29 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BOLSONARONa volta do passeio que fez às localidades ao redor de Brasília, neste domingo (29), o presidente Jair Bolsonaro voltou a se posicionar contra o isolamento social mais geral, defendido por autoridades de saúde do mundo inteiro. Defendeu apenas o isolamento de idosos e de grupos de risco. Usando seu linguajar costumeiro, disse que é preciso poupar vidas, mas que todos vão morrer um dia. E que é preciso atenção para o impacto da pandemia na economia. “Temos um problema do vírus? Temos. Ninguém nega isso daí. Devemos tomar os devidos cuidados com os mais velhos, com as pessoas do grupo de risco. Agora, o emprego é essencial.”

“Essa é uma realidade, o vírus tá aí. Vamos ter que enfrentá-lo, mas enfrentar como homem, porra. Não como um moleque. Vamos enfrentar o vírus com a realidade. É a vida. Tomos nós iremos morrer um dia. Queremos poupar a vida? Queremos, na parte da economia, o Paulo Guedes tá gastando dezenas de bilhões de reais, que é do Orçamento, que é dinheiro do povo, se bem que nem dinheiro é. Pegamos autorização do Congresso para estourar o teto, que vai ser paga essa conta lá na frente.”

O presidente justificou seu passeio alegando que foi conhecer as necessidades do povo. Disse que não anunciou sua visita previamente, mas não comentou o fato de que a simples presença de um presidente atrai aglomerações, condenadas pelas autoridades de saúde porque aumentam a chance de contágio.


Compartilhe:


29 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

14939ffc-6289-4f33-84f0-342cf1c831d3


Compartilhe:


29 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Um bebê de menos de um ano de idade que estava infectado com Covid-19 morreu no sábado (28) em Chicago, no estado americano de Illinois, informou o Departamento de Saúde Pública estadual. A diretora do departamento, Ngozi Ezike, afirmou que a causa da morte do bebê está sendo investigada. O estado não divulgou mais detalhes sobre a criança.

“Nunca houve uma morte associada à Covid-19 em uma criança. Uma investigação completa está em andamento para determinar a causa da morte”, disse Ezike. “Devemos fazer tudo o que pudermos para impedir a propagação desse vírus mortal. Se não para nos proteger, mas para proteger aqueles ao nosso redor”.


Compartilhe:


29 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

2020-03-28t122646z-1985638587-rc20tf9pqg3y-rtrmadp-3-health-coronavirus-spainA Espanha teve 838 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou o Ministério da Saúde do país neste domingo (29). O número é o segundo recorde diário nos últimos dois dias: entre sexta-feira (27) e sábado (28), o país havia registrado 832 mortes, número mais alto até então.

Ao todo, 6.528 pessoas morreram por Covid-19 no território espanhol. O número é o segundo maior no mundo, menor apenas que o da Itália – que teve 10.023 mortes, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Neste domingo, o número de infecções pelo novo coronavírus chegou a 78.797 na Espanha, 6.549 a mais do que as registradas até sábado, quando havia 72.248 casos. A quantidade de registros da doença na Espanha é a quarta maior do mundo – atrás de Estados Unidos, Itália e China.


Compartilhe:


29 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

coronavirusCom 23 novos casos confirmados neste domingo (29) pela Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Norte passa a ter 68 pessoas com o novo coronavírus – Covid-19. As cidades com casos confirmados são Natal (34), Mossoró (16), Parnamirim (9), Assú (1), Caicó (1), Macaíba (1), Monte Alegre (1), Passa e Fica (1), São Gonçalo do Amarante (1), São José de Mipibu (1) e Tibau (1).

O boletim epidemiológico revela ainda que há 1.414 casos suspeitos e 367 foram descartados. A primeira morte por Covid-19 no estado aconteceu na noite de sábado (28): trata-se de um professor de química, de 61 anos. Até este sábado (28), 45 pacientes tinham testado positivo para a doença. Segundo a pasta, há ainda um caso confirmado de uma pessoa residente na cidade de Recife e que foi atendida no RN.


Compartilhe:


29 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

whatsapp-image-2020-03-29-at-09.22.24Vinte e três pessoas foram detidas na noite de sábado (28) em uma granja localizada entre as cidades de Parnamirim e Macaíba, na Região Metropolitana de Natal. O grupo estava reunido em uma festa, o que vai na contramão das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus estabelecidas pelo Governo do RN e chanceladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Todas as pessoas foram autuadas e assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por causa do descumprimento ao decreto estadual 29.541/2020, que estabelece restrições de aglomerações como norma de enfrentamento à Covid-19. Além de festas, carreatas e outras manifestações também podem sofrer sanções penais. Segundo a polícia, esta é a primeira prisão por desobediência ao decreto no RN.


Compartilhe:


29 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

FIQUE EM CASA CAICÓA secretária de saúde do município de Caicó, Débora Costa, utilizou a rede social Facebook para pedir que a população não saia de casa durante o período da pandemia do Coronavírus. A postagem aconteceu na noite deste sábado (28/03) e logo foi acompanhada de vários comentários favoráveis as palavras da secretária.

“Não estou com esse post querendo criar pânico na nossa população, estou querendo alertar, colocar vocês a par da situação que estamos enfrentando e pedir para vocês nos ajudar! Como ?? É simples! FIQUEM EM CASA!! SEGUREM SEUS PAIS EM CASA !! TODO MUNDO EM CASA!! Vc precisa sair pra trabalhar? Se proteja e no retorno pra seu lar proteja quem em casa ficou. Gente ainda não é o momento de sair a rua sem ter algo urgente pra fazer, o momento é de FICAR EM CASA”, segue um trecho da postagem.

Clique AQUI e confira a postagem completa.


Compartilhe:


29 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

VACINAA Secretaria de Estado da Saúde Pública recebeu nesta sexta-feira (27) 168 mil doses de vacina contra gripe enviadas pelo Ministério da Saúde para a campanha de imunização. A quantidade corresponde a 15% do público-alvo e na fase atual é destinada aos idosos e profissionais de saúde.

De acordo com a pasta, o material está sendo distribuído aos municípios, que são responsáveis pela aplicação das vacinas. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações do RN, Katiucia Roseli, parte dos municípios já estavam com estoques zerados.

Em 2020, o Estado prevê a imunização de 1.108.180. Para isso, o Ministério da Saúde enviará 1.214.800 doses, que garantirão a vacinação de 100% do público-alvo para a campanha e também para suprir as possíveis perdas que possam a vir acontecer no decorrer deste processo (perda técnica e física do imunobiológico).


Compartilhe:


29 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

proconpatosUma fábrica de produtos de limpeza foi autuada pelo Procon Municipal de Patos, no Sertão da Paraíba, após denúncias de fraude em rótulos de embalagens de álcool em gel 70%. O órgão chegou até o local neste sábado (28) com o objetivo de resguardar o direito do consumidor durante o período de quarentena em prevenção ao novo coronavírus.

De acordo com o secretário do Procon Patos, Mainar Júnior, durante a vistoria foi identificado que alguns produtos estavam com um adesivo contendo informações divergentes do que havia originalmente no rótulo do produto.

“A empresa foi autuada, e se responsabilizou pelo recolhimento dos produtos nos fornecedores e, ainda, se disponibilizou a devolver as quantias pagas pelos produtos aos consumidores, mediante solicitação”, disse o secretário.

No ato da autuação, a empresa informou que a medida tomada foi para poder fornecer o produto álcool em gel 70% com mais rapidez aos consumidores. E que, agora, o produto só será disponibilizado quando houver as devidas correções no próprio rótulo do produto.


Compartilhe:


29 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

whatsapp-image-2020-03-29-at-08.06.17A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou, no final da noite deste sábado (28), o primeiro óbito pelo novo coronavírus no estado. A vítima é um professor universitário de 61 anos, com histórico de diabetes, e que teve confirmação do diagnóstico para Covid-19 na última sexta-feira (27). De acordo com a pasta, o paciente deu entrada em um hospital privado na cidade de Mossoró, Oeste potiguar, no dia 21 de março, com histórico de contato com um caso suspeito. O falecimento aconteceu na noite deste sábado.

O professor universitário Dr. Luiz Di Souza era lotado no Departamento de Química, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A instituição comunicou o falecimento do professor em nota oficial e decretou luto.

Na nota publicada, a universidade lamentou a morte do professor e também informou que, devido aos riscos da doença, não haverá velório. “A morte de um potiguar por Covid-19 reforça o que tem sido recomendado diariamente: a população que pode, deve ficar em casa, e todos devem seguir as orientações das autoridades sanitárias. Esse período exige de cada um de nós consciência e responsabilidade”, afirmou a pasta, em nota.


Compartilhe:




28 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PAPA FRANCISCOO Papa Francisco rezou nesta sexta-feira (27) sozinho diante da imensa praça de São Pedro vazia e deu a bênção e a indulgência plenária ao mundo pela pandemia de coronavírus que o assola. Não há registro de gesto semelhante na história do Vaticano. Foi um ritual inédito, durante o qual ele deu a bênção “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo) a todos os fiéis.

A bênção permite que mais de 1,3 bilhão de católicos obtenham a indulgência plenária, ou seja, o perdão de seus pecados, em um momento tão difícil, com medidas de confinamento que afetam mais de 3 bilhões de pessoas. A bênção extraordinária Urbi et Orbi é a mesma que os pontífices costumam transmitir apenas em 25 de dezembro e no domingo de Páscoa, datas em que se lembra o nascimento e a morte de Jesus. A imagem do chefe da Igreja católica orando sozinho diante da imensa esplanada pelo fim da guerra contra um inimigo invisível é quase cinematográfica.


Compartilhe:


28 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

verdurasA Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) comunicou nesta sexta-feira (27) que algumas de suas lojas permissionárias estão trabalhando com entregas a domicílio. A situação se deve por conta da situação de emergência do Rio Grande do Norte por conta do novo coronavírus e pelas recomendações de isolamento social como medida de prevenção da doença.

Na Ceasa-RN algumas medidas também estão sendo adotadas para reduzir o fluxo de pessoas. A administração fechou bares, restaurantes, lanchonetes e a portaria que dá acesso pela Avenida Jerônimo Câmara. Há ainda uma recomendação para evitar aglomeração de pessoas, limitando o número de clientes nas lojas.


Compartilhe:


28 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

IMPOSTO DE RENDAMais de 89,4 mil contribuintes potiguares enviaram suas declarações de Imposto de Renda à Receita Federal até às 11h50 desta sexta-feira (27), segundo informou a delegacia do órgão em Natal. O número representa cerca de 26% do esperado para este ano, no estado. O prazo para fazer a declaração é o dia 30 de abril.

Em todo o país, até agora, foram entregues 7.691.366 declarações, enquanto são aguardadas 32 milhões até o fim do prazo. O prazo de entrega da declaração será encerrado às 23h59 e 59 segundos do dia 30 de abril de 2020. A temporada de envios de 2020 (com ano-base 2019) foi iniciada no dia 2 de março.

De acordo com a Receita Federal, a multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido.


Compartilhe:


28 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

mapa2O novo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na tarde desta sexta-feira (27), apontou que o Rio Grande do Norte tem 28 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Em mapa, a Sesap aponta quais os municípios contam com casos suspeito. No total, são 94 cidades.

Comparando com a última lista, publicada na quinta-feira, Frutuoso Gomes, Passa e Fica, Ruy Barbosa, Serra Caiada, Parazinho, Sitio Novo e Vera Cruz deixaram de ter casos suspeitos. O Rio Grande do Norte tem 1.176 casos suspeitos, entre os quais estão quatro pacientes que morreram e cujos óbitos estão em investigação. Ao todo, 282 casos foram descartados.Definição dos casos, segundo a Sesap


Compartilhe:


28 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

oroboArtilheiro do Brasil no ano, com 14 gols, Tiago Orobó vai defender o Fortaleza na sequência da temporada. O atacante se desligou do América-RN nesta sexta-feira. A informação foi confirmada pelo Alvirrubro, em comunicado que destaca a existência de um pré-contrato do jogador com o Tricolor e a inviabilidade de permanecer com o atleta neste período de incertezas no calendário do futebol brasileiro devido à pandemia do coronavírus.

Em nota, o América-RN informou que o “empresário do atacante Tiago Orobó procurou a Diretoria Alvirrubra nesta sexta-feira (27) e comunicou a assinatura do pré-contrato com o Fortaleza Esporte Clube, devendo se apresentar ao novo time logo após o fim do contrato com Alvirrubro, que aconteceria no final do mês de maio”.


Compartilhe:


28 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

whatsapp-image-2020-03-27-at-14.34.47Uma fábrica clandestina de álcool em gel foi fechada nesta quinta-feira (27) em Currais Novos, no Seridó Potiguar, pela Polícia Civil. O responsável pelo local, um professor de Química da rede estadual, usava gel de cabelo, álcool e outros produtos para a fabricação. A polícia chegou até o local após um chamado da vigilância sanitária municipal.

A fábrica funcionava nos fundos da casa do professor, mas ele não foi preso, porque não estava na residência quando a polícia chegou. O suspeito se apresentou no dia seguinte, acompanhado de um advogado, na delegacia. Segundo o delegado Paulo Ferreira, titular da delegacia de Currais Novos, o produto era vendido no comércio da cidade, inclusive para farmácias. Em depoimento, o suspeito contou que repassava por R$ 10 cada 500 ml da solução.

Aos policiais civis, o professor de Química garantiu que seu produto tem concentração de 70%, e que serve para a limpar as mãos e objetos. O álcool em gel tem sido bastante procurado após a pandemia do novo coronavírus, pois serve como forma de higienização para evitar o contágio.


Compartilhe:


28 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PRAIA DE PONTA NEGRAO setor de hotelaria do Rio Grande do Norte teve 90% das reservas de hospedagens canceladas para o mês de março, por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), houve uma queda de 75% nos voos nacionais e 95% nos internacionais, e o setor quer auxílio do poder público para não entrar em colapso.

O presidente da ABIH-RN quer ainda que o governo do Estado zere a alíquota do ICMS da energia elétrica, de água e gás por, pelo menos, 12 meses, e não corte a luz dos estabelecimentos por inadimplência. “Pois mesmo sem atividade as estruturas ainda precisam de manutenção, e não tem como arcar com tamanha cobrança em um momento de praticamente zero arrecadação e ocupação”, alega.


Compartilhe:


28 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

GOVERNO DO RNO Governo do RN anunciou nesta sexta-feira (27) que vai destinar R$ 3,6 milhões para reforçar a rede de assistência social dos 167 municípios do estado durante o período de pandemia do novo coronavírus. Segundo o Executivo, o objetivo desse investimento é garantir o sustento mínimo – como alimentação e higiene básica – e a proteção à população mais vulnerável.

O investimento, que será feito em três parcelas ao município, é para que as cidades possam atender as necessidades básicas, como forma de garantir as condições básicas de sobrevivência aos mais pobres, em especial no que diz respeito a alimentação.

Com o estado de calamidade pública decretado, o Executivo poderá iniciar o repasse da verba aos municípios de forma imediata. Segundo o Executivo, os R$ 3,6 milhões destinados devem ser utilizados principalmente para aquisição e distribuição de cestas básicas.


Compartilhe:


28 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

AZULA Azul Linhas Aéreas comunicou nesta sexta-feira (27) que os todos os voos para o Rio Grande do Norte estão suspensos até o dia 30 de abril. Os cancelamentos atingem os aeroportos de Natal e de Mossoró. A empresa informou que os cancelamentos acontecem “em função das medidas de contenção e quarentena (por conta do novo coronavírus) que estão sendo implementadas em todo o país e que limitam significativamente a mobilidade de clientes, tripulantes e parceiros”. Por isso, a empresa reduziu a sua capacidade de atuação em cerca de 90% até o dia 30 de abril.

Neste período, a empresa vai operar de maneira reduzida, com 70 voos diários para 27 cidades: Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Belém (PA), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fernando de Noronha (PE), Fort Lauderdale (EUA), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Juazeiro do Norte (CE), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Orlando (EUA), Palmas (TO), Petrolina (PE), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro – Santos Dumont (RJ), São Luís (MA), Salvador (BA), Tefé (AM), Tabatinga (AM), Uberlândia (MG) e Vitória (ES).


Compartilhe:


28 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte investiga pelo menos quatro mortes com suspeita para o novo coronavírus – Covid-19 – segundo informou o secretário Cipriano Maia no início da tarde desta sexta-feira (27). Ao todo, o estado conta com 28 casos de pacientes confirmados para a doença e mais de 1,1 mil suspeitos.

Segundo o boletim epidemiológico da Sesap publicado minutos após a entrevista, os quatro casos são distribuídos em dois municípios: um em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, e três de Assu, na região Oeste potiguar. O caso de Parnamirim é o de uma mulher de 47 anos que morreu com sintomas da doença. A investigação foi confirmada pela secretaria municipal de saúde, no dia 19 de março.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

merendaA Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE) recomendou que a Prefeitura de Natal e o Governo do Estado mantenham a oferta de merenda escolar durante o período de pandemia do coronavírus. Esta recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira e indica que a merenda seja entregue em kits às famílias dos estudantes da rede pública municipal e estadual.

A medida do DPE considerou a declaração do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante esta semana, na qual destacou a importância nutricional e social da alimentação oferecida pela escola. A orientação é que a merenda seja fornecida através de kits a serem entregues às famílias dos estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino com periodicidade semanal ou quinzenal. Também aponta que seja organizado um cronograma de entregas para evitar aglomeração de pessoas no recebimento, de forma a evitar, ao máximo, exposição dos estudantes e familiares à contaminação pelo novo coronavírus.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) prorrogou a validade das Carteiras de Identificação Estudantil emitidas em 2019 para até 30 de abril deste ano. O documento dá direito a descontos em viagens intermunicipais de transporte rodoviário. A medida tem objetivo de evitar aglomeração de pessoas nas centrais de atendimento e evitar contágio do novo coronavírus, o Covid-19.

“A medida atinge cerca de cinquenta mil alunos de todos os municípios do Estado, e também do IFRN e universidades. As entidades que emitem carteiras foram registradas no DER-RN no ano passado. É importante que os alunos não procurem essas entidades para evitar aglomerações”, afirma Rômulo Lins, diretor de Transportes do DER-RN.

A medida está em vigor desde a última quarta-feira (24) data da publicação da portaria nº 0020/2020, no Diário Oficial do Rio Grande do Norte assinada pelo diretor-geral do DER-RN, Manoel Marques.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

8a1c7c01-0988-4183-bda1-c93117c7628fA prefeitura municipal de Caicó inicia nesta sexta-feira (27), o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de março de 2020. De acordo com o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), recebem nessa sexta (27), os professores lotados no FUNDEB 60 (Ensino Fundamental).

No sábado, dia 28 de março, o pagamento será efetuado para ps professores lotados no FUNDEB 60 (Ensino Infantil). Na segunda-feira (30), recebem os professores lotados no FUNDEB 40 (Ensino Fundamental e Infantil).

A partir da terça-feira, dia 31 de março, a prefeitura iniciará o pagamento dos servidores da saúde. O município concluirá a folha dos servidores efetivos até o quinto dia útil do mês de abril.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ifrn-campus-nova-cruz-2Professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Nova Cruz começaram a produzir álcool em gel e sabão ecológico para ajudar na prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). A ideia é dos professores de química Allan Nilson de Sousa Dantas e Djeson Mateus Alves da Costa, além do técnico em laboratório Arnaldo Ivo da Silva Aquino.

O primeiro lote de 50 frascos de 100ml foi distribuído para o Batalhão de Polícia Militar de Nova Cruz, Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e entidades sociais sem fins lucrativos. O projeto tem parceria com a Secretaria de Saúde local e busca apoio da iniciativa privada para aumentar a produção.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

coronavirusMédicos na linha de frente do combate ao novo coronavírus no Brasil têm enfrentado desafios e momentos dramáticos no atendimento e tratamento de pacientes, como falta de equipamentos e demora por exames. A BBC News Brasil ouviu profissionais de três Estados para entender como tem sido este trabalho tanto na rede pública quanto na privada. Seus nomes foram alterados, porque eles temem sofrer retaliação.

Os médicos relatam que os pacientes com Covid-19, a doença causada por esse vírus, estão se multiplicando rapidamente — em um dos hospitais, o número de casos quadruplicou em dois dias, segundo uma médica. Ao mesmo tempo, faltam equipamentos de proteção adequados, e o risco de serem infectados aumenta ainda mais o estresse e o medo em sua rotina diária. Uma das médicas ouvidas pela BBC News Brasil afirmou que ela e seus colegas trabalham “apavorados”.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Com mais nove novos casos da Covid-19 confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) na tarde desta sexta-feira (27), o Rio Grande do Norte passou a ter 28 pacientes infectados pelo novo coronavírus.  O procedimento de testagem dos casos suspeitos do RN foi acelerado depois que o Laboratório Central do Rio Grande do Norte (Lacen) passou a analisar as amostras em solo potiguar, sem a necessidade do envio de materiais ao Instituto Evandro Chagas no Pará.

A capacidade do Lacen é de 96 testes por dia. Nesta quinta (26), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou que adquiriu 3 mil kits de testagem e também começou a fazer exames de diagnóstico da Covid-19 no estado.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

QUENTINHASOs Restaurantes Populares do Rio Grande do Norte mantiveram em R$ 1, o o valor simbólico por refeição (almoço, Café Cidadão e Sopa Cidadã), durante a pandemia do novo coronavírus – o Covid-19. Para a população em situação de rua, poré, o governo do estado determinou às empresas prestadoras do serviço que as refeições sejam gratuitas. Para evitar a contaminação a comida está sendo entregue em quentinhas.

De acodo com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), as empresas vão cadastrar as pessoas. Uma ficha e um mapa diário será repassado à Sethas. O Programa atende, principalmente, a população em situação de vulnerabilidade. São 56 restaurantes populares que servem 42 mil refeições diárias entre almoços, café da manhã (44 unidades) e janta (sopa, em 13 unidades).


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

O Brasil teve, na semana passada, 9 vezes o número de internações por insuficiência respiratória grave do que a média histórica semanal registrada para este período do ano, apontou estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado na quinta-feira (26).

De acordo com a pesquisa, na semana entre os dias 15 e 21 de março, 2.250 pessoas foram internadas com a síndrome respiratória aguda grave. A média semanal em outros anos era de 250 a 300 internações para os meses de fevereiro e março.

A síndrome respiratória aguda grave pode ser causada por vários tipos de vírus, entre eles o novo coronavírus. Para o pesquisador Marcelo Gomes, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, muitos desses casos devem ser de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Market analysisO governo federal anunciou nesta sexta-feira (27) uma linha de crédito emergencial para pequenas e médias empresas e que vai financiar salários pelo período de dois meses. Anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o programa vai disponibilizar no máximo R$ 20 bilhões por mês, ou seja, R$ 40 bilhões em dois meses.

De acordo com Campos Neto, porém, o dinheiro vai financiar, no máximo, dois salários mínimos por trabalhador. Isso significa que quem já tem salário de até dois salários mínimos continuará a ter o mesmo rendimento. Entretanto, para os funcionários que ganham acima de dois salários, o financiamento ficará limitado a dois salários mínimos.

Ainda de acordo com o presidente do BC:

o financiamento estará disponível para empresas com faturamento entre R$ 360 mil e R$ 10 milhões por ano;

o dinheiro será exclusivo para folha de pagamento;

a empresa terá 6 meses de carência e 36 meses para pagar o empréstimo;

os juros serão de 3,75% ao ano.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Apres. da pesquisa sobre Assédio Sexual nas Feiras_Álvaro Dias_F_Alex Rég (3)O prefeito de Natal, Álvaro Dias, determinou, através de Decreto publicado nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial do Município, que a Caern – Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte não realize cortes de fornecimento na capital potiguar. A medida também ordena a prorrogação dos vencimentos das faturas para os consumidores classificados como Residencial Social e Residencial Popular.

A decisão foi tomada levando em conta os efeitos sociais e econômicos graves, decorrentes da crise de saúde provocada pelo coronavírus. Ficou determinado que a Caern não poderá realizar cortes do abastecimento de água para todas as classes de consumo durante o período de 60 (sessenta) dias.

O Decreto também manda que a companhia responsável pelo abastecimento de água prorrogue os vencimentos das faturas, sem acréscimo de multa e juros, relacionadas ao consumo de água e tratamento de esgoto dos meses de março e abril em 60 (sessenta) dias após a data originalmente estabelecida como vencimento. Nesse caso, apenas as classes de consumo Residencial Social e Residencial Popular podem ter acesso ao benefício.

A Caern, poderá, ainda, facultar ao usuário o parcelamento das faturas cujo vencimento se operará na forma descrita no caput deste artigo, dentro do exercício financeiro de 2020.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Com mais de 82 mil casos, os Estados Unidos se tornaram nesta quinta-feira (26) o país com mais casos confirmados de Covid-19 no mundo, superando a Itália e a China, de acordo com um levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins.

Segundo a John Hopkins, os três países atingiram os seguintes números de casos nesta quinta: EUA – 82.404; China – 81.782; Itália – 80.589. O presidente Donald Trump disse que o aumento dos casos confirmados no país se deveu à aplicação de testes em massa para os pacientes norte-americanos. Em entrevista coletiva, o mandatário disse não ser possível saber o número real de casos da doença no mundo.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

médicoA Câmara aprovou nesta quinta-feira (27) projeto que dispensa atestado médico ao trabalhador que tenha sido infectado pelo novo coronavírus (Covid-Sars-2) ou que tenha tido contato com pessoa infectada. A proposta ainda precisa passar pelo Senado antes de ir à sanção presidencial e entrar em vigor.

Apesar de garantir o afastamento sem atestado médico por sete dias, o texto obriga o funcionário a informar ao empregador sobre a doença imediatamente, segundo a Agência Câmara. A medida vale pelo período de duração da emergência pública em saúde causada pela pandemia do novo coronavírus.

O texto também estabelece, segundo a agência, que nos casos de quarentena imposta, o trabalhador poderá apresentar, a partir do oitavo dia, alguma das seguintes opções: justificativa válida, atestado médico, documento de unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou documento eletrônico regulamentado pelo Ministério da Saúde.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CORONAVÍRUSAs secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 7h40 de sexta-feira (27), 2.989 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 77 mortos, 58 deles em São Paulo, de acordo com a secretaria de saúde do estado.

O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde desta quinta-feira, informando que o Brasil registra 2.915 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 77 mortes – os dados ainda não foram atualizados por todas as secretarias de saúde estaduais.

Paraíba atualizou o número de casos para sete no fim da noite de quinta-feira. Já Porto Alegre teve sua segunda morte provocada pela doença, mas ela ainda não foi contabilizada pelo governo local.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CÂMARA DOS DEPUTADOSA Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) um projeto que prevê o pagamento de R$ 600 a trabalhadores informais por três meses em razão da pandemia do coronavírus. A mulher que for mãe e chefe de família poderá receber R$ 1,2 mil. A proposta do governo era de R$ 200 para os trabalhadores informais, o Congresso passou para R$ 600.

Com a aprovação, o texto seguirá para votação no Senado. Ainda não há data definida para a análise pelos senadores. O pagamento do auxílio emergencial é limitado a duas pessoas da mesma família.

Segundo estimativa preliminar da Instituição Fiscal Independente (IFI), ligada ao Senado, o impacto fiscal com o auxílio para a União será de R$ 43 bilhões por três meses. O cálculo não considera ainda as mães chefes de família que poderão receber o auxílio em dobro.

Pela proposta, poderá receber o montante o autônomo que não receber benefícios previdenciários, seguro desemprego nem participar de programas de transferência de renda do governo federal, com exceção do Bolsa Família.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

UFRNA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começou a realizar testes para detecção do novo coronavírus – o Covid-19 – em pacientes do estado, nessa quarta-feira (25). De acordo com a instituição, foram comprados kits para realização de três mil exames com recursos próprios e do Instituto de Medicina Tropical (IMT).

“Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, todas as amostras estão sendo coletadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (LACEN/RN) e, em seguida, testadas no IMT e no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT)”, informou a instituição.

Desde a semana passada, o departamento de análises clínicas já estava atuando na identificação de arboviroses e outras infecções respiratórias para reduzir esta demanda do Lacen. O IMT também disponibilizou uma linha de teleatendimento para orientação das pessoas com sintomas respiratórios ou suspeita da Covid-19. O serviço está disponível das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, através do telefone 3342-2300.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

DENGUENatal teve 1580 casos de arboviroses no primeiro trimestre de 2020, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A informação está no último boletim entoepidemiológico da pasta.

Segundo a SMS, foram 1285 notificações de dengue, o que corresponde a 280 casos a mais do que os registrados no mesmo período ano passado. Além da dengue, outras arboviroses apresentam números crescentes na capital, como a Chikungunya, que contabilizou 278 casos, e a Zika, com 17 casos confirmados.

A Secretaria afirma que os bairros do Planalto, Felipe Camarão e Lagoa Azul são áreas com maior incidência desses casos. “Definimos que vamos manter os trabalhos em áreas de alto risco. E o serviço do UBV (carro fumacê), seja na forma portátil ou pesada, vai ser utilizado nessas áreas”, diz Alessandre Medeiros Tavares, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Natal (CCZ-NATAL)


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ALECRIMAs lojas do Alecrim vão reabrir nesta segunda-feira (30) com funcionamento em horário reduzido. A maior parte do comércio do bairro estava com as portas fechadas desde o dia 23, um dia antes do decreto do Governo do RN que impôs restrições temporárias para o funcionamento das lojas como medida de prevenção ao novo coronavírus.

Segundo Matheus Feitosa, vice-presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), todas as normas do Decreto nº 29.556 serão cumpridas pelas lojas que reabrirão. As lojas vão poder funcionar das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h aos sábados.

“Não se pode funcionar com ar-condicionado ou ventilação artificial nas lojas. Os estabelecimentos também vão funcionar com equipes reduzidas, sem a presença de nenhuma pessoa do grupo de risco, e com equipamentos de segurança para funcionários e clientes”, explicou.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

whatsapp-image-2020-03-26-at-15.22.35A Prefeitura de Natal está lavando os terminais e paradas de ônibus, como forma de prevenção à proliferação do novo coronavírus. Segundo o Município, nesta quinta-feira (26) a ação aconteceu por todo corredor da Avenida Bernardo Vieira, no bairro da Ribeira, paradas da BR-101 e parada da rodoviária de Cidade da Esperança. A ação também já ocorreu no terminal de Felipe Camarão, na Zona Oeste, parada da avenida Rio Branco, na Zona Leste, e da Área de Lazer do Panatis, na Zona Norte.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

MISSAAs missas da Semana Santa vão acontecer com as igrejas com portas fechadas e sem a presença de público no Rio Grande do Norte. Essa é a determinação publicada nesta quinta-feira (26) pela Arquidiocese de Natal, com base no decreto do Governo do RN que proíbe eventos com mais de 20 pessoas e outras recomendações de prevenção ao novo coronavírus.

A determinação diz que “os ritos da Semana Santa serão celebrados apenas na igreja Catedral e na igreja matriz de cada Paróquia e/ou Área Pastoral, sem a participação do povo, a portas fechadas, com a presença de uma restrita equipe celebrativa de apoio”. O documento diz ainda que as celebrações devem ser, na medida do possível, transmitidas ao vido pelas plataformas digitais e os fiéis informados antecipadamente dos horários.

O Domingo de Ramos será celebrado na Igreja Catedral, “seguindo a segunda forma prevista no Missal Romano e, nas igrejas matrizes, adote-se o terceiro modo”. A missa crismal, por sua vez, será adiada e a nova data informada após a pandemia.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Um homem e um adolescente morreram após troca de tiros com a Polícia Militar, na cidade de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana Natal. A ocorrência foi registrada na noite de quinta-feira (26), no bairro Golandim.

Segundo a PM, uma viatura foi acionada para denunciar o roubo de um carro e durante o patrulhamento, um grupo de cinco suspeitos abriu fogo contra os policiais. Os PMs revidaram os disparos e atingiram Janailson França Oliveira da Silva, de 20 anos, e André Cruz Leones, de 17 anos.

Os dois foram socorridos ao Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Com a dupla foram apreendidas dois revólveres e nove munições, material que foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.


Compartilhe:


27 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

TRUMPO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou cartas à população norte-americana com diretrizes para o combate ao coronavírus. Entre elas estão a recomendação de ficar em casa e a de evitar contato com idosos. Intituladas “Diretrizes de Coronavírus do Presidente Trump para a América”, as cartas são datadas de 16 de março e apresentam conselhos sérios, validados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Ficar em casa, não trabalhar doente e evitar reuniões e eventos com mais de 10 pessoas vão de encontro com o que o presidente fala em suas declarações públicas. Na terça-feira (24) Trump disse que esperava pôr fim às restrições de isolamento até a Páscoa, em 12 de abril. Ele disse mais de uma vez que as pessoas saudáveis podem voltar ao trabalho, além disso, defendeu que muitos americanos serão infectados pela doença mas apresentarão poucos ou nenhum dos sintomas.


Compartilhe:


26 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ARMANDO RIBEIROA barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte, atingiu 27,78% do total de sua capacidade, que é de 2,37 bilhões de metros cúbicos de água. De acordo com o Instituto de Gestão de Águas (Igarn), atualmente o reservatório está com 659.255.992 m³.

Ainda segundo o Igarn, no mesmo período no ano passado o número chegava aos 21%, totalizando 503.957.333 m³. As reservas hídricas superficiais totais do estado atualmente são de 1.233.200.950 m³, o que corresponde a 28,17% da capacidade total das bacias potiguares juntas, que é de 4.376.444.842 m³.

Em comparativo com 2019, no mesmo período, o volume das reservas hídricas do RN era de 999.744.119 m³, percentualmente, 22,84% do volume total que conseguem acumular.

De acordo com o Instituto, a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do estado, com capacidade para 599.712.000 m³, acumula atualmente 152.247.518 m³: 25,39% do seu volume máximo. No final de março de 2019, o manancial estava com 135.915.601 m³, o que corresponde a 22,66% da sua capacidade total.


Compartilhe:


26 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BOLETIM 26


Compartilhe:


26 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CORONAVÍRUSA morte de uma criança de dez anos, nesta quarta-feira (25), no Hospital e Maternidade Caçula Leite (HMCL), de Conceição, na Paraíba, está sendo investigada como suspeita de coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ela deu entrada na unidade de saúde com uma desidratação extrema.

Duas horas depois de chegar ao hospital, o quadro clínico da criança evoluiu para uma parada cardiorrespiratória. O óbito foi constatado às 9h38 da quarta-feira. O hospital seguiu os protocolos e orientações do setor de epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (SES), coletou a amostra de material pelo método naso e orofaríngeo e encaminhou ao Lacen-PB, em João Pessoa.

A SES confirmou que o caso foi notificado no laboratório e está em investigação para o coronavírus, aguardando resultado do exame. Com essa nova suspeita, a Paraíba aguarda o resultado de dois exames para confirmar ou não a morte por coronavírus. Quatro mortes suspeitas já foram descartas.


Compartilhe:


26 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BB11KgZeNa quarta-feira, 25, William Bonner e Renata Vasconcelos, âncoras do programa, Jornal Nacional, da TV Globo, admitiram o cansaço por noticiar tanto sobre os efeitos do coronavírus no Brasil e no mundo. Ao final da última edição eles tiveram uma breve conversa de amigos de trabalho, que nem parecia que estavam sendo vistos em rede nacional. William Bonner colocou a mão no rosto e perguntou para parceira de bancada: “Está cansada, Renata?“, disse. Ela prontamente admitiu: “Estou, mas estou atenta e estamos serenos e vigilantes“, completou.

Em seguida, depois desse breve diálogo, que parecia que não estava sendo transmitido ao vivo, o âncora também incluiu o público na conversa e admitiu: “Eu também. A gente está cansado, você [telespectador] deve estar cansado também, está todo mundo cansado“, concluiu. Minutos antes de encerrar o telejornal, o apresentador ainda falou sobre o jornalista Marcelo Magno Ribeiro que diagnosticado com a covid-19, esteve internado na UTI, respirando por aparelhos e agora se recupera em casa.


Compartilhe:


26 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), pode ficar em 2,6% neste ano, de acordo com o Relatório de Inflação divulgado hoje (26) pelo Banco Central (BC), em Brasília. Em 2021, a previsão é que a inflação suba para 3,2%, chegando a 3,3%, em 2022.

No relatório, o BC faz projeções considerando quatro cenários com expectativas para a taxa básica de juros, a Selic, e para o câmbio. Para essas estimativas, foram consideradas as projeções do mercado financeiro relativas aos finais de ano para a taxa Selic (3,75% ao ano, em 2020, 5,25% em 2021 e 6% em 2022), e para o câmbio (R$ 4,35, em 2020, e R$ 4,20, em 2021 e 2022).


Compartilhe:


26 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Ministério da Saúde atualiza dados sobre o novo #oronavírusMais R$ 600 milhões estão sendo liberados para estados e municípios a fim de reforçarem o plano de contingência para o enfrentamento da pandemia de coronavírus (covid-19). Outros R$ 400 milhões já haviam sido enviados a todos os estados este mês.

A orientação do Ministério da Saúde é que cada estado defina com as prefeituras os valores destinados a cada município. O dinheiro poderá ser utilizado em ações de assistência, inclusive para abertura de novos leitos ou custeio de leitos já existentes nos estados e municípios.

“Nós vamos repassar R$ 600 milhões aos municípios de acordo com a pactuação local. Cada estado vai fazer hoje a sua divisão, de como vai fazer a alocação dos recursos”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.


Compartilhe:


26 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

japãoO governo do Japão fez sua avaliação mais sombria da economia em quase sete anos, dizendo que as condições em março foram “severas”, com a pandemia de coronavírus fechando as fábricas e esfriando o consumo. Em um relatório mensal divulgado nesta quinta-feira, o governo cortou sua avaliação econômica e abandonou a linguagem que descreve a economia como “em recuperação” pela primeira vez desde julho de 2013.

O rebaixamento estabelece as bases para o Japão compilar um pacote de estímulo no próximo mês, que, segundo fontes, envolverá gastos de pelo menos 137 bilhões de dólares para amortecer o golpe da pandemia. “A economia do Japão está em uma situação grave, extremamente deprimida pelo coronavírus”, afirmou o relatório. “As condições provavelmente permanecerão graves devido à influência da doença.”


Compartilhe:


26 mar 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CORONAVÍRUSO número de norte-americanos que solicitaram auxílio-desemprego saltou para um recorde de mais de 3 milhões na semana passada. As medidas severas para conter a pandemia de coronavírus paralisaram repentinamente o país, desencadeando uma onda de dispensas que, provavelmente, pôs fim ao mais longo boom de emprego na história dos Estados Unidos. Economistas dizem que a economia já está em recessão. Os pedidos de auxílio-desemprego são o indicador mais forte do mercado de trabalho.

O relatório semanal de pedidos de auxílio-desemprego do Departamento do Trabalho nesta quinta-feira ofereceu a evidência mais clara sobre o devastador impacto do coronavírus na economia, que forçou o Federal Reserve (Banco Central norte-americano) a adotar medidas extraordinárias e levou o Congresso a correr para aprovar um pacote de estímulo de 2 trilhões de dólares.


Compartilhe:




WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com