17 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

horario-de-verao-2015-2016-comeca-dia-18-g-09102015-085750Com a confirmação de que o horário de verão começará no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 4 de novembro, a recomendação é que os estudantes entrem no ritmo do novo horário, dormindo uma hora mais cedo, cerca de uma semana antes, para não serem prejudicados na hora da prova.

“A gente orienta os alunos a três, quatro dias antes do Enem, começarem a ajustar horário do sono. Uma coisa é chegar nervoso, outra é chegar cansado”, diz o professor de língua portuguesa do Colégio Único, Marcelo Freire.

Nos dias 4 e 11 de novembro, 5,5 milhões de estudantes em todo o país farão o Enem. No primeiro dia do exame (4/11), serão aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A aplicação terá 5h30 de duração. No segundo dia (11/11), haverá provas de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.


Compartilhe:


17 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Candidatos à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) têm reuniões hoje (17), no Rio de Janeiro e em São Paulo, com representantes da Igreja Católica e dos evangélicos, respectivamente. De manhã, Bolsonaro se encontra com o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, na sede da Arquidiocese, no bairro da Glória.

Também de manhã, Haddad tem encontro com pastores evangélicos, no Excelsior São Paulo Hotel, no centro da capital paulista. Os dois candidatos têm utilizado as redes sociais para enviar mensagens aos eleitores. Bolsonaro publica posts em que apresenta as propostas de governo e compara com as do adversário.


Compartilhe:


17 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

senadoO Senado rejeitou nesta terça-feira (16) o projeto que facilitava a venda de seis distribuidoras da Eletrobras. Por 34 votos a 18, os senadores derrubaram a matéria, que havia sido encaminhada ao Congresso pelo governo federal e tramitava em regime de urgência. A votação foi marcada por embate entre representantes de estados do Norte, que seriam atingidos pela medida, e líderes do governo. Com a rejeição, a matéria deixa de tramitar no Congresso Nacional.

Das seis distribuidoras incluídas na proposta, o governo já realizou o leilão de quatro: Companhia Energética do Piauí (Cepisa), leiloada em julho; Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e Boa Vista Energia, que atende a Roraima, em agosto. As outras duas são a Amazonas Distribuidora de Energia, cujo leilão tinha sido adiado para a semana que vem, e a Companhia Energética de Alagoas, onde uma decisão judicial suspendeu a privatização.


Compartilhe:


17 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

HaddadO candidato à Presidência pelo PT, Fernando Haddad, disse ontem (16) que, caso vença as eleições, pretende mudar toda a atual equipe econômica. Ele enfatizou que essa é uma das diferenças que marcam, no segundo turno, as propostas dele e do adversário do PSL, Jair Bolsonaro. “Ao contrário do Bolsonaro, nós decidimos não manter ninguém da equipe econômica do Temer no nosso governo. A partir do dia 1º de janeiro, a equipe do Temer sai e entra uma nova equipe”, ressaltou em entrevista coletiva.

Jair Bolsonaro e seu coordenador de programa econômico, Paulo Guedes, já fizeram elogios públicos ao presidente do Banco Central, Ilán Goldfajn, e o consideraram “excelente nome” para seguir no cargo. Guedes também elogiou o atual secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. Paulo Guedes já disse em entrevistas que terá total liberdade para montar sua equipe, caso Bolsonaro vença – e ele não excluiu aproveitar “extraordinários quadros” do setor público.


Compartilhe:


17 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

jair-bolsonaroO candidato Jair Bolsonaro (PSL) disse hoje (16) que não haverá  “cavalo de pau” na economia no primeiro ano de seu governo, caso seja eleito. A declaração foi dada à Rede SBT ao ser indagado sobre o que fará para diminuir o número de cerca de 13 milhões de desempregados no país. “Não tem resposta imediata. Nós temos de facilitar a vida de quem produz para [que possa] dar emprego”, avaliou o candidato.

Bolsonaro considera a carga tributária muito alta tanto para pobres, como para ricos e descartou o aumento de impostos. “Se você aumentar a carga tributária por aqui – como a França fez no governo anterior e o capital foi para a Rússia -, o capital vai fugir daqui”, comparou.


Compartilhe:


17 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Carlos-EduardoEm reunião com entidades médicas nesta terça-feira (16), o candidato Carlos Eduardo (PDT) garantiu que seu primeiro objetivo ao assumir o Governo do Estado será pagar em dia ao funcionalismo público, adotando medidas de equilíbrio financeiro, combatendo desperdícios e promovendo ajuste fiscal, sem demissão de servidores.

Carlos Eduardo recebeu apoio do presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira, que o chamou de “futuro governador “ e fez críticas ao PT. “A categoria médica está empenhada em sua eleição e vamos às ruas votar 12 (Carlos Eduardo) e 17 (Bolsonaro para presidente)”, complementou o dirigente sindical.

O presidente da Associação Médica, Marcelo Cascudo e o presidente do Conselho de Medicina, Marcos Lima, também elogiaram a capacidade administrativa do candidato.


Compartilhe:


17 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

marinhaO Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) abriu processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais (SMV-OF) da Marinha do Brasil. São oferecidas 29 vagas para ensino superior, distribuídas pelos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, que compõem a área de jurisdição do Com3ºDN.

O período de inscrições vai de 16 a 31 de outubro e valor da taxa de inscrição é de R$ 127,00, podendo ser paga até 13 de novembro. As vagas são para candidatos, homens e mulheres, com mais de 18 anos no dia 31 de dezembro de 2019.

O SMV é um vínculo entre o militar e a Marinha, que é renovado anualmente até período máximo de oito anos, sem a possibilidade de estabilidade. O salário bruto inicial é de cerca de R$11 mil, já contando com gratificações.

Os interessados devem entrar no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, clicar em “Serviço Militar Voluntário”, escolher o Distrito Naval para o qual desejam concorrer e acessar o link da sua inscrição e o respectivo Aviso de Convocação.

Vagas para o RN

Nutrição (2)
Enfermagem (1)
Fisioterapia (1)
Comunicação Social – Jornalismo (1)
Psicologia (1)
Engenharia Ambiental (1)
Engenharia de Telecomunicações (1)
Engenharia de Produção (1).


Compartilhe:


17 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

maconhaO Canadá legaliza a partir desta quarta-feira (17) o uso recreativo da maconha. Pela lei, os canadenses podem comprar e cultivar. A discussão se estende no país há dois anos e integrou a plataforma de campanha eleitoral do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em 2015. Desde 2001, o uso da maconha era autorizado para fins medicinais. O Senado do Canadá aprovou a legalização do uso recreativo da maconha em junho.

Pelas normas, os canadenses precisam ter 18 anos para comprar maconha. Porém, há províncias que elevaram a exigência da idade para 21 anos, como Quebec. Não é autorizado fumar em locais públicos. É permitido o porte de até 30 gramas por pessoa e o cultivo de quatro plantas em casa. Em algumas províncias, há limites para o lucro, como Newfoundland, que fixou em 8% o total. O Canadá se tornou o segundo país do mundo a legalizar o uso da maconha para fins recreativos, depois do Uruguai, que adotou a medida em 2013.


Compartilhe:


17 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

cartazCaicó receberá, pela primeira vez, o Dia Internacional da Animação, que irá exibir mostras de curtas-metragens de animação, nacional e internacional. O evento, que terá entrada franca, será realizado dia 26 de outubro (sexta-feira), nos turnos da manhã (7h30 às 11h) e tarde (13h30 às 17h), no Centro Cultural Adjuto Dias.

O coordenador local do Dia Internacional da Animação é o jornalista Raildon Lucena, idealizador do Festival de Cinema Curta Caicó. Segundo ele, a participação de Caicó no evento é mais um incentivo para o audiovisual local, proporcionando a exibição de curtas-metragens nacionais e internacionais para o público local.

O Dia Internacional da Animação gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como também em muitas cidades do interior do Brasil que não tem salas de cinema.

A data é comemorada oficialmente em 28 de outubro. Mas, em decorrência do segundo turno das eleições, a produção autorizou às coordenações locais a escolher datas alternativas. Em Caicó, a realização é da Referência Comunicação com apoio do Centro Cultural Adjuto Dias, Fundação José Augusto e Governo do RN.


Compartilhe:


17 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

eleiçãoO Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) informou que o tempo médio de votação por eleitor no estado no primeiro turno das Eleições ocorridas no último dia 7 foi de 01 minuto e 07 segundos.

A informação foi divulgada durante reunião com os juízes eleitorais do estado. O encontro ocorreu na sede do tribunal e tratou das experiências vivenciadas no primeiro turno das Eleições 2018 e o apontamento das soluções desejadas para agilizar a execução no segundo turno, que ocorre em 28 de outubro deste ano.

Na abertura do evento, o presidente do TRE/RN, Desembargador Glauber Rêgo, destacou as conquistas positivas da Justiça Eleitoral potiguar no primeiro turno das eleições. O RN foi o primeiro estado do Nordeste a realizar a totalização de votos e o 12º no Brasil.


Compartilhe:


17 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

transitoO Governo do Rio Grande do Norte publicou nesta terça-feira, 16, um decreto que regulamenta a Lei Estadual nº 10.401, de 10 de julho de 2018, que disciplina o programa de recuperação de créditos tributários de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo a publicação, o programa de recuperação de créditos tributários consiste na redução parcial de valores de multas e demais acréscimos legais, para pagamento integral à vista ou parcelado, conforme condições estabelecidas neste Regulamento, abrangendo créditos relacionados ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), inscritos ou não em dívida ativa.

O programa abrange os créditos que nunca foram objeto de negociação, os saldos remanescentes de parcelamentos e de reparcelamentos anteriores e os saldos relativos aos parcelamentos em curso, caso este em que deverá ser formalizado pedido de resilição pelo devedor.


Compartilhe:


17 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

temer apa show 2018A Polícia Federal entregou na tarde desta terça-feira (16) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o relatório final do inquérito dos Portos, que indicia o presidente Michel Temer por organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Além de Temer, a PF indiciou outras dez pessoas, entre as quais a filha dele, Maristela Temer, e o coronel João Baptista Lima Filho, amigo do presidente. A Polícia Federal pediu o bloqueio de bens de todos os suspeitos e a prisão de quatro deles. O indiciamento significa que a Polícia Federal concluiu haver indícios suficientes dos crimes imputados aos investigados.

O caso foi encaminhado pelo ministro do Supremo Luís Roberto Barroso para a Procuradoria Geral da República (PGR), que tem até 15 dias para se pronunciar por meio de parecer e decidir se apresenta ou não denúncia à Justiça. Se a PGR denunciar Temer ao STF, a Câmara dos Deputados terá de autorizar o prosseguimento do processo.


Compartilhe:


17 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

WhatsAppA 12 dias do segundo turno das eleições, o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reúne na tarde desta terça-feira, 16, por teleconferência com representantes do WhatsApp para discutir a proliferação de notícias falsas no aplicativo.

O WhatsApp entrou na mira do conselho após o impacto da disseminação de “fake news” no primeiro turno das eleições, que atingiram inclusive a imagem da Justiça Eleitoral e lançaram suspeitas sobre a lisura do sistema eletrônico de votação. Procurado pela reportagem, o WhatsApp não se pronunciou.

Para conselheiros ouvidos reservadamente pela reportagem, a Corte Eleitoral subestimou o impacto da proliferação de notícias falsas durante a campanha e está “atuando a reboque dos fatos”. Já ministros do TSE divergem na avaliação sobre o papel do tribunal no enfrentamento do problema.

“O TSE tomou as providências que lhe cabia. No mais, não pode um tribunal agir de ofício, tem de ser provocado pelos interessados e prejudicados, o que está acontecendo muito pouco”, disse à reportagem o ministro Admar Gonzaga.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

eleiçõesO ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse hoje (16) que todas as denúncias feitas por cidadãos nas seções eleitorais sobre irregularidades no processo de votação serão registradas em tempo real e disponibilizadas on-line para acompanhamento da apuração do caso.

Jungmann e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, assinaram nesta terça-feira (16) um termo de orientação conjunta com diretrizes a serem seguidas por mesários e presidentes das seções eleitorais diante de denúncias sobre fraude nas urnas.

Nesses casos, os mesários e presidentes de seção deverão fazer o registro das denúncias e enviá-las em tempo real ao sistema da Justiça Eleitoral, por meio de uma funcionalidade acrescentada ao aplicativo Pardal, que já se encontra disponível.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Brasil X ArgentinaO Brasil encarou uma renovada Argentina, em amistoso disputado nesta terça-feira em Jeddah, na Arábia Saudita, e voltou a apresentar um desempenho decepcionante. Mas foi salvo por Miranda, que garantiu o triunfo por 1 a 0 já nos acréscimos do segundo tempo e manteve os 100% de aproveitamento da seleção após a Copa do Mundo da Rússia.

O clima de clássico tão citado de ambos os lados ficou apenas nas jogadas mais ríspidas e o que se viu em campo foi um futebol muito aquém da história deste confronto. O empate por 0 a 0 representava bem o que se viu em campo, mas na jogada aérea, aos 47 da etapa final, a seleção arrancou a vitória.

Foi mais uma atuação fraca da equipe de Tite depois da decepção na última Copa do Mundo. Antes, a seleção havia obtido três vitórias em três amistosos, mas contra os fracos Estados Unidos (2 a 0), El Salvador (5 a 0) e Arábia Saudita (2 a 0), sem empolgar em nenhuma destas partidas.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

coronel azevedoEleito deputado estadual com 27.606 votos, o Coronel André Azevedo(PSL) disse nesta segunda-feira(15/10) em Parnamirim que a vitória de Carlos Eduardo para governador e Jair Bolsonaro para presidente será um “choque de ordem na segurança pública” e o fim do derramamento de sangue das mortes de inocentes e policiais. “O segundo turno é a luta do bem contra o mal”.

Azevedo participou do ato de apoio do prefeito Rosano Taveira e 13 vereadores a Carlos Eduardo e comparou os candidatos ao Governo do Estado. “Carlos Eduardo apoia a família, é um administrador competente, defende a lei, enquanto sua adversário tem apoio de chefe de facção criminosa gravado. Gravação considerada verdadeira pela Secretaria de Segurança Pública. Vamos comparar e votar Carlos Eduardo contra a violência e não a favor dos bandidos”.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

LEI SECAA Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) autuou 111 motoristas administrativamente por dirigir sob influência de álcool e prendeu três durante duas grandes blitzen realizadas em Natal e Parnamirim durante o feriadão. As informações foram divulgadas pela coordenação da Operação nesta terça-feira (16). No total, 1078 condutores foram alvos da fiscalização e realizados 47 autos por infrações por motivos diversos com três veículos apreendidos.

A primeira intervenção ocorreu na madrugada do sábado (13) quando todos os policiais da Operação Lei Seca foram empregados na fiscalização de alcoolemia na Avenida Engenheiro Roberto Freire, zona Sul de Natal. Nesta ação, 648 motoristas foram abordados, sendo 55 autuados administrativamente por se recusarem a fazer o teste de alcoolemia ou por terem soprado resultado positivo inferior a 0,34 mg/l e dois condutores foram presos por ter sido constatada quantidade igual ou superior a 0,34mg/l no teste. Nessa mesma operação, foram ainda confeccionados outros 25 autos por infração e dois veículos foram removidos ao pátio do Detran por irregularidades.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

GIL GOMESO jornalista e radialista Gil Gomes morreu na madrugada desta terça-feira (16) em São Paulo, informou a assessoria do Hospital São Paulo. Famoso na crônica policial, ele tinha 78 anos.

Na noite de segunda, o jornalista passou mal em sua casa, no bairro Jardim da Saúde, Zona Sul da capital. Ele foi socorrido por equipe do Samu e levado para o pronto-socorro do Hospital São Paulo. A morte foi confirmada nesta madrugada.

Cândido Gil Gomes Jr. nasceu na Mooca, bairro de imigrantes italianos de São Paulo, em 1940. Dono de uma voz potente, começou a carreira jornalística aos 18 anos, em uma rádio, como locutor esportivo. Dez anos depois, na Rádio Marconi, passou a cobrir reportagens policiais.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

eleiçãoOs eleitores que não compareceram às urnas para votar nas eleições do último domingo, 07 de outubro, deverão justificar sua ausência ao pleito. A Justiça Eleitoral responde as dúvidas dos cidadãos que se enquadram nesta situação e orienta sobre como proceder. Diferente das pessoas que justificaram o voto no dia da eleição e não precisaram dizer o motivo de não votar, o eleitor que não esteve presente em seu domicílio eleitoral e não solicitou o voto em trânsito poderá justificar sua ausência, e apresentar razão, através do preenchimento do formulário Requerimento da Justifica Eleitoral (RJE), disponível na página do TRE/RN, na internet, através do link http://www.tre-rn.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral.

Além do formulário, o cidadão deve anexar os documentos que atestem o motivo que o impossibilitou de comparecer à votação. A entrega poderá ocorrer pessoalmente em qualquer cartório eleitoral, ou ainda, existe a possibilidade do documento ser enviado pelo correio para o juiz da zona eleitoral.

O eleitor pode justificar sua ausência pela internet utilizando o ‘sistema justifica’ na página do TSE ou dos tribunais regionais. No formulário online, é necessário inserir seus dados pessoais, declarar a causa do não comparecimento e anexar comprovante do impedimento para votar. Após esta etapa um protocolo gerado permite ao eleitor acompanhar o andamento do processo até decisão do juiz eleitoral. A justificativa será registrada no histórico do eleitor junto ao cadastro eleitoral. Vale ressaltar que aquele que não votou em primeiro turno e nem justificou fica impedido de exercer o voto no segundo turno, marcado para o dia 28 de outubro.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

POLÍCIA FEDERALA Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16) uma operação de combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Rio Grande do Norte. A ação, que foi denominada ‘Narco Trucks’, contou com o apoio de policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

Segundo a PF, 20 mandados judiciais de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva, além de medidas de sequestro de bens e bloqueios de contas dos suspeitos, foram cumpridos nas cidades de Natal, São José de Mipibu, Tibau do Sul, Parnamirim, Macaíba, Brejinho e Baía Formosa.

As investigações tiveram início em 2017, e levaram a Polícia Federal a apreender, em abril deste ano, aproximadamente 30 quilos de cocaína na zona rural de Macaíba, na Grande Natal. Na ocasião, os agentes também encontraram rascunhos e documentos da contabilidade de traficantes detidos em flagrante.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

GASOLINAOs preços da gasolina, do diesel e do etanol encerram a semana passada em alta, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgado nesta segunda-feira (15). O preço da gasolina ao consumidor subiu 0,47%, para R$ 4,722, e renovou a máxima do ano. Foi o sétimo aumento seguido. A ANP chegou a encontrar o litro da gasolina vendido a R$ 6,290.

A alta foi registrada apesar da Petrobras ter reduzido o preço da gasolina vendida às distribuidoras em 3,02% no período, de R$ 2,2159 em 5 de outubro para R$ 2,1490 no dia 12 do mesmo mês. A pesquisa também mostrou que o preço do diesel avançou 1,23% na semana. O litro do combustível chegou a R$ 3,712. Também foi o sétimo aumento consecutivo. Já o preço do etanol teve alta de 1,64%, para R$ 2,914.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

carlos eduardoO prefeito de Parnamirim(Grande Natal), Rosano Taveira e 13 vereadores declararam apoio à candidatura do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo(PDT) no segundo turno. O anúncio ocorreu no bairro Cohabinal na noite de segunda-feira(15/10) também com presença do deputado estadual eleito Coronel Azevedo(PSL), representando a aliança com o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL)

Carlos Eduardo, que venceu em Parnamirim no primeiro turno por diferença de 7 mil votos e quer ampliar a maioria: “Parnamirim nos deu grande vitória no primeiro turno, agora certamente ampliará em muito a diferença em nosso favor com a chegada de tantos apoios valorosos.”

Além do prefeito Taveira, anunciaram voto para Carlos Eduardo a vice-prefeita Elienai Cartaxo, Presidente da Câmara Municipal, Irani Guedes e vereadores: Abidene Salustiano, Pastor Alex, Binho de Ambrósio, Léo Lima, Thiago Cartaxo, Diniz, Betinho da Mala, Vandilma, Rogério Santiago, Jeová, Doutor Yuri e Maurício Veículos.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Festa Ex-Aluno ESTA Festa dos Ex-Alunos do Educandário Santa Teresinha será realizada no próximo dia 20 de outubro, a partir das 14h, segundo sábado da Festa do Rosário de Caicó e contará com animação de Rodolfo Lopes, Naldinho Cunha e Luiz Carlos. O repertório será montado com músicas dos anos 80, 90 e 2000.

De acordo com Pedro Gurgel, que é da comissão de organização do evento, o grande sucesso da festa em 2017, fez com que a equipe organizasse novamente o reencontro, “Com o sucesso da festa em 2017 não poderíamos deixar de realizar mais esse reencontro. Tenho certeza que assim como em 2017, nossa festa em 2018 será ainda melhor”, destacou.

Além das atrações musicais, o evento também terá sorteios e algumas atrações surpresa para interagir com os participantes. As senhas da Festa do Ex-Aluno do Santa Teresinha já estão à venda na Ótica Rio e com comissários e quem adquirir concorrerá a um final de semana na paradisíaca São Miguel do Gostoso.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

gabarito ifrn 22 15A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou na manhã desta segunda-feira, 15, o gabarito preliminar das provas do Exame de Seleção.

O certame ocorreu no último domingo, 14, e dá acesso aos Cursos Técnico Integrados em 2019. O candidato interessado em interpor recurso deve fazê-lo entre as 10h e as 23h59 de terça-feira (16) na Área do Candidato no Portal do Candidato.

Segundo a Coordenadoria de Acesso ao Discente (Cadis), 1.658 candidatos inscritos no exame não compareceram, gerando uma ausência de 7,5% dos inscritos. Um total de 21.985 estudantes em todo o estado se inscreveu para o processo seletivo.

link para o gabarito está na página do edital.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

HaddadO candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, defendeu nesta segunda-feira (15) um governo de coalizão e disse que vai propor uma reforma da Previdência sem privilégios.

No primeiro compromisso do dia, Fernando Haddad parabenizou os professores e aproveitou para defender a escola em tempo integral. Ele criticou o ensino à distância para crianças e disse que pretende aumentar ao tempo na escola para sete horas por dia.

“A educação à distância para o ensino fundamental criará um problema sério no país, criaria um problema muito sério, que é a não convivência das crianças. Toda a perspectiva do mundo é a educação em tempo integral, ou seja, manter a criança na escola em tempo integral para que ela possa conviver, se socializar, construir a sua própria personalidade”, afirmou.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

jair-bolsonaroO candidato do PSL, Jair Bolsonaro, defendeu nesta segunda-feira (15) a redução da maioridade penal e o fim das “saidinhas das prisões”. Jair Bolsonaro saiu de casa às 10h30 e foi visitar o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio, o Bope. Ele não falou com a imprensa, mas publicou nas redes sociais um vídeo do encontro dele com os policiais. Em um discurso de cerca de cinco minutos, Bolsonaro voltou a defender proteção judicial para policiais que matam em serviço.

“Nós temos que preservar a vida humana das pessoas de bem e eles são as pessoas de bem. Quando criticam, eu até falo: ‘se não tá bem com a Polícia Militar, imagine sem ela?’. Então, nós temos que mudar isso daí. E mudar como? Pelo exemplo. Tendo gente do nosso lado que trabalhe para segurança visando preservar a vida dos policiais. O excludente de ilicitude não é apenas para os policiais é para todo cidadão de bem. Isso existe na legislação americana. A gente está costurando em Brasília, partindo do princípio que vai se eleger, né? Como aprova para que vocês tenham paz, após a missão têm que ser condecorados e não processados. Acho que só dessa forma nós podemos mudar o destino do Brasil”.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

deputadosDeputados e senadores foram convocados para sessão conjunta do Congresso Nacional nesta quarta-feira (17), que deverá apreciar 16 vetos presidenciais. Na pauta de votações, está o veto ao projeto de conversão da Medida Provisória 827/18, que regulamenta o plano de carreira dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

O presidente Michel Temer vetou o aumento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. O piso passaria de R$ 1.014 para R$ 1.550 mensais após três anos. Em 2019, seria de R$ 1.250 e em 2020,de R$ 1.400. O salário de R$ 1.550 valeria a partir de 1º de janeiro de 2021.

O Palácio do Planalto entende que aumento salarial aprovado pelo Congresso viola iniciativa reservada ao presidente da República no que diz respeito à criação de cargos e aumento de sua remuneração. Segundo o governo, também desrespeita a emenda constitucional que estabelece o teto de gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), criando despesa sem indicar estimativa de impacto.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

HORÁRIO DE VERÃOO Palácio do Planalto informou nesta terça-feira (15) que o início do horário de verão será mantido no dia 4 de novembro, cancelando um novo adiamento.

Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado para novembro em virtude do segundo turno das eleições. No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar que adiou o início do horário de verão para o dia 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Enem. O exame será aplicado em dois domingos. O primeiro deles será o dia 4 de novembro.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, já contava com o adiamento e chegou a comemorá-lo. “Candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas! Caso o horário de verão iniciasse no primeiro dia de provas do Enem, como estava previsto, muito provavelmente acarretaria prejuízos aos participantes”, disse nas redes sociais no início de outubro.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

celularEm três meses, foram registradas 1,6 milhão de trocas de operadoras de telefonia, a chamada portabilidade numérica, segundo dados divulgados nessa segunda-feira (15) pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), administra a portabilidade numérica no país. A portabilidade permite aos usuários de serviços de telefonia fixa e móvel manter o mesmo número ao decidir trocar de plano e de operadora,

Os números se referem ao período de julho a setembro. No período, 344,71 mil (20%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,34 milhão (80%) demandadas por titulares de telefones móveis.

De acordo com a ABR Telecom, os dados são semelhantes aos registrados em setembro do ano passado, quando migraram também 1,6 milhão de linhas, sendo 387,8 mil de fixas e 1,2 milhão de móveis. No primeiro semestre deste ano, foram efetuadas 3,13 milhões de transferências entre operadoras de telefonia fixa e móvel foram efetivadas no país sem alteração do número de identificação do usuário.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

temerPesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (15) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Michel Temer (MDB): Ótimo/bom: 5%, Regular: 19%, Ruim/péssimo: 74% e Não sabe/não respondeu: 2%.

Na pesquisa anterior do Ibope, divulgada em 6 de outubro, 79% consideravam o governo “ruim/péssimo”; 15%, “regular”; e 4% o avaliavam como “bom/ótimo”.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

bolsonaro e haddadNova pesquisa de intenção de votos do Ibope indica que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 59% das preferências contra 41% das menções a Fernando Haddad (PT), considerando apenas os votos válidos, não computando as respostas de votos em branco, nulo ou indeciso.

Levando em conta todas as respostas da pesquisa de opinião, Bolsonaro lidera com 52% das intenções de voto e Haddad tem 37% das preferências. Conforme o levantamento, 9% responderam estar dispostos a anular ou votar em branco, e 2% disseram não saber ou não quiseram responder.

Votos convictos

Além de perguntar aos entrevistados quem é seu candidato preferido, o Ibope procurou medir o potencial de voto de cada um dos concorrentes. Após citar o nome de cada um dos candidatos, os entrevistadores perguntaram se votariam em cada um dos candidatos “com certeza”, se “poderiam votar” ou “se não votariam de jeito nenhum”. Jair Bolsonaro é o candidato com mais votos declarados e convictos: 41% disseram que votariam nele “com certeza”. O percentual de voto “certo” em Haddad é de 28%.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Segundo dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, o Rio Grande do Norte registrou redução no índice de acidentes no ambiente de trabalho. Em 2014, foram registrados 13,76 casos a cada mil vínculos empregatícios. O número caiu para 11,41 no ano de 2016. Os dados mostram uma redução superior a 17%.

Na opinião do Gerente da área de Saúde e Segurança na Indústria do SESI do Rio Grande do Norte, Gustavo Adolfo Lima, a questão de saúde e segurança no ambiente de trabalho é fundamental para as empresas pois possui relação direta com a produtividade das organizações.

“Hoje, a gente trabalhando dessa maneira, preocupados com a saúde e segurança do trabalhador, a gente está zelando, primeiramente, pela integridade dos nossos colaboradores, óbvio, e também colaborando para melhorar nossos índices de produtividade. Uma vez um trabalhador com saúde em um ambiente laboral adequado, ele consegue gerar mais produção”.


Compartilhe:


16 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

militarO Tribunal Regional Eleitoral deve solicitar tropas federais para o segundo turno das eleições apenas para 72 municípios do RN. No primeiro turno, as Forças Armadas fizeram a segurança em 97 localidades do estado. A informação foi confirmada durante reunião de juízes eleitorais na tarde desta segunda-feira (15), na sede do TRE.

O presidente do Tribunal, Glauber Rêgo, informou também que pretende contar com a mesma estrutura de segurança para o dia 28 de outubro. Para os juízes, a redução no número de municípios se deve por se tratar de um pleito mais simples e tranquilo.

O pedido segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que seja autorizado o envio do exército. No mais, as forças estadual e municipal (guarda municipal) serão mantidas.

Ao longo da tarde, foram realizadas explanações sobre temáticas envolvendo o dia da votação. A Procuradora Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Cibele Benevides, trouxe explicações sobre fake news e destacou as orientações gerais sobre esse assunto.


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

urna EleitoralAs eleições de 2018 têm movimentado o debate político na sociedade, e a internet é um dos principais locais de manifestação. O Portal e-Cidadania do Senado registrou um aumento de acessos da população, principalmente nas propostas que foram tema de debate nas campanhas eleitorais.

Na semana passada, por exemplo, a consulta pública do PLS 515/2017, que criminaliza a homofobia, recebeu mais de 200 mil votos em 24 horas. Já o PDS 175/2017,em prol da revogação do Estatuto do Desarmamento, soma atualmente mais de 650 mil manifestações no portal.

O e-Cidadania existe justamente para possibilitar a participação do cidadão na atividade política, nas dimensões legislativa, representativa e fiscalizadora. No portal, as pessoas podem interagir de três formas: propondo e apoiando ideias legislativas, opinando sobre propostas em tramitação ou acompanhando eventos interativos, como audiências públicas, sabatinas e eventos abertos.


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

educaçãoO número de professores no Brasil passa de 2,5 milhões, segundo censos educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) referentes a 2017. Desse universo, 340 mil professores estavam atuando. Hoje (15), no Dia do Professor, a Agência Brasil mostra as ideias de quem quer seguir a carreira e de docentes que não abrem mão da profissão.

Sobre a formação profissional dos que estavam em sala de aula, 4,3 mil têm diploma superior; 65,4 mil, especialização; 128,4 mil, mestrado; 143,4 mil, doutorado. Apenas 10 deles não tinham graduação.

A maior parte dos professores (2,192 milhões) é da educação básica, enquanto 349.776 são do ensino superior. As estatísticas educacionais contabilizam os profissionais uma única vez, independentemente de atuarem em mais de uma região geográfica, unidade da Federação, município ou etapa de ensino. Do total de professores, 345,6 mil estão na zona rural.


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

mensagens_para_outubro_rosaO Rio Grande do Norte contabiliza apenas nove municípios ofertando serviços de mamografia. Ao todo, são 27 mamógrafos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) – incluindo o sistema privado. Natal concentra 24% de toda a oferta de mamógrafos do Estado. A cada quatro equipamentos de exame clínico, um deles está na capital.

Atualmente, o serviço de mamografia está ativo em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Santa Cruz, Currais Novos, Parnamirim, São Gonçalo e Alexandria. As outras duas localidades estão em processo de contratação, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap).

Dos 27 mamógrafos, apenas cinco são capazes de identificar a posição exata do tumor para a realização de biópsia ou a retirada do tumor de forma precisa, que é chamada de estereotaxia. Os outros 22 são mamógrafos de comando simples, que realizam o exame preventivo e o diagnóstico precoce do câncer de mama.


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BOLETOComeçou a valer neste sábado (13) o novo limite para o pagamento de boletos, inclusive vencidos, em qualquer banco. A partir de agora, está liberado também o pagamento de contas atrasadas acima de R$ 100, por meio da nova plataforma de cobrança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Desde 25 de agosto, foi liberado o pagamento de boletos a partir de R$ 400. Os clientes com boletos sem registro na plataforma e que forem rejeitados deverão procurar o emissor do boleto para quitar o débito.

Com a inclusão e processamento desses boletos no sistema, a plataforma terá incorporado cerca de 3 bilhões de documentos, 75% do total emitido anualmente no país, calcula a Febraban. O restante, cerca de 1 bilhão de boletos, corresponde a documentos abaixo de R$ 100, que deverão estar integrados ao sistema em 27 de outubro.


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

br 226O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou na última quarta-feira (10), a segunda edição do Índice de Condição da Manutenção (ICM). O levantamento apontou piora no estado de conservação das rodovias federais no Rio Grande do Norte.

De acordo com o estudo, 60% das BR’s que cortam o estado apresentam um bom estado de conservação. No entanto, na primeira edição do ICM divulgado em 2017, o índice no estado chegou a 79%.

A pesquisa mostra ainda que o percentual de rodovias federais com conservação péssima saltou de 3% para 10% neste último levantamento. O regular subiu de 12%, no ano passado, para 18% neste ano e o ruim de 6% para 11%.

No Brasil, dos 57,2 mil quilômetros de rodovias federais pavimentadas no Brasil, sob administração do Departamento, 59% apresentam bom estado de conservação. O percentual divulgado pelo órgão representa o total de 33,7 mil quilômetros. Os dados mostram ainda que 18% das rodovias estão em estado regular; 10%, ruim; e 13%, péssimo.


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CARLOS EDUARDOO candidato a governador pelo PDT, ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, recebeu nesta segunda-feira(15/10) dois apoios importantes de prefeitos do Seridó e do Agreste. Hudson Pereira de Brito(PSD), de Santana do Seridó e Fernando Teixeira(PSDB) declararam voto no segundo turno para Carlos Eduardo por entender que somente a sua candidatura será capaz de livrar o Rio Grande do Norte “da incompetência e do desastre do PT”.

Quatro vezes prefeito de Santana do Seridó, Hudson Pereira traz com seu engajamento a vice-prefeita Tatiana Fátima(PSD), o presidente da Câmara Municipal, Juarez Bezerra(PSD) e outros vereadores: Sebastião Azevedo Berré(MDB), José Vicente(PSD), Luiz do Tuiuiú(PSD), Caio Cabral(PSD) e Ivan Dantas(PSD).

Do Agreste, o prefeito Fernando Teixeira(PSDB) está com Carlos Eduardo e veio com todo o seu grupo político: Vice-Prefeito Toinho de Venceslau(PSDB) e vereadores: Maria Fernanda, Naldo Picolé, Evânia Cristiane, Andson Carlos(PDT), Ednalva Paulino(MDB), Daíze Florêncio(PSD) e Maria da Pia(PSD).


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A cidade de Caicó recebe no dia 26 de Outubro o Circuito RN Solar, que irá acontecer nos 9 escritórios do SEBRAE RN para divulgar as oportunidades e auxiliar empreendedores na tomada de decisão quanto ao investimento em sistemas fotovoltaicos.

O Programa RN SOLAR visa orientar empreendedores para aproveitar as oportunidades advindas da energia solar fotovoltaica, seja como fonte energética que impacta na economia da conta de energia, seja como oportunidade de negócios para quem vende, fornece, instala e faz a manutenção dos sistemas fotovoltaicos.


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CNHA partir do dia 1º de janeiro de 2019, a Carteira Nacional de Habilitação vai passar por mudanças em todo o território brasileiro. A versão em papel, que já passou por modificações em sua estrutura para aumentar a segurança do documento, deixará de circular, e vai ser substituída por um cartão de plástico.

Apesar da definição já ter sido tomada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), unidades estaduais, como o Detran-RN, ainda não sabem como a mudança vai ser implementada. Prazos, valores e procedimentos ainda não foram definidos, e aguardam uma reunião, ainda sem data, para decidir os trâmites.


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PRFA Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta segunda-feira (15) o balanço da Operação Nossa Senhora Aparecida. Entre a quinta-feira (11) e o domingo (14), o órgão não registrou mortes nas rodovias federais que cruzam o Rio Grande do Norte. Ao todo, a PRF registrou 19 acidentes com 18 feridos.

No mesmo período do ano passado, foram registrados 21 acidentes com 21 pessoas feridas, além de seis mortes. A operação fiscalizou ainda 2.416 veículos e 2.559 pessoas no estado. Ao todo, foram feitas 697 autuações por causa de diversas infrações.


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

bancoO Banco do Brasil liderou o ranking de reclamações contra instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes no terceiro trimestre, informou hoje (15) o Banco Central (BC). Para fazer o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão.

Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações da instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes. O resultado é, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituição financeira. Com esse cálculo, o Banco do Brasil ficou com índice 25,22. O conglomerado BB tem mais de 63 milhões de clientes.


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

O caicoense Robson Targino morreu na madrugada desta segunda-feira (15), vítima de atropelamento em Natal. Robson foi, por muitos anos vendedor da Ford em Caicó. De acordo com informações da própria Família, com o impacto do atropelamento, Robson teve as duas pernas fraturadas, chegou a ser socorrido para o Hospital Walfredo Gurgel, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

educação“Meu sonho mesmo é dar aula para o ensino médio, pode ser em escola estadual,  municipal ou particular”, diz Lucas dos Anjos Castro, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Botelho Reis, em Leopoldina, Minas Gerais. “Eu me vejo como professor, igual aos meus, na correria, rodando para lá e para cá, entrando em uma sala e outra. É o que eu gosto”.

O sonho com a carreira docente, como o de Castro, é cada vez mais raro. De acordo com levantamento feito pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), com base nos dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2015, apenas 3,3% dos estudantes brasileiros de 15 anos querem ser professores. Quando se trata daqueles que querem ser professores em escolas, na educação básica, esse percentual cai para 2,4%.


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PMEntre os eleitores do Rio Grande do Norte, 33,12% consideram que “tratar de segurança” é o mais importante nas primeiras ações do futuro governador. Esse foi o percentual constatado pela pesquisa Fiern/Certus, na sondagem sobre a agenda futura que deve ser priorizada pelo eleito neste segundo turno.

Os números mostram que além de segurança, a saúde pública também é considerada prioritária pelos potiguares. Diante da pergunta sobre o que considera mais importante como primeira ação, 26,52% responderam “tratar da saúde”.

“Tratar de educação’ foi a resposta dada por 8,44% dada, enquanto 5,11% responderam “tratar das finanças do Estado”. Afirmaram que todos esses temas são importantes 26,03%, não sabe 0,64%, e não respondeu 0,14%.

O maior percentual dos que se preocupam mais com segurança está na região Agreste/Trairi, onde as respostas com esse tema vai a 43,59%, índice próximo dos que dão a mesma resposta na Grande Natal (40,22%).


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

TIMClientes da operadora TIM em diversas cidades do país relataram que o horário do relógio do celular foi adiantado de forma automática para o horário de verão nesta segunda-feira (15), provocando confusão. No Twitter, muitos reclamaram ter perdido uma hora de sono em pleno retorno de feriado e cobraram explicações da operadora.

Em resposta a questionamento feito em sua página no Facebook, a TIM encaminhou a seguinte mensagem: “Os aparelhos vinculados a operadora estão programados para a mudança que sempre ocorre referente ao horário de verão no mês de outubro, porém houve uma alteração na data devido as eleições, assim o novo horário só entrará em vigor no mês de novembro. Pedimos desculpas se causamos algum desconforto e, orientamos que você configure seu aparelho para o horário de Brasília”.


Compartilhe:


15 out 2018
 Por 
Blog do Seridó
 em 

coreiasAs Coreias do Norte e do Sul concordaram nesta segunda-feira (15) em começar a reconectar ligações ferroviárias e rodoviárias, em mais um passo na melhoria de relacionamento que os Estados Unidos temem minar os esforços para pressionar Pyongyang a abdicar de seu programa nuclear.

O acordo sobre as conexões de transporte surgiu durante conversas ocorridas no vilarejo fronteiriço de Panmunjom que visam capitalizar a cúpula realizada entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, no mês passado, a terceira cúpula entre os dos líderes neste ano.


Compartilhe:







Página 1 de 1.20812345...102030...Última »

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com