27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Black White Snow Christmas Year In Review CardO Departamento de Educação do Centro de Educação do Seridó (Ceres/UFRN) promove curso intermediário de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso, que é destinado aos alunos do Ceres, será realizado de 1º de fevereiro a 22 de março, nas segundas-feiras, das 19h às 22h. Serão ofertadas 30 vagas, e os interessados possuem até o dia 29 de janeiro para preencher o formulário de inscrição.

O objetivo da formação é ampliar o conhecimento e uso dos sinais que compõem a Libras e apresentar elementos gramaticais, como adjetivos, advérbios, pronomes, além de contemplar um conhecimento mais aprofundado sobre a cultura surda, considerando todos esses aspectos como elementos facilitadores para o diálogo com sujeitos surdos e ouvintes usuários da Libras.

Essa iniciativa do Ceres se faz importante, uma vez que a Língua Brasileira de Sinais ainda não é compreendida pela maioria dos brasileiros, desse modo, a comunicação com os surdos se torna inacessível.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

In this photo illustration the Exame Nacional do Ensino MéDiante da aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em meio a um período de pandemia e de adaptação a uma rotina de estudos remotos, uma startup potiguar conseguiu proporcionar ao aluno concluinte do ensino escolar uma facilidade: ter uma estimativa de seu desempenho no exame nacional.

Funcionalidade da plataforma Planejativo – startup vinculada à incubadora de empresas Inova Metrópole –, a calculadora permite simular notas em cada uma das áreas de conhecimento do Enem graças à Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) para a correção dos exames.

Além de saber as notas, os participantes também podem simular resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), basta que informem os cursos de interesse, instituições de ensino e modalidades de concorrência.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

13° salárioA governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta quarta-feira (27) que vai pagar o décimo terceiro salário atrasado de 2018 para toda a parcela de servidores que ainda resta receber. A quitação vai acontecer até o mês de novembro.

Segundo a gestora estadual, os servidores que não são da segurança pública e que ganham até R$ 3,5 mil vão receber nesta sexta-feira (29). Os da segurança já haviam recebido no dia 15 de janeiro. Os que ganham acima desse valor bruto, vão receber nos meses de maio e novembro deste ano.

As datas específicas e quais servidores receberão em cada mês ainda não foram divulgados pelo Executivo Estadual. A definição aconteceu após o encontro com o Fórum Estadual de Servidores. A folha de pagamento atrasada foi herdada da gestão estadual anterior.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaO diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta quarta-feira (27) que o governo federal ainda não fez uma solicitação formal para o lote extra de 54 milhões de doses da CoronaVac que está previsto no contrato firmado pelo Ministério da Saúde com a instituição. Covas afirma que pode priorizar a produção da vacina para a exportação, caso o pedido não seja feito em breve.

O contrato para a inclusão da vacina no Plano Nacional de Imunização (PNI) prevê a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, com entrega até abril. Mas há a possibilidade de solicitação de outros 54 milhões, totalizando 100 milhões. A vacina contra a Covid-19 é produzida em parceria pelo Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CAMINHONEIROS NA BR 427O presidente Jair Bolsonaro apelou hoje (27) aos caminhoneiros para que não façam greve. “Reconhecemos o valor dos caminhoneiros para a economia do Brasil. Apelamos para eles que não façam greve porque todos nós vamos perder, todos, sem exceção. Agora, a solução não é fácil, estamos buscando uma maneira de não ter mais este reajuste”, disse, após reunião no Ministério da Economia.

Ontem (26), a Petrobras reajustou o preço médio do diesel nas refinarias em 4,4% e há especulações sobre uma greve de caminhoneiros que aconteceria na próxima segunda-feira (1º). “A Petrobras segue uma planilha, tem a ver com preço do petróleo lá fora, tem a ver com variação do dólar. Ontem foi boa notícia, o dólar baixou R$ 0,20. Estamos estudando medidas, agora, não tenho como dar uma resposta de como diminuir impacto, que, na verdade, foram nove centavos no preço do diesel”, disse, ressaltando que não interfere na política de preços da empresa.


Compartilhe:




27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

colação-de-grau-22-01-21-1O ano de 2021 começou especial para 23 alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Em solenidade virtual extraordinária na manhã da última sexta-feira, 22, colaram grau estudantes dos cursos de Física, Ciências Biológicas e Direito, do Campus Universitário Central; Ciências Contábeis, do Campus Avançado Patu; e Odontologia, do Campus Avançado Caicó.

Presidida pela reitora em exercício Profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, a colação de grau foi realizada pela plataforma Google Meet e retransmitida no canal UERN Oficial no YouTube. O evento pode ser assistido AQUI.

A Comenda do Mérito Acadêmico, concedida a cada semestre letivo ao(s) concluinte(s) com o melhor desempenho estudantil, foi entregue aos formandos Victor Hiago Melo da Silveira (curso de Direito, do Campus Universitário Central) e Matheus da Silva Regis (curso de Odontologia, do Campus Avançado Patu).


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

befunky-collage-3-O Ministério Público solicitou a prisão do prefeito de Manaus, David Almeida, e da secretária da Saúde da capital, Shadia Fraxe, na ação que denuncia irregularidades na aplicação da vacina e no favorecimento de pessoas que teriam “furado” a fila do grupo prioritário da vacinação. O órgão ainda pede o afastamento de ambos dos cargos públicos.

A Rede Amazônica teve acesso ao documento com os pedidos de prisão, afastamento e busca e apreensão, redigido pela Procuradoria Geral do Ministério Público e enviado à Justiça do Amazonas.

O prefeito de Manaus, David Almeida, disse em nota estar “profundamente indignado com a atuação ilegal e arbitrária” de membros do Ministério Público e informou que “ingressará com as medidas cabíveis contra os responsáveis”.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaAs farmacêuticas Pfizer e BioNTech vão criar uma nova dose de reforço da vacina contra Covid-19 desenvolvida por elas. A intenção é que a nova fórmula consiga combater variantes do coronavírus, informou a agência de notícias Reuters na terça-feira (26). A informação foi dada em primeira mão pela “Bloomberg News”.

A empresa disse à Reuters, entretanto, que os estudos necessários para avaliar a injeção de reforço ainda não foram determinados junto a agências regulatórias. A Pfizer também afirmou que já está se preparando para “responder rapidamente” se alguma variante do vírus “mostrar evidências de escapar da imunidade” gerada pela vacina.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Sete pacientes do Amazonas recebem alta do Hospital de Campanha de Natal _JOANA_LIMA (1)O Hospital de Campanha de Natal concedeu alta, na tarde desta quarta-feira (27), a sete pacientes do Amazonas que estavam em tratamento da Covid-19 na capital potiguar. A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), foi responsável pelo tratamento adequado na unidade hospitalar e também realizou o traslado até o Aeroporto Aluísio Alves. Os pacientes embarcam esta noite em voo comercial para Manaus, com passagens custeadas pelo Governo do Amazonas e Ministério da Saúde (MS).

“Estou muito feliz em poder contribuir, através do nosso Hospital de Campanha, para salvar as vidas de nossos amigos amazonenses. Aqui eles tiveram acesso a medicamentos, oxigênio, equipe multiprofissional e toda terapêutica necessária para ficarem curados dessa doença. Estamos sempre à disposição para colaborar nessa luta de combate ao coronavírus junto ao Ministério da Saúde”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Marcus Vinicius Carvalho, de 36 anos, também reconheceu a importância de Natal na sua recuperação. “Eu me senti seguro em vir para Natal, confiei na responsabilidade dos médicos e fiquei tranquilo. Só tenho a agradecer. Estou realizado por ter vencido essa doença com louvor”, indica.

De acordo com Thayna de Lima, de 24 anos, o Hospital de Campanha de Natal foi muito importante para o povo do Amazonas. “Natal representou uma chance de viver. Não tenho do que reclamar de nada aqui, de zero a dez, minha nota é 15. Só tenho a agradecer a Deus e dizer que se não fosse vocês eu estaria morta. Agora quero voltar em outra oportunidade para conhecer mais dessa cidade”, declara.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) conseguiu a condenação judicial do Estado para que regularize os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel. Assim, o Estado terá que dotar a divisão com recursos materiais imprescindíveis, como equipamentos e mobiliários. Em ação civil pública (ACP), o MPRN demonstrou a insuficiência de recursos materiais presentes nas UTIs, comprovando uma situação de irregularidade.

A decisão judicial determina que o Estado conclua em até 90 dias, processos administrativos para a aquisição de poltrona com revestimento impermeável; de refrigerador para guardar medicamentos; e de carrinho de urgência. Além disso, o Estado também terá que adotar todas as providências necessárias à abertura e conclusão do processo administrativo destinado à compra de dispositivos para transpor, elevar e pesar o paciente, no prazo de 100 dias.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A Câmara Criminal do TJRN manteve a prisão de um homem, acusado da prática de tráfico de drogas, detido após decisão da 1ª Vara da Comarca de Parnamirim, em fatos apurados nos autos do processo nº 0811420-90.2020.8.20.5124.

O novo julgamento é relacionado ao habeas corpus, movido em favor de um homem, para o qual a defesa alega, dentre outros pontos, fundamentação genérica e desprovida de dados concretos que sustentem a custódia e que existe a necessidade de um tratamento psicológico. Contudo, o órgão julgador entendeu de forma diversa ao HC.

Dentre as razões para a manutenção do que foi decidido em primeira instância, a Câmara destacou a observação da informação dada pelo próprio acusado, quando do interrogatório, de ter proximidade com integrantes de facção criminosa, indicando a necessidade de não ser colocado em cela com integrantes da facção rival.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BOLSONAROO presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (27) que tem a intenção de “influir” na presidência da Câmara por meio de deputados do PSL. Bolsonaro deu a declaração após uma reunião com deputados do partido, em conversa com apoiadores na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada.

“Viemos fazer uma reunião com 30 parlamentares do PSL e vamos, se Deus quiser, participar, influir na presidência da Câmara com esses parlamentares, de modo que possamos ter um relacionamento pacífico e produtivo para o nosso Brasil”, afirmou o presidente.

A eleição para a presidência da Câmara está marcada para a próxima segunda-feira (1º). O candidato de Bolsonaro é o deputado Arthur Lira (PP-AL), um dos líderes do Centrão. O adversário de Lira na disputa é Baleia Rossi (MDB-SP), candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

INSSO Ministério da Economia suspendeu, até 31 de março, a exigência do recadastramento de aposentados e pensionistas da administração federal e de anistiados políticos civis, como medida de proteção para o enfrentamento da pandemia de covid-19. Assim, a falta da prova de vida não afetará o recebimento dos proventos ou pensões pelos beneficiários.

A instrução normativa foi publicada hoje (27) no Diário Oficial da União e não se aplica ao recadastramento daqueles que já estão com o pagamento suspenso na presente data.

Os beneficiários que, porventura, tiverem o pagamento suspenso a partir de hoje, poderão solicitar o restabelecimento excepcional por meio da página do Sigepe (o sistema de gestão de pessoal do governo federal), pelo módulo de Requerimento do Sigepe, tipo de Documento “Restabelecimento de Pagamento – COVID19”. O beneficiário será comunicado por e-mail do deferimento de seu requerimento.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

enemO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga hoje (27) os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os participantes poderão conferir as respostas corretas do exame no site do Inep e no aplicativo do Enem. 

O Enem impresso foi aplicado nos dois últimos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame.

Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

O Ministério Público do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (27), a abertura de um inquérito civil em que questiona a possibilidade de adiamento das provas do concurso para os cargos de delegado, agente e escrivão de Polícia Civil. O MP deu um prazo de 15 dias para que a Comissão organizadora do concurso e a Secretaria Estadual de Saúde se pronunciem sobre a situação.

De acordo com o edital, as provas estão previstas para os dias 7 e 14 de março, porém, o promotor Vitor Emanuel de Medeiros Azevedo, da 70ª Promotoria de Justiça da comarca de Natal, instaurou inquérito civil para debater a necessidade do adiamento das provas, por causa da pandemia da Covid-19.

O documento do MP leva em consideração, o decreto estadual de calamidade pública por causa da Pandemia da Covid-19, com validade até 18 de abril de 2021. De acordo com o promotor, a Lei Estadual n.º 10.727/2020 determinou a suspensão das etapas e fases dos concursos públicos realizados anteriormente à publicação de calamidade pública até o término da vigência da calamidade.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

whatsapp-image-2021-01-27-at-07.29.38Um homem ficou gravemente ferido em um acidente envolvendo um carro e uma moto na RN-118, no município de Jucurutu, na noite desta terça-feira (26). Segundo informações do Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), o carro não foi encontrado no local e o condutor da moto foi socorrido em estado de grave para Natal.

O acidente aconteceu por volta das 22h no trecho da RN próximo a comunidade rural Aroeira, em Jucurutu, na região Seridó. De acordo com o DPRE, quando a equipe da polícia chegou ao local, só estavam a moto e a vítima caídas às margens da rodovia.

A polícia informou que pelas características do acidente, se trata de uma batida lateral de um carro com uma moto, mas o carro até agora não foi localizado. A vítima foi socorrida com vários ferimentos pelo corpo. O estado de saúde dele é considerado grave.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

EDUCAÇÃOA previsão das secretarias municipais e estadual de Educação é que as aulas da rede pública sejam retomadas em fevereiro, no Rio Grande do Norte. No entanto, menos de uma semana antes do prazo, ainda há uma série de impasses sobre o assunto. Diretores afirmam que falta estrutura necessária para garantir a estrutura sanitária mínima para professores e estudantes nas instituições durante a pandemia. Já o sindicato diz que os educadores não vão voltar ao trabalho presencial antes de serem vacinados.

O secretário de Educação do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques afirmou que espera que pelo menos 330 escolas estaduais, de um total de 615 instituições, retomem as aulas em formato híbrido na próxima segunda-feira (1º).

Essas são escolas que receberam o do PDDE Emergencial – um repasse do governo federal para reestruturação das unidades diante da pandemia. A outra parte não recebeu o recurso por inadimplência. Apesar disso, o governo afirmou que repassou mais R$ 5 milhões para que as escolas se preparem.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PFA Polícia Federal prendeu, no interior do Rio Grande do Norte, um homem de 46 anos condenado por tráfico de drogas que estava foragido da Justiça do estado de Goiás desde 2018. A prisão foi em em São Miguel, na região do Alto Oeste potiguar.

O caso aconteceu terça-feira (26), mas só foi divulgada pela corporação na manhã desta quarta-feira (27). Contra o homem, havia um mandado pela condenação, na 3ª Vara Criminal de Goiânia/GO, a uma pena de 9 anos de reclusão. Após a detenção, o apenado foi conduzido para a Cadeia Pública de Pau dos Ferros, onde permanece custodiado à disposição da Justiça.

De acordo com a PF, a prisão foi realizada pela Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado, coordenada pela Polícia Federal e composta por policiais federais, policiais civis, policiais militares e policiais penais federais, atuando em colaboração com a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Um policial militar foi vítima de assalto na noite desta terça-feira (26), no bairro de Capim Macio, na Zona Sul de Natal. Os bandidos levaram a arma dele, além do carro e outros pertences do militar. Ainda durante a noite, um suspeito foi preso em flagrante.

De acordo com informações da polícia, o PM estava de carro quando dois suspeitos que estavam em outro carro anunciaram o assalto. Eles levaram uma pistola calibre 380 com 2 carregadores municiados, a carteira, o celular e fugiram no carro do homem.

O policial vítima dos assaltantes, acionou as viaturas da PM que realizaram buscas e ainda durante a noite conseguiram localizar o carro e os suspeitos. Um deles conseguiu fugir. O outro foi preso em flagrante com todo material que tinha sido roubado.


Compartilhe:


27 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

2021-01-27t142528z-1881476280-rc2egl9b0jfv-rtrmadp-3-health-coronavirus-britainUma das fábricas que produz a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e a AstraZeneca em Wrexham, no norte do País de Gales, foi parcialmente esvaziada nesta quarta-feira (27), após receber um “pacote suspeito”, disse a companhia em um comunicado.

“Após o conselho de um especialista, retiramos as pessoas do local enquanto aguardamos uma investigação completa”, disse em nota a Wockhardt UK. A empresa é uma das responsáveis por envasar e armazenar o imunizante no Reino Unido.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

VACINAO governo de São Paulo afirmou nesta terça-feira (26) que os 5,4 mil litros de insumo para produção da vacina CoronaVac devem chegar ao Instituto Butantan no dia 3 de fevereiro. “Nós tivemos essa sinalização, de que a liberação desses lotes será feita de uma maneira muito rápida, começando por esses 5,4 mil litros que foram anunciados no dia de ontem [segunda-feira, 25] e chegarão aqui na próxima semana, com previsão do dia 3 de fevereiro”, afirmou Dimas Covas, diretor do Instituto.

Segundo Dimas Covas, com a chegada da matéria-prima, o Butantan produzirá, em 20 dias, cerca de 8,6 milhões de doses do imunizante. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta manhã, após uma conferência entre o governo paulista e o embaixador da China no Brasil, Yang Waning. De acordo com Dimas Covas, outros 5,6 mil litros estão em processo “avançado de liberação” pelo governo chinês. A expectativa do Instituto Butantan é a de receber, até abril, o total de insumo para produção das 40 milhões de doses contratadas.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Selecionados Seridó CineA organização do Seridó Cine – Festival Audiovisual anunciou os filmes selecionados para as mostras competitivas do festival, que será realizado em ambiente online, no período de 8 a 13 de fevereiro. Ao todo, serão exibidas cinquenta (50) obras audiovisuais divididas nas seguintes categorias: Mostra Clip, Mostra Arretada, Mostra Curta Arretada, Mostra RN Ficção e Mostra RN Doc. Para esta edição, o Seridó Cine conta com um recorte voltado apenas para produções audiovisuais nordestinas. Ao todo, o festival recebeu 325 produções audiovisuais.

A coordenação da curadoria ficou a cargo da jornalista, produtora, curadora e cineclubista Priscilla Urpia. Para ela, foi animador ver tantos filmes inscritos no Seridó Cine. “É uma constatação de que a região se insere no mapa das produções audiovisuais do país. São narrativas diversas que contam histórias e trazem filmes especiais. A missão de dar a ver essas obras foi um exercício de apresentar um recorte das produções nordestinas, tendo como objetivo principal trazer o maior número de representantes de diversos estados”.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaApontado como um dos principais defensores da vacina da Pfizer dentro do governo federal, o secretário de comunicação de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, procurou, nas últimas semanas, alguns empresários da iniciativa privada para estimulá-los a trazer a vacina do laboratório para o Brasil. A atuação está alinhada com uma mudança de tom de Jair Bolsonaro. Ontem, o presidente agradeceu à China pela exportação do imunizante da Coronavac para o Brasil e hoje defendeu a compra das vacinas por empresas.

Como a coluna informou, em dezembro Wajngarten participou de conversas com a Pfizer, na tentativa de destravar a compra da vacina desenvolvida pelo laboratório. O secretário culpa o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello pelas dificuldades na negociação.

Mesmo assim, o laboratório tem esperança de fechar negócio com o governo federal. Esse foi um dos motivos de a empresa não ter respondido a nota emitida no sábado (23) pelo Ministério da Saúde. O documento critica cláusulas apontadas como “abusivas”, diz que o acordo com a Pfizer “causaria frustração em todos os brasileiros” e que o número de 2 milhões de doses previstas para o primeiro trimestre é “considerado insuficiente pelo Brasil.”


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BOLSONAROO presidente Jair Bolsonaro disse hoje (16) que o governo federal apoia a iniciativa de empresários de importar, por conta própria, vacinas contra a covid-19 para imunizar seus funcionários. A afirmação ocorreu durante participação, por videoconferência, em um seminário sobre investimentos na América Latina, realizado pelo banco Credit Suisse.

“O governo federal é favorável a esse grupo de empresários para levar avante sua proposta para trazer vacina para cá, a custo zero, para o governo federal, para imunizar 33 milhões de pessoas. No que puder essa proposta ir à frente, nós estaremos estimulando porque, com 33 milhões de doses de graça, ajudaria e muito a economia e para aqueles que queiram se vacinar o façam para ficar livre do vírus”, disse Bolsonaro.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaA farmacêutica AstraZeneca, que desenvolve uma vacina contra o novo coronavírus em parceria com a Universidade de Oxford, informou hoje (26) que não tem doses disponíveis do imunizante para o mercado privado.

“No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility, não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado”, diz a nota. A Covax Facility é um consórcio internacional do qual o Brasil faz parte, para garantir a distribuição de vacinas a países mais pobres.

Mais cedo, ao participar de um seminário sobre investimentos na América Latina, o presidente Jair Bolsonaro disse que apoiaria uma iniciativa de empresários de importar, por conta própria, vacinas contra a covid-19 para imunizar seus funcionários.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

pazuelloO ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje (26) que o governo federal espera transferir do Amazonas para outros estados cerca de 1,5 mil pacientes infectados pelo novo coronavírus. Segundo o último balanço divulgado pelo governo do Amazonas, a lotação de hospitais públicos e privados de todo o estado em decorrência do aumento do número de casos, após as festas de fim de ano, motivou a transferência de 277 pacientes para 11 estados: Acre, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte e para o Distrito Federal.

“Nosso objetivo é chegar a algo em torno de 1,5 mil pessoas removidas”, afirmou Pazuello ao participar, em Manaus, da cerimônia de reabertura do Hospital Nilton Lins para atendimento a pessoas em tratamento de covid-19. Isso é para que possamos equilibrar a demanda e a oferta por leitos em Manaus”, afirmou o ministro. Ele disse que perto de 300 pessoas já foram transportadas em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Um homem de 32 anos foi preso após esfaquear o próprio pai, na noite desta segunda-feira (25), em Natal, segundo a Polícia Militar. O crime foi registrado por volta das 19h30 no bairro das Quintas, na Zona Oeste da capital. O motivo do crime ainda deverá ser investigado. De acordo com a PM, uma equipe foi acionada para a rua Primeiro de Janeiro, onde foi informada de que o homem teria desferido golpes de faca no pai – um homem de 54 anos.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, a vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Walfredo Gurgel. O estado de saúde. Já o suspeito do crime foi preso. A investigação sobre a motivação ficará com a Polícia Civil. O hospital afirmou que o homem foi atendido e já recebeu alta.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaPelo menos 118 municípios potiguares deverão atingir a meta de imunizar os profissionais da saúde com a segunda remessa de doses da vacina contra a Covid-19 que chegou ao estado no último fim de semana, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Esse é o número de cidades que receberam doses para cobrir pelo menos 90% da quantidade estimada de profissionais. Algumas chegam a passar dos 100%.

A quantidade de imunizantes enviada para cada um dos 167 municípios foi definida nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), durante reunião realizada com a participação das secretarias municipais de saúde.

Os municípios receberão 33.435 doses provenientes de dois carregamentos, um deles recebido no último domingo (24), com 31,5 mil doses da vacina fabricada pela Universidade de Oxford em parceria com a Astrazeneca e outras 14.600 doses da CoronaVac que chegaram nesta segunda-feira (25). Os novos lotes começaram a ser distribuídos ainda nesta segunda-feira (25).


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

MARINHAA Marinha do Brasil abriu processo seletivo para 11 vagas no Rio Grande do Norte e com salários que podem chegar a até R$ 9.135,00. O salário inicial é de R$ 6.993,00. As vagas são para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais (SMV-OF) distribuídas pelos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Ceará. Ao todo, são 26 vagas.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 31 de janeiro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 130 e pode ser pago até 1º de fevereiro de 2021. As vagas são para homens e mulheres com nível superior, que estejam na faixa etária dos 18 aos 40 anos completos até 31 de dezembro do ano da incorporação. O vínculo tem duração de até um ano e pode ser prorrogado por até oito anos.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Prefeito recebe novos lotes de vacina e recepciona pacientes do AM (2)O prefeito Álvaro Dias dedicou boa parte de sua agenda nesta segunda-feira (25) a ações contra a Covid-19. Em uma delas, recebeu novos lotes de vacinas contra o coronavírus, incluindo as primeiras da Fiocruz/Oxford e mais uma remessa da Butantan/Coronavac. Ele recepcionou ainda 13 pacientes que vieram do Amazonas para se internar no Hospital de Campanha de Natal.

Ao todo, Natal passou a contar com mais 11.258 doses de imunizantes nesta segunda, sendo 10.180 da Fiocruz/Oxford e 1.078 da Butantan/Coronavac. “A chegada de mais lotes de vacinas representa um passo adiante que damos no enfrentamento à Covid-19 em Natal. Significa mais pessoas que começarão a ficar livres dessa doença maléfica. Vamos trabalhar firme para ampliar os natalenses imunizados à medida que recebermos mais doses de vacinas”, destacou Álvaro Dias, que acompanhou a chegada dos novos lotes à Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cemadi).

À noite, o prefeito esteve no Hospital de Campanha para recepcionar 13 pacientes oriundos de Parintins, segunda maior cidade do Amazonas, com 115.000 habitantes. Eles se somam a outros 16 pacientes que já estavam internados na unidade, desde a semana passada, sendo que sete deles tiveram alta nesta mesma segunda-feira.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

JUSTIÇA FEDERALO primeiro estágio da fase de reabertura gradual das atividades presenciais na Justiça Federal no Rio Grande do Norte foi prorrogada até o dia 31 de março. Portaria assinada pelo Diretor do Foro da JFRN, Juiz Federal Carlos Wagner Dias Ferreira, chama atenção para as avaliações epidemiológicas emitidas pelas autoridades federais, estaduais e municipais de saúde e observa ainda a imperiosa necessidade de assegurar as condições mínimas para viabilizar o retorno das atividades jurisdicionais, compatibilizando com a preservação da saúde de magistrados, servidores, agentes públicos e usuários em geral.

Nesta primeira fase, estão contempladas audiências em um modelo semipresencial, também chamado de sala passiva. Apenas a parte ou a testemunha que não tenha acesso à nossa plataforma tecnológica de videoconferência é que se deslocará fisicamente para os nossos prédios com o objetivo de realizar a audiência. Todos os demais atores que dela participarem a farão virtualmente, juízes, advogados, procuradores e demais pessoas que dispuserem desse acesso.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Fundo de Financiamento Estudantil,FiesO Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre aceitará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enemde 2010 a 2020, segundo portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada no Diário Oficial da União (DOU). Na edição do 1º semestre, cujas inscrições estão abertas, o Enem 2020 não pode ser usado na inscrição, já que os resultados da prova serão publicados no fim de março. Só são válidas as notas até 2019.

Pelo Fies, candidatos com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos buscam o financiamento das mensalidades no ensino superior privado, a juro zero. Na edição do 2º semestre, haverá uma mudança no preenchimento das vagas remanescentes – aquelas que “sobram” na etapa inicial de seleção. O critério não será mais por ordem de inscrição, e sim pela nota do Enem.

Ou seja: o programa aprovará o candidato que teve melhor desempenho no exame, em vez de classificar o que se inscreveu mais rapidamente pela internet. O objetivo, segundo o MEC, é “oferecer maior transparência à distribuição das vagas”.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Sem títuloUm jacaré foi encontrado caminhando pelas ruas do bairro Gramoré, na Zona Norte de Natal. O animal andava pelas ruas de paralelepípedo da localidade e chamou a atenção de quem passava pelo trecho. Alguns registraram o momento em vídeo.

Os moradores decidiram capturar o animal para chamar, em seguida, os órgãos responsáveis. Eles conseguiram amarrar uma corda em volta do pescoço do jacaré e o mantiveram sob o domínio, mas, mesmo assim, adotaram distância para não serem atacados.

Após ser capturado, o jacaré demonstrou mais impaciência e tentava se livrar da corda. Foi o tempo necessário para os moradores acionarem bombeiros civis, que fizeram o resgate do animal e o devolveram à natureza.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

GASOLINAO preço da gasolina da Petrobras vai subir pela segunda vez em menos de dez dias nas refinarias. Segundo a estatal, o reajuste será de 5%, para um preço médio de R$ 2,08 por litro, a partir de quarta-feira (27). Na semana passada, a estatal já havia reajustado o combustível em 7,6%, no primeiro reajuste do ano. Além da gasolina, também será reajustado o preço do diesel, em 4,4%, para R$ 2,12 o litro.

A Petrobras reiterou que seus preços têm como referência a chamada paridade de importação, impactada por fatores como os valores do petróleo e o câmbio, de acordo com comunicado enviado pela assessoria de imprensa. O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaO governo federal excluiu a Rússia da lista de países cujas agências regulatórias poderiam ser utilizadas como base para liberar vacinas contra o coronavírus com mais rapidez. O texto da Medida Provisória editada pela administração em janeiro, que permite a compra de imunizante antes do registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi alterado para remover o país. A informação é do jornal O Globo.

Na versão preliminar da MP que alterou a lei 13.979, que trata das ações de combate a covid-19, uma minuta com data de 29 de dezembro também incluía o Ministério da Saúde da Rússia. A vacina russa Sputnik V está com documentação em trâmite na Anvisa.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

oximetro-geralA Organização Mundial de Saúde (OMS) sugeriu, em atualização publicada nesta terça-feira (26), que pacientes com Covid-19 que estejam em casa monitorem seus níveis de oxigênio com um oxímetro. O objeto é semelhante a um pregador de roupas que é colocado em um dos dedos da mão. O uso deve ter acompanhamento médico.

O oxímetro tem a função de medir o nível de oxigênio no sangue — que costuma cair em pacientes que desenvolvem casos mais graves da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. O resultado no visor do oxímetro vem com uma porcentagem que varia entre 0% e 100%.

O nível normal de saturação de oxigênio no sangue, de acordo com médicos, é entre 95% e 100%. Mudanças devem ser monitoradas e informadas conforme a indicação do médico que acompanha o paciente.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

FIESComeçam hoje (26) e vão até o dia 29 de janeiro as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano o Fies vai oferecer 93 mil vagas. As inscrições podem ser feitas no portal do Fies. O resultado da seleção será divulgado no dia 2 de fevereiro. Em caso de pré-seleção para uma vaga na chamada única do Fies, o candidato terá o período de 3 a 5 de fevereiro de 2021 para complementar sua inscrição.

Quem não for pré-selecionado vai automaticamente para a lista de espera. A convocação por meio da lista de espera ocorrerá de 3 de fevereiro até 18 de março de 2021. Pelo regulamento do programa, os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão complementar a inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

coronavírusO início da vacinação no Brasil e em outros países não significa que as pessoas devem retomar uma rotina semelhante à de antes da pandemia. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já indicou que a imunização de rebanho pela vacinação não deverá ser atingida em 2021. A declaração foi feita este mês pela dra. Soumya Swaminathan, da OMS.

“Mesmo que as vacinas comecem a proteger os mais vulneráveis, não atingiremos nenhum nível de imunidade na população ou imunidade de rebanho em 2021. Mesmo que aconteça em alguns países, não vai proteger as pessoas ao redor do mundo”, disse ela, em entrevista coletiva, no dia 11 de janeiro.

Soumya elogiou o esforço dos cientistas na produção de não apenas uma, mas várias vacinas contra a covid-19, algo que, na sua opinião, era impensado há um ano. Ela acrescentou que as medidas de contenção da pandemia devem continuar sendo praticadas até o fim deste ano, “pelo menos”.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

enemOs participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderão conferir amanhã (27) os gabaritos oficiais das provas objetivas do exame. O Enem impresso foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens. Fizeram também a prova de redação, a única subjetiva do exame. 

Os gabaritos serão divulgados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mesmo com os gabaritos em mãos, não é possível saber a nota no exame. Isso porque o Enem é corrigido com base na chamada teoria de resposta ao item (TRI), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova.

Ou seja, se ele acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.


Compartilhe:


26 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

auxílio emergencialO governo federal vai pagar, na próxima quinta-feira (28), mais de R$ 248 milhões de auxílio emergencial para 196 mil pessoas. A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União, após análise das contestações e revisões decorrentes de atualizações de dados governamentais.

O grupo de beneficiários inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev, entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020, além de 5 mil pessoas que tiveram os pagamentos reavaliados em janeiro de 2021. Elas receberão de uma só vez todas as parcelas a que têm direito.

De acordo com o ministério, entre as 196 mil pessoas, há 8,3 mil que receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do auxílio emergencial. Outras 40,9 mil pessoas receberão as três últimas parcelas. Uma terceira faixa, de quase 68,1 mil cidadãos, receberá a quarta e a quinta parcelas. Por último, 78,3 mil vão embolsar somente a quinta parcela.


Compartilhe:


25 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

VACINAOs novos lotes das vacinas contra a Covid-19 que chegaram ao Aeroporto de Natal entre domingo (24) e esta segunda-feira (25) começaram a ser distribuídos para todas as regiões do estado nesta tarde. As vacinas são direcionadas às Unidades Regionais de Saúde Pública e em seguida distribuídas aos municípios.

Ao todo, foram encaminhadas nesta segunda-feira 8.883 doses da CoronaVac e 24.550 doses da vacina de Oxford em parceria com a AstraZeneca, segundo a diretoria da Unidade Central de Agentes Terapêutico (Unicat). O Estado fica com uma reserva técnica do total recebido.

Com o envio e a aplicação dessas novas doses, 118 dos 167 municípios do estado ficarão com 100% dos profissionais de saúde vacinados, de acordo com o diretor técnico da Unicat, Thiago Vieira. Os demais ficarão entre 70% e 80%.


Compartilhe:


25 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacina20A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) defendeu, em documento ao Supremo Tribunal Federal (STF), que não é possível liberar o uso da vacina Sputnik V sem o aval de técnicos do órgão – como pediu o governo da Bahia. No entendimento da agência, a liberação das doses com base apenas em análises de outros países ou órgãos internacionais representaria a perda da soberania nacional e um risco a direitos da saúde e à vida dos brasileiros.

O posicionamento foi enviado ao STF na última sexta-feira (22), segundo a Anvisa, em resposta a uma determinação do ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação que pede a liberação do imunizante russo. O documento foi inserido no sistema do STF nesta segunda (25).


Compartilhe:


25 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Operação PRF Rio de JaneiroA Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte prendeu, somente no último final de semana (22/01 a 24/01), nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Mossoró, Macaíba e Maxaranguape, quatro homens com idades entre 40 e 58 anos por dirigirem sob influência de álcool, sendo que um deles ainda se envolveu em acidente de trânsito que resultou na morte de uma mulher de 56 anos.

Na noite desta sexta-feira (22/01), por volta das 18h10, no km 79 da BR 101, em São Gonçalo do Amarante/RN, foi preso um homem de 58 anos que conduzia uma Spin sob efeito de álcool, sendo realizado teste de etilômetro que resultou em 0,95mg/l (miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões) e a ocorrência encaminhada à Plantão Zona Norte em Natal/RN. Já por volta das 22h20 no município de Mossoró/RN, após denúncias de populares, foi realizada a prisão de um homem de 40 anos por estar conduzindo um caminhão sob influência de 1,11 mg/l, o qual foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.

Em Macaíba/RN, por volta das 15h30, deste domingo (24/01), no km 290 da BR 304, uma equipe PRF abordou o condutor de uma Strada de cor branca, um homem de 48 anos, que transitava invadindo a contramão de direção. Ao ser realizado o teste do bafômetro, resultou em 1,01mg/l, sendo o homem preso e encaminhado à Central de Flagrantes em Natal/RN.

Já por volta das 16h10, em Maxaranguape/RN, foi preso um homem de 47 anos que conduzia um Siena sem possuir carteira de habilitação e com 0,34mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, o qual se envolveu em uma colisão transversal que resultou na morte de uma mulher de 56 anos de idade. O homem foi preso dentre os demais delitos também por homicídio culposo. Esta ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Maxaranguape/RN.


Compartilhe:


25 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

3db34ab2-7483-4d7c-a256-72042e409e4a


Compartilhe:


25 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaO presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (25) em uma rede social que a Embaixada da China no Brasil informou que estão liberados para exportação 5,4 mil litros de insumos necessários para a fabricação da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Em carta ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o embaixador chinês Yang Wanming confirmou a liberação dos 5,4 mil litros de insumos.

“Venho pela presente cumprimentá-lo e, em continuidade da nossa conversa no dia 21 do mês corrente, aproveito para informar que a exportação ao Brasil do novo lote dos 5.400 litros dos insumos da CoronaVac acabou de ser autorizada pelos órgãos competentes da China. Espera-se que a sua chegada ao Brasil ocorra nos próximos dias”, diz o texto da carta.


Compartilhe:


25 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

EDUCAÇÃOO Ministério da Educação publicou hoje (25), no Diário Oficial da União, as regras para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2021. O cronograma de seleção, entretanto, ainda será publicado em edital específico.

A portaria desta segunda-feira trata dos procedimentos e regras de oferta de vagas pelas instituições de educação superior, seleção das vagas a serem ofertadas, inscrição dos candidatos, classificação e pré-seleção dos candidatos, complementação da inscrição pelos candidatos pré-selecionados e redistribuição das vagas entre os grupos de preferência.

Para ter acesso ao fundo, é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, obtendo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação. A seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga, já a contratação do financiamento está sujeita às demais regras e procedimentos de formalização do contrato.


Compartilhe:


25 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacina sputnikA distribuição para os 92 municípios das doses da vacina Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que o Ministério da Saúde disponibilizou para o Estado do Rio de Janeiro. O trabalho está sendo feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). As vacinas estão saindo da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, na Região Metropolitana, e são transportadas por meio de helicópteros e por terra com o uso de pequenos caminhões. O estado tem 92 municípios e, entre eles, a capital já recebeu.

De acordo com a SES, serão disponibilizadas 176.220 doses aos 92 municípios do Estado. “Cerca de 4,8% das 185 mil doses destinadas ao estado ficarão sob a guarda da Secretaria de Estado de Saúde, como reserva estratégica, guardadas na Coordenadoria Geral de Armazenagem (CGA)”, informou a secretaria.


Compartilhe:


25 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

resultado do Sisu, educação. MECO Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma e procedimentos para a adesão das instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo de adesão é de 8 a 12 de fevereiro e ela deve ser feita exclusivamente por meio do site Sisu Gestão.

O edital, publicado na última sexta-feira (22) no Diário Oficial da União, diz ainda que para a seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas serão exigidos, exclusivamente, os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. Em razão da pandemia de covid-19, as provas presenciais começaram a ser aplicadas no dia 17 e terminaram ontem (24). Para esta edição, os estudantes também puderam optar pela prova digital, que será realizada de forma piloto nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.


Compartilhe:


25 jan 2021
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaA Moderna, empresa americana de biotecnologia que produziu uma vacina de RNA contra a Covid-19, anunciou, nesta segunda-feira (25), que o imunizante conseguiu neutralizar duas mutações do coronavírus em testes de laboratório. Mesmo assim, uma terceira dose da vacina será testada, e a empresa também trabalha em uma nova vacina de reforço.

Os resultados ainda estão em versão prévia, sem revisão por outros cientistas e nem publicação em revista científica. Os pesquisadores da empresa testaram o soro de pessoas que receberam a vacina contra duas variantes: a B.1.1.7, encontrada no Reino Unido, e a B.1.351, detectada pela primeira vez na África do Sul. Ambas já foram encontradas no Brasil e estão associadas ao aumento da transmissão da Covid-19.


Compartilhe:




WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com