatos em cinco capitais brasileiras: Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Recife (PE) e São Paulo (SP).


Compartilhe:


25 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Teste da vacina contra a doença de coronavírus (COVID-19) na TailândiaNeste domingo (25), a Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta comunicar que no dia de hoje não tivemos casos novos e recuperados. Oportunamente ressalta-se que o final de semana, especialmente o domingo, é um dia atípico no registro de casos, tendo em vista o não funcionamento das Unidades Básicas de Saúde que realizam Testagem Rápida, os laboratórios privados estarem fechados os quais realizam exames de Swab e Sorologia e no dia de hoje não termos recebido nenhum resultado de exame do LACEN.

Portanto, a ausência de novos casos confirmados de Covid-19 pode não representar, necessariamente, ausência de novos casos de Covid-19 no município de Caicó. Reforçamos a importância das medidas preventivas, como distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos e uso de máscara quando precisar sair de casa.


Compartilhe:


25 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

IMG000000000243233As últimas ações do Governo Do Estado dentro do complexo da Barragem de Oiticica foram apresentadas na manhã hoje (20), durante uma sessão pública com o Movimento dos Atingidos pela Obra. O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, e a equipe da coordenadoria de infraestrutura e jurídica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participaram do encontro que aconteceu virtualmente.

Na oportunidade o titular da Semarh anunciou a articulação feita na manhã de hoje pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, e o deputado estadual Francisco do PT, junto ao  presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, para dar celeridade à aprovação do projeto de lei que viabiliza a permuta de imóveis, uma nova modalidade de indenização, facilitando os procedimentos de desapropriação.

Quanto aos 34 processos de indenização da área urbana, que estão em andamento, o secretário explicou que a Semarh teve que realizar um minucioso estudo das plantas de locação dos imóveis, já que em nenhum deles constava esse documento. Destes processos, 25 já foram encaminhados à PGE, dos quais 15 já estão em fase de homologação. Outros 08 novos processos surgiram recentemente, totalizando 41 indenizações completas em andamento.


Compartilhe:


24 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta sexta-feira (23) a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina chinesa que deverá ser produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A decisão não trata do pedido feito pelo governo paulista para que também seja permitida a importação dos insumos necessários para a produção de outras 40 milhões de doses no Brasil.

A CoronaVac está atualmente na terceira fase de testes. A Sinovac, farmacêutica chinesa responsável pela vacina, ainda não obteve o registro para aplicação do imunizante, que não pode ser utilizado na população. Até momento, apenas dados parciais referentes à segurança da vacina foram apresentados pelo governo de São Paulo, mas eles não foram enviados ao órgão ou publicados em revistas científicas.


Compartilhe:


24 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Iluminação Via Costeira (8)A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), acendeu nesta sexta-feira (23), mais um trecho da nova iluminação da orla da cidade. Toda a área entre o sinal da rotatória da Av. Roberto Freire até o Hospital Municipal de Campanha recebeu novo posteamento e luminárias em LED. O trecho aceso representa 81% da Via Costeira. A expectativa da Semsur é que 100% da via esteja acesa em LED até o início do mês de novembro.

O acendimento da Via Costeira representa a segunda etapa da modernização e eficientização da iluminação de toda a orla de Natal. O projeto será responsável pela substituição de todos os postes e cabeamentos, bem como a implantação de luminárias de LED de alta potência, de todo o trecho entre a Praia de Ponta Negra e a Praia da Redinha.

“A nova iluminação da Via Costeira acesa nesta sexta é só uma fração do nosso trabalho para modernizar toda a orla da cidade. Foram 81% hoje e até o início de novembro 100% da via estará acesa. Mas não é só isso. No início da semana iniciamos a melhoria da iluminação da Ponte Newton Navarro. Por causa da maresia, muitos postes precisaram ser retirados. Então essa é uma prioridade nossa. Vamos modernizar todo trecho entre a Ponte Newton Navarro até o final da Via Costeira e em seguida faremos a melhoria da iluminação da orla da Redinha”, disse o titular da Semsur, Irapoã Nóbrega.


Compartilhe:


24 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ceramicaCientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciaram nesta sexta-feira (23) que desenvolveram um tijolo solo-cimento ecológico, que é produzido através de um resíduo proveniente da produção de sal. O produto resultante do estudo rendeu um pedido de patente da instituição.

O tijolo ecológico é feito a partir da combinação de cimento, solo laterítico e carago, que é o resíduo da produção do sal. Em função desse último elemento, os pesquisadores da UFRN acreditam que a descoberta pode ter um impacto também econômico no estado, já que o RN concentra 95% da produção de sal do Brasil.

“O resíduo incorporado da indústria salineira é o carago, a primeira camada que se forma nos tanques de evaporação. No momento da colheita do sal, ele não é utilizado, ficando em pilhas nas salinas, sem um destino correto”, explicou Priscylla Cinthya Alves Gondim, uma das inventoras.


Compartilhe:


24 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

0adf138f-1cab-4666-8dc8-a11f58d852cbNeste sábado (24) acontece o Dia D Estadual de Vacinação Antirrábica canina e felina. Segundo o médico veterinário do Centro de Zoonoses, Gustavo Solano, em Caicó, a vacinação será realizada das 7 às 17 horas sem intervalo para o almoço.

Devem ser vacinados os animais (cães e gatos) acima de dois meses e a vacina não tem contraindicação. “Devido à pandemia, vamos tentar evitar o máximo a aglomeração. A secretaria municipal de Saúde tem 12 mil doses disponíveis para a vacinação antirrábica neste sábado. Na zona rural, a vacinação já foi feita nos distritos casa a casa, bem como nos bairros Itans e Frei Damião”, destacou o médico Gustavo Solano.

Os postos de vacinação são os seguintes:

Posto de Saúde da Nova Caicó
Posto de Saúde do Samanaú
Centro de Controle de Zoonoses
Escola Municipal Raimundo Guerra (Alto da Boa Vista)
Conab (Boa Passagem)
Conselho Comunitário da Boa Passagem
Bet Rações (Boa Passagem)
Escola Municipal Maria Bernadete Ginane (Bairro Recreio)
UBS do Bairro Vila do Príncipe
Pescaça (Centro)
Praça da Catedral de Sant’Ana (Centro)
Praça do Entroncamento
Colégio Estadual Zuza Januário (Barra Nova/Populares)
Posto de Saúde da Soledade
Posto de Saúde do Walfredo Gurgel
Escola Estadual Dom Adelino (Walfredo Gurgel)
Colégio CAIC (Paulo VI)
Posto de Saúde do João XXIII
Posto de Saúde do João Paulo II
IV Regional de Saúde (Bairro Paraíba)
Posto de Saúde do Bairro Paraíba
Casa da Amizade (Rotary Clube – Penedo)
Posto de Saúde da Nova Descoberta
Posto de Saúde do Bairro Castelo Branco
Secretaria Municipal de Agricultura (funciona no IDIARN e Emater no Bairro Maynard)


Compartilhe:


24 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ibge-3O número de pessoas afastadas do trabalho para ficarem em distanciamento social diminuiu no Rio Grande do Norte. Ao todo, 65 mil trabalhadores permaneceram fora do cargos no mês de setembro no estado. O dado está na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número tem caído desde maio, quando começou a pesquisa. No mês anterior, agosto, esse número era de 84 mil. Em julho, eram 140 mil trabalhadores. Em maio, na maior marca, 272 mil pessoas estavam nessa condição. Segundo o IBGE, esses trabalhadores são apenas os que estão afastados oficialmente dos cargos do trabalho, seja com remuneração ou não. Os funcionários em home office não integram esse grupo.


Compartilhe:


24 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

antirrabicaO Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Natal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) realiza neste sábado 24, o Dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica 2020, para cães e gatos sadios a partir de três meses de idade. A vacinação vai ocorrer no horário das 8h às 17h, em 30 postos espalhados de norte a sul da cidade. Cada distrito sanitário possui pelo menos cinco pontos para atender a população e envolve um contingente de 281 profissionais empenhados na ação. É necessário levar o cartão de vacinação do animal.

A abertura acontecerá às 8h, na Unidade de Saúde de Saúde (UBS) de Panatis, que fica situada na Rua Milton Servita de Brito, 994, Potengi; no Distrito Sanitário Norte II. A gerente técnica do CCZ, Úrsula Torres comenta sobre a importância da vacinação antirrábica. “Esse ano tivemos a circulação do vírus da raiva no município, houve 11 casos de morcegos positivos para a doença. A única forma de prevenir para que não haja transmissão é fazendo a vacinação dos animais domésticos. Quem vacinou de julho pra cá, não precisa vacinar novamente”.

A Vacinação Antirrábica é gratuita, segura e os tutores dos animais devem ficar atentos às recomendações de saúde: usar máscaras de proteção e manter distanciamento social de 1,5 metros. A SMS Natal também ofertará álcool a 70% para higienização adequada das mãos, a fim de minimizar os riscos de contágio e propagação do Coronavírus. Natal tem 105.932 animais e a meta é imunizar pelo menos 80% deles em 2020.


Compartilhe:


24 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

LULAO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, viraram réus nesta sexta-feira (23) pelo crime de lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato.

Conforme o Ministério Público Federal (MPF), o crime envolveu doações da Odebrecht ao Instituto Lula para disfarçar repasses no total de R$ 4 milhões, entre dezembro de 2013 e março de 2014. Dois ex-executivos da Odebrecht também tiveram a denúncia aceita pelo juiz federal Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, no fim da tarde desta sexta. Eles se tornaram réus pelo mesmo crime.


Compartilhe:


24 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaA farmacêutica União Química informou nesta sexta-feira (23) que assinou acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) para produzir a vacina russa Sputnik V contra a Covid-19 a partir da segunda quinzena de novembro.

A empresa disse que firmou um acordo de confidencialidade que a impede de fornecer quaisquer detalhes técnicos ou científicos. O laboratório ainda precisa obter aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a produção.

O acordo assinado pela União Química é o segundo para produção da vacina russa no Brasil, onde outras quatro vacinas contra a Covid-19 já estão sendo testadas. A vacina russa está sendo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Gamaleya, de Moscou, e comercializada pelo RDIF, que no mês passado fechou um acordo com o governo do Paraná para testar e produzir a vacina no Brasil.


Compartilhe:


24 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

governador-moises-e-da-vice-daniela-reinehr-tomam-posse-na-alesc-20190101-2009879677O Tribunal de Julgamento aceitou na madrugada deste sábado (24) a denúncia contra o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), no caso do aumento salarial dado aos procuradores do estado em 2019. Com isso, ele será afastado do cargo a partir de terça-feira (27) por até 180 dias. A denúncia contra a vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), foi rejeitada pelo tribunal. Por essa razão, ela assume interinamente o cargo de Moisés quando ele for afastado.

O advogado de Carlos Moisés, Marcos Probst, afirmou à CBN Diário após a sessão que “O governador teve votos muitos importantes hoje, que nos fazem acreditar na possível absolvição no julgamento , mas desde já se fez justiça com a vice-governadora. […]Assim como a vice, o governador não cometeu crime de responsabilidade. […] Acreditamos que o julgamento será em curto espaço de tempo”.

A sessão começou na manhã de sexta (23) e terminou às 2h deste sábado. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A vice-governadora acompanhou a sessão na própria assembleia. Já o governador cumpriu agenda oficial no Sul e Oeste do estado.

Próximos passos

  • será instaurado um julgamento contra Moisés, que deverá ser feito em até 180 dias pelo mesmo tribunal;
  • durante o afastamento, o governador perde um terço dos vencimentos, que serão devolvidos se ele for absolvido na etapa seguinte;
  • se for condenado no julgamento, Moisés perde o cargo de forma definitiva.


Compartilhe:


24 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

debateChegou o grande dia. Neste sábado (24) a partir das 14 horas os sete candidatos à prefeitura de Caicó estarão se enfrentando no 1º Debate das Eleições 2020. A idealização é do Sistema Rural de Comunicação e será realizado, obedecendo todas as medidas sanitárias, no Auditório Dom José de Medeiros Delgado (antiga pré-vocacional). O acesso ao local do evento será restrito aos candidatos e uma quantidade reduzida de assessores.

A mediação será da jornalista Anna Ruth Dantas e a transmissão vai ser feita simultaneamente pelas rádios do Sistema Rural 95,9 FM e 102,7 FM, a TV Kurtição Canal 175 da Brisanet, além de emissoras que solicitaram retransmitir o debate como a Rádio Caicó AM, e redes sociais da TV Kurtição e das Paróquias de Caicó no Facebook e no Youtube.

O debate será composto por cinco blocos e todas as regras foram aprovadas pelas sete candidaturas através de reunião presencial ocorrida na sede da emissora, no dia 14 de outubro de 2020. Além de responderem perguntas entre si sobre temas livres e propostos pela mediação do debate, os candidatos também responderão a perguntas de instituições convidadas e dos ouvintes e telespectadores do debate.


Compartilhe:


23 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

whatsapp-image-2020-10-23-at-09.56.01O WhatsApp liberou na última quinta-feira (22) uma atualização do seu aplicativo para celulares Android e iPhones que permite silenciar conversas e grupos para sempreEssa opção vinha sendo testada nos últimos meses na versão “beta”, que antecipa alguns recursos, mas pode ser instável. Agora, a novidade foi liberada para todos, com uma atualização.

Ao selecionar a opção de silenciar uma conversa, a opção de deixar as notificações no mudo por “1 ano” foi substituída para “Sempre” ou “Tempo indeterminado”. As demais opções, de 8 horas ou 1 semana, continuam disponíveis. Para que a nova opção apareça é preciso estar com a atualização do aplicativo instalada – confira na Play Store (Android) ou na App Store (iPhone) se não há uma versão mais nova disponível.


Compartilhe:


23 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

luiz-fuxO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, afirmou nesta sexta-feira (23) que deve haver “judicialização” dos critérios a serem adotados para a vacinação contra o novo coronavírus. Para Fux, o STF será chamado a decidir sobre temas como liberdade individual e requisitos para a imunização.

Fux deu as declarações ao participar de uma videoconferência promovida por uma associação de advogados empresariais, na qual foi discutido o papel do Poder Judiciário no atual cenário de crise. “O Supremo teve que decidir Código Florestal. Quem entende de Código Florestal no Supremo? Ninguém foi formado nisso. Idade escolar, quem entende de pedagogia ali? Questões médicas…”, disse o ministro.

“Podem escrever, haverá uma judicialização, que eu acho que é necessária, que é essa questão da vacinação. Não só a liberdade individual, como também os pré-requisitos para se adotar uma vacina”, afirmou Fux. Nesta semana, ao menos dois partidos políticos acionaram o STF com o objetivo de assegurar a competência de estados e municípios para determinar a vacinação obrigatória e outras medidas profiláticas no combate ao novo coronavírus.


Compartilhe:


23 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CAIXAO presidente Jair Bolsonaro sancionou sem vetos o projeto de lei que cria a conta do tipo poupança social digital. Trata-se de projeto de conversão de Medida Provisória aprovada pelo Congresso e que estava em vigor desde junho. A nova lei foi publicada na edição desta sexta-feira (23) do Diário Oficial da União.

A poupança social digital está em vigor desde junho para o pagamento do Auxílio Emergencial e do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de até R$ 1.045 e está sendo operada pela Caixa Econômica Federal.

De acordo com a lei, essas contas são abertas, operadas e encerradas de forma simplificada, além de serem isentas de cobrança de tarifas de manutenção. O limite de movimentação foi fixado em até R$ 5 mil por mês.

A Caixa Econômica Federal vai continuar operando essas contas de poupança e disponibilizará no seu site e no seu aplicativo a ferramenta de consulta para cidadão, que poderá verificar se há alguma conta aberta em seu nome, a partir da consulta pelo CPF.


Compartilhe:


23 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

VACINAO diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta sexta-feira (23) que o cronograma estipulado pelo governo de São Paulo para a produção da vacina CoronaVac no país está mantido mesmo com o atraso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em liberar a importação de matéria-prima da China.

O Butantan, que tem parceria com o laboratório chinês Sinovac para a produção da CoronaVac, afirmou na quinta-feira (22) que aguardava há mais de um mês a liberação da Anvisa para importar insumos, e que isso poderia “impactar” o começo da vacinação em profissionais da saúde até o fim do ano, caso a eficácia seja comprovada na última fase de testes. Em nota, a Anvisa afirmou na quinta que deve apresentar decisão “em no máximo 5 dias úteis”.

“O procedimento habitual da Anvisa diante de um pedido de excepcionalidade é a liberação em 10 dias. Nós entramos com a documentação há um mês. Foram feitos alguns questionamentos técnicos e foram todos respondidos e agora, diante da urgência, nós solicitamos então as medidas para que ela pudesse ser liberada o mais rapidamente possível e houve o compromisso de liberação em até 5 dias”, disse Dimas Covas nesta sexta.


Compartilhe:


23 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

VACINAO principal insumo para a produção da vacina da empresa Astrazeneca, produzida no Brasil em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fioruz), é fabricado na China. A informação foi publicada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo ela, 15 milhões de doses do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) virão da China para o Brasil em dezembro, para a fabricação das primeiras doses da vacina desenvolvida por Oxford no Instituto Bio-Manguinhos, ligado à Fiocruz.

A informação foi confirmada pelo infectologista e pesquisador da Fiocruz, Júlio Croda, durante entrevista à GloboNews. O IFA é o princípio ativo da vacina – a vacina concentrada. O fármaco de Oxford está na fase três, com testes em voluntários.


Compartilhe:


23 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se colocou nesta sexta-feira à disposição do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), a quem se referiu como “amigo e aliado”, para ajudar a resolver o que chamou de “entrevero” envolvendo a potencial vacina da chinesa Sinovac, que está sendo testada e deverá ser produzida pelo Instituto Butantan, do governo paulista.

O potencial imunizante contra a Covid-19, que está em fase avançada de testes no Brasil, foi rejeitado pelo presidente Jair Bolsonaro, adversário político de Doria. Bolsonaro disse que o governo federal não adquirirá a vacina mesmo que ela tenha segurança e eficácia comprovada e obtenha o registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alegando que ela não transmite segurança “pela sua origem”.


Compartilhe:


23 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BOLSONAROO presidente Jair Bolsonaro participou hoje (23) das comemorações ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrados nesse 23 de outubro. Durante o evento, realizado na Base Aérea de Brasília, a FAB apresentou oficialmente a primeira unidade do caça F-39 Gripen, aeronave produzida pela empresa sueca Saab e que terá a tecnologia transferida para o Brasil.

Para Bolsonaro, 2020 será um ano marcante para a FAB, com a incorporação do novo caça. “Fomos capazes de colocar no ar dois vetores que podem transformar de forma irreversível nossa operacionalidade, nossa capacidade logística e de afirmar nossa superioridade nos 22 milhões de quilômetros quadrados de espaço aéreo, indispensáveis à nossa soberania”, disse, lembrando ainda a incorporação da aeronave militar de carga KC-390, no ano passado, fabricada no país em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).


Compartilhe:


23 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

operacao-prf-joao-pessoaUma operação contra uma quadrilha suspeita de roubos de cargas no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco prendeu dois homens, na noite desta quinta-feira (22) em Mamanguape, na Paraíba também deu voz de prisão a um homem que já estava detido em um presídio potiguar, nesta sexta-feira (23). A quadrilha é investigada desde julho e cometeu pelo menos sete crimes no RN, segundo o delegado responsável. O número total de crimes praticados nos três estados não foi informado.

A Operação Cargas, realizada em conjunto pela Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, foi deflagrada na noite desta quinta (22), com a prisão dos dois homens na Paraíba. O suspeito que recebeu voz de prisão no RN, na manhã desta sexta-feira (23), estava no presídio de Ceará-Mirim, na Grande Natal, desde o dia 15 de outubro, após ter sido preso em flagrante com uma carga de caixas de água roubada.

Um quarto homem, que também teve mandado de prisão expedido pela Justiça potiguar, continua foragido. Nesta sexta-feira (23), um mandado de busca e apreensão também foi cumprido em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. Outros dois foram cumpridos pela PRF em João Pessoa.


Compartilhe:


23 out 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

83f82951-4459-42fb-8a6d-ea35e7f08caaA prefeitura municipal de Caicó inicia nesta sexta-feira (23), o pagamento dos servidores efetivos, comissionados e contratados referente ao mês de outubro de 2020. Nesta sexta (23) recebem os servidores efetivos, comissionados e contratados da Saúde e da Assistência Social.

No sábado (24), o pagamento será efetuado para os servidores efetivos, comissionados e contratados da Educação, Infraestrutura, Agricultura, Meio Ambiente, Administração, Planejamento, Procuradoria Jurídica, Turismo, Gabinete, Controladoria, Tributação e Finanças, além dos Inativos e Pensionistas.

Mesmo com o país vivendo um quadro financeiro e econômico muito instável devido a pandemia do novo coronavírus, a prefeitura de Caicó conseguiu com organização e planejamento das finanças manter em dia o pagamento do funcionalismo e com isso contribui para o aquecimento da economia local.


Compartilhe:




WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com