31 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

MOROO ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro voltou a criticar a falta de empenho do presidente Jair Bolsonaro no combate à corrupção e disse que o mandatário deixou de vetar itens do projeto anticrime para defender o senador  e filho Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Em entrevista à revista Crusoé divulgada, nesta sexta-feira (29/5), Moro comentou que Bolsonaro sancionou a lei no fim de 2019 sem barrar alguns dispositivos que tratam sobre a limitação de prisões preventiva e de acordos de colaboração premiada. Moro sugeriu os vetos, mas o presidente não o atendeu.

“Me chamou a atenção um fato quando o projeto anticrime foi aprovado pelo Congresso. Infelizmente, houve algumas alterações no texto que acho que não favorecem a atuação da Justiça criminal. Propusemos vetos, e me chamou a atenção o presidente não ter acolhido essas propostas de veto, especialmente se levarmos em conta o discurso dele tão incisivo contra a corrupção e a impunidade. Limitar acordos e prisão preventiva bate de frente com esse discurso. Isso aconteceu em dezembro de 2019, mesmo mês em que foram feitas buscas relacionadas ao filho do presidente”, comentou o ex-ministro.


Compartilhe:


31 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BB14Ayo4O secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, disse na tarde desta 6ª feira (29.mai.2020) que não é possível precisar quando será o pico de mortes pelo coronavírus no Brasil. Segundo ele, as estimativas são feitas localmente. O secretário falou à imprensa no começo da noite desta 6ª (29.mai.2020). Pouco depois, o ministério divulgou os números de contágio e mortes da pandemia.

Macário também negou que a pasta tenha uma expectativa para os números de mortes pelo vírus. “O Ministério da Saúde não trabalha com estimativas de mortes”, disse. Em 24 horas, foram confirmadas 1.124 mortes no Brasil. O total desde o início da pandemia é de 27.878. São 465.166 casos registrados, sendo 26.928 nas últimas 24 horas.


Compartilhe:


31 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

e136c819-3a33-423c-a0a5-434b0f0aa418


Compartilhe:


30 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CORONAVÍRUSO Brasil registrou pelo quarto dia consecutivo mais de mil mortes por covid-19 em 24 horas e passou a ocupar a quinta posição no ranking mundial de países com mais óbitos pela doença, ultrapassando a Espanha. Foram 1.124 mortes registradas de ontem para hoje, elevando o total para 27.878 no País. Apenas os Estados Unidos apresentaram, até o momento, mais que três dias seguidos com óbitos superiores a mil entre um dia e outro.

Na lista das nações com mais mortes acumuladas, o Brasil ocupa a 5ª posição agora e está bem próximo do quarto lugar. Só fica atrás de Estados Unidos (102.516), Reino Unido (38.243), Itália (33.229) e França (28.717). A Espanha está agora na sexta posição, com 27.121, segundo dados da universidade Johns Hopkins.


Compartilhe:




30 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaO Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (29) a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para até 30 de junho, em todo o país. A terceira e última fase teve início no dia 11 de maio, com prioridade aos grupos formados por pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, porém, até o momento, foram vacinadas apenas 25,7% de 36,1 milhões de pessoas estimadas nesta terceira fase. Desde o início da ação nacional, em 23 de março, 50 milhões de pessoas foram vacinadas, faltando ainda 28,3 milhões que ainda não receberam a vacina.

A terceira e última fase foi dividida em duas etapas: a primeira ocorreu no período de 11 a 17 de maio, com foco nas pessoas com deficiência; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; e mães no pós-parto (até 45 dias). Nesta segunda etapa, que agora segue até o dia 30 de junho, estão os professores das escolas públicas e privadas, que devem apresentar o crachá funcional para comprovar o vínculo com alguma instituição; e os adultos de 55 a 59 anos de idade.


Compartilhe:


30 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CORONAVÍRUSA Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou no início da tarde deste sábado, 30, dados atualizados sobre o novo coronavírus no Rio Grande do Norte. O número de mortes confirmadas e de casos confirmados teve substancial crescimento em 24 horas.

De acordo com a pasta estadual, o estado contabiliza oficialmente 305 óbitos em decorrência da Covid-19. No período de 24 horas, o estado registrou 37 novos falecimentos da doença. No boletim epidemiológico nº 74 divulgado na última sexta-feira, 29, eram 268 óbitos confirmados. A alta foi de quase 14% de um dia para o outro.

A Sesap ainda investiga 64 mortes que podem ter sido ocasionadas pela SARS COV-2. No último levantamento divulgado pela secretaria estadual esse número era de 74, queda de 13,51%. O número de casos confirmados também teve grande crescimento em 24 horas. Saiu de 6.463 para 7.402 na atualização deste sábado. Em números absolutos são 939 novos infectados em um dia. A alta foi de 14,52% em 24 horas.


Compartilhe:


30 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

caixaA Caixa Econômica Federal (CEF) começa a liberar a partir deste sábado (30) as transferências e os saques em dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositada em poupanças sociais digitais do banco. As liberações vão seguir um cronograma ligado ao mês de nascimento do trabalhador. Os primeiros a receber serão 2,6 milhões de beneficiários nascidos em janeiro. Até a data de liberação, os recursos já depositados nas poupanças podem ser usados apenas para pagamento de contas, de boletos e compras por meio do cartão de débito virtual.

Para os trabalhadores que receberam a primeira parcela do benefício em outra conta, os recursos depositados na poupança digital serão transferidos automaticamente também na data de liberação dos saques e transferências. Com isso, esses beneficiários terão que procurar os bancos em que têm conta caso queiram sacar o dinheiro.


Compartilhe:


30 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

33091O prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou, na manhã desta sexta-feira (29), as instalações do Hospital Municipal de Campanha e verificou o pleno funcionamento da unidade montada pela gestão municipal para acolher os pacientes acometidos pela Covid-19. De acordo com informações da administração do HMC, hoje o local tem 22 pacientes internados em leitos clínicos e 04 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os gestores do hospital ainda informaram que estão preparando leitos clínicos para receber mais seis pacientes e estão aguardando mais dois casos em situação mais crítica que necessitarão de internamento na UTI. O Hospital Municipal de Campanha começou a operar no início deste mês e conta com capacidade para 100 leitos clínicos e outros 20 de UTI.

“Assumimos o compromisso de entregar o Hospital de Campanha e cumprimos. Essa é uma unidade que oferece o melhor tratamento no que se refere à Covid-19. A Prefeitura está com toda a sua estrutura voltada ao enfrentamento da pandemia. Além do Hospital de Campanha, também reforçamos os leitos no Hospital Público Municipal, bem como estamos aprimorando o atendimento nas UPAs e Unidades Básicas”, destacou.

O chefe do executivo ressaltou, ainda, que a Prefeitura também adquiriu mais 50 aparelhos respiradores para reforçar toda a rede pública municipal de Saúde. “O trabalho tem sido incessante e vai seguir assim até alcançarmos o objetivo de achatar essa curva de contágio. Pedimos a contribuição de todos para seguir as recomendações das autoridades sanitárias e só sair de casa em situações de extrema necessidade, lavar sempre as mãos, usar álcool em gel e máscaras. Juntos, vamos vencer esse obstáculo o mais rápido possível”.


Compartilhe:


30 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) sancionou a lei que reajusta o salário dos professores da rede estadual de ensino. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (30), depois que o projeto enviado pelo próprio Executivo foi aprovado na Assembleia Legislativa na última quinta (28).

A governadora Fátima Bezerra (PT) enviou o projeto de reajuste à ALRN no dia 19 de maio. Os deputados aprovaram na quinta-feira (28), no mesmo dia que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou uma lei complementar que socorre financeiramente estados e municípios e proíbe qualquer tipo de reajuste para servidores até 2021.


Compartilhe:


30 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

EDUCAÇÃOO governo do Rio Grande do Norte prorrogou a suspensão das aulas presenciais nas redes pública e privada de ensino até o dia 6 de julho, por causa das medidas de prevenção ao novo coronavírus, causador da Covid-19. O último decreto sobre o assunto valia até o próximo domingo (31).

O novo decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (30) afirma que o Conselho de Educação poderá decidir pela antecipação do recesso escolar, mas também aponta as datas de início e fim do recesso na rede pública estadual. A nova prorrogação da suspensão das aulas foi anunciada ainda na noite desta sexta-feira (29), por Fátima Bezerra, através das redes sociais.

A suspensão de aulas presenciais é válida para todas as instituições de ensino infantil, fundamental, médio, superior, técnico e profissionalizante. As aulas estão suspensas no estado desde o dia 18 de março. Inicialmente, a suspensão era válida por 15 dias, mas foi prorrogada, pelo menos outras duas vezes.


Compartilhe:


30 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ARENA DAS DUNASA Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) montada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para investigar o contrato do governo do estado com a Arena das Dunas foi instalada nesta sexta-feira (29). O grupo foi criado após uma auditoria da Controladoria Geral do Estado apontar prejuízo de R$ 421 milhões ao Estado. O resultado é contestado pela Arena.

Os cinco deputados indicados para compor a CPI elegeram como presidente o deputado Coronel Azevedo (PSC). O vice-presidente será o deputado Tomba Farias (PSDB). Já a relatoria ficou a cargo do deputado Sandro Pimentel (Psol), autor do pedido de abertura da CPI, após a divulgação do resultado da auditoria da Control, feita também a pedido dele.


Compartilhe:


30 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PRFA Polícia Rodoviária Federal prendeu, na manhã deste sábado (30), no Km 246 da BR 226, em Jucurutu/RN, um homem de 35 anos, que estava com um veículo roubado. Durante fiscalização, por volta das 10h30, os policiais abordaram uma Strada, que estava com placas clonadas. Ao realizar consultar aos sistemas, foi constatado o registro de roubo do dia 14 de novembro de 2019, em Parnamirim/RN. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Plantão de Caicó/RN.


Compartilhe:


30 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

isolamentoO índice de isolamento social registrado no Rio Grande do Norte, na sexta-feira (29), foi de 38,7%. O percentual está bem abaixo do que as autoridades sanitárias consideram ideal, entre 60 e 70%, para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no estado.

Para se ter uma ideia, havia mais pessoas nas ruas do RN na sexta-feira (29) do que no feriado de carnaval deste ano. No dia 25 de fevereiro, a taxa de isolamento social era de 39,2%. Todos os dados são da empresa de tecnologia In Loco, que tem feito um monitoramento nacional sobre o assunto, com base em dados de 60 milhões de brasileiros, usuários de vários aplicativos de smartphones.


Compartilhe:


30 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

respiradores-mecanicosA Justiça determinou o bloqueio dos bens da empresa HempShare, que deixou de entregar respiradores comprados por R$ 48,7 milhões aos estados nordestinos. A decisão foi tomada após uma ação aberta pelo Consórcio Nordeste – que representa os estados da região – contra a empresa.

Os respiradores foram comprados para atender as necessidades dos estados na pandemia do novo coronavírus e o pagamento, antecipado. A compra foi realizada de forma conjunta, pelos estados, através do Consórcio Nordeste, que é liderado pela Bahia e, desde o início da pandemia do novo coronavírus, vem tentando realizar compras unificadas de equipamentos para a região.

De acordo com a HempShare, os equipamentos fabricados na China apresentavam problemas. A empresa afirmou que, em contrapartida, ofereceu respiradores produzidos no Brasil, testados pela Anvisa e mais baratos, mas que não foram aceitos pelo Consórcio. Ainda segundo a empresa, caso a substituição fosse aceita, ao invés de 300, mais de 400 respiradores seriam entregues.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Aplicativo Caixa Econômica Federal- FGTS.Em vigor desde abril para parte dos trabalhadores que aderiram à modalidade, o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá ser usado como pagamento ou garantia de empréstimos com instituições financeiras. A medida valerá para linhas de crédito contratadas a partir de 26 de junho.

A última medida que faltava para liberar o uso da modalidade como garantia foi tomada na última quarta-feira (27) pelo Ministério da Economia, que atualizou o Manual de Orientação às Instituições Financeiras da Caixa Econômica Federal. No fim de abril, o Conselho Curador do FGTS havia aprovado a modalidade de garantia.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019A um mês do fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020, metade dos contribuintes acertou as contas com o Leão. Até as 17h de hoje (28), pouco mais de 16 milhões pessoas haviam enviado o documento à Receita Federal.

Neste ano, a Receita espera receber 32 milhões de declarações. O prazo de entrega começou em 2 de março e vai até as 23h59min59s de 30 de junho. Inicialmente, o prazo acabaria no fim de abril, mas a data foi prorrogada por dois meses por causa da pandemia de coronavírus.

A Receita Federal derrubou a exigência do número do recibo da declaração anterior e adiou o pagamento da primeira cota ou cota única para junho. Em relação às restituições, o cronograma dos lotes de pagamento, que começa em maio e acaba em setembro, está mantido.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

As instituições financeiras estão impedidas de distribuir dividendos (parcela do lucro destinada aos acionistas) além do mínimo obrigatório até o fim do ano, decidiu hoje (29) o Conselho Monetário Nacional. A medida, que valeria até setembro, foi prorrogada por três meses.

Os bancos e os demais tipos de instituições também não podem recomprar ações, reduzir o capital social e aumentar a remuneração dos executivos de níveis superiores. No início de abril, o CMN tinha criado essas proibições como contrapartida para o socorro que as instituições financeiras receberão durante a pandemia de coronavírus.


Compartilhe:




29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, a cidade de Itaú foi a única do estado a decretar o bloqueio total, chamado de lockdown. Passadas duas semanas do anúncio da adoção da medida, o Município decidiu flexibilizar as restrições impostas pelo ato. Por meio de uma live realizada na última terça-feira (26), o prefeito de Itaú, Ciro Bezerra (DEM), anunciou o decreto 031 que flexibilizaria a abertura de vários estabelecimentos.

Na ocasião, o coordenador de saúde, Nedilson Paiva chamou a atenção para o alto índice de cura de infectados no município e destacou que a comércios seriam liberados, mas, atendendo à medidas sanitárias como uso de máscaras e álcool em gel e sem aglomeração. Paiva pediu ainda atenção redobrada da população para não ter risco de aumentar o contágio e fez a ressalva de que se número de casos tiver alta e registros de situações como aglomerações, medidas mais restritivas podem voltar.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CORONAVÍRUSO balanço diário divulgado pelo Ministério da Saúde trouxe 26.928 novas pessoas infectadas com o novo coronavírus, totalizando 465.166. O resultado marcou um acréscimo de 6,1% em relação a ontem (28), quando o número de pessoas infectadas estava em 438.238.

A atualização do Ministério da Saúde registrou 1.124 novas mortes, chegando a 27.878. O resultado representou um aumento de 4,2% em relação a ontem, quando foram contabilizados 26.754 falecimentos por covid-19. Do total de casos confirmados, 247.812 estão em acompanhamento e 189.476 foram recuperados. Há ainda 4.245 óbitos sendo analisados.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

e0156d33-6983-4dff-a229-9f685e3e54f2


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

MPF RNO Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) desenvolveu um sistema capaz de verificar os Portais de Transparência dos Municípios, de forma automatizada e perene, acompanhando a execução orçamentária especialmente dos gastos com ações de serviço de saúde e de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

O sistema Confúcio foi pensado e implementado pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (Caop-Patrimônio).

A equipe do Laboratório de Ciência de Dados do Gaeco desenvolveu crawlers (robôs) que varrem três vezes ao dia os portais da transparência dos Municípios, sendo criado um ambiente de monitoramento a partir dos dados coletados.

A ferramenta identifica se há compatibilidade dos sítios eletrônicos com a legislação pertinente, bem como a conformidade dos gastos públicos, oferecendo informações à sociedade e aos membros do MPRN, estabelecendo pontuações.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

chuvaforte-opovoPassado o período de chuvas mais intensas no interior do Rio Grande do Norte, a previsão para os meses de junho, julho e agosto de 2020 é de ocorrência de precipitações dentro da normalidade, segundo a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Estado (Emparn). Nesse período, de acordo com os meteorologistas, as maiores precipitações se deslocam para as regiões Leste e Agreste, atingindo a região metropolitana de Natal, por exemplo.

A análise de chuvas dentro da normalidade foi feita durante reunião virtual de avaliação e previsão climática, ocorrida na última terça-feira (27), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentável de Sergipe, e que contou com a participação de Emparn. A média esperada para o período no Leste do RN é de 467,8 milímetros (mm), para o Agreste é de 209,6 mm, Oeste, 81,2 e a Central é de 69,7mm.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

GOVERNO DO RNA governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou em uma rede social que via prorrogar o decreto que suspende as aulas nas escolas do Rio Grande do Norte. Segundo a publicação da chefe do Poder Executivo potiguar, a prorrogação deve sair no Diário Oficial ainda neste fim de semana. Entretanto ela ainda não informou qual será o novo prazo para suspensão das atividades escolares.

O decreto em vigência atualmente é válido até o domingo (31). A medida visa a conter a propagação do novo coronavírus no estado. Na postagem no Twitter, Fátima Bezerra disse também que a decisão foi tomada em acordo com as entidades educacionais do Rio Grande do Norte.

“Como já foi dito anteriormente, toda decisão da atual gestão no tocante à contenção da pandemia está apoiada nas orientações do nosso Comitê Científico. Nossa prioridade é salvar vidas”, declarou a governadora na rede social.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Dois pacientes de 55 anos morreram em Natal após esperar por um leito de UTI na capital potiguar. Um deles conseguiu ser internado após 12 dias de espera, por conta de uma decisão judicial movida pela família. Mas, após 2 dias no Hospital Giselda Trigueiro, não resistiu e morreu com o coronavírus. O outro sequer conseguiu ter o tratamento adequado para casos graves de Covid-19.

Isac Ferreira Azevedo, de 55 anos, ficou internado por quatro dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cidade da Esperança. Ele buscou a unidade na segunda-feira (25) com dificuldades para respirar. Internado, ficou no aguardo de um leito de UTI, já que necessitava ser entubado. Nesta sexta-feira (29), a família recebeu a notícia de que ele havia morrido. O exame confirmou coronavírus nesta tarde.

Ivo Barbosa, também de 55 anos, precisou aguardar até mais tempo por um leito de UTI. Ele ficou 12 dias na UPA Cidade da Esperança e em estado crítico, necessitando de entubação. A família conseguiu na Justiça que ele fosse transferido para o Hospital Giselda Trigueiro na quarta-feira passada. Nesta sexta-feira (29), no entanto, ele não resistiu e morreu com Covid-19, pneumonia e falência múltipla dos órgãos.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

WhatsApp-Image-2020-05-29-at-16.23.13-3


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

coronavirusO Rio Grande do Norte tem 6.463 casos confirmados e 268 mortes pelo novo coronavírus. Os dados atualizados constam no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) desta sexta-feira (29). Além disso, outras 74 mortes estão em investigação.

Na quinta-feira, não houve boletim emitido pela pasta. No registro anterior, na quarta-feira (27), o RN tinha 5.630 casos confirmados de Covid-19 – 833 a menos que os números atuais – e 242 óbitos (26 a menos). O boletim desta sexta-feira (29) aponta ainda que o RN tem 1.410 pessoas recuperadas da doenças e outros 14.906 casos suspeitos de Covid-19.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CAICÓO prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), através do decreto N.º 774 de 29 de maio de 2020, institui novas medidas para intensificação do isolamento social em âmbito municipal, impondo suspensão de atividades não essenciais, suspensão da feira livre, visando a contenção do avanço descontrolado da pandemia do Novo Coronavírus e dá outras providências.

Clique AQUI e confira o decreto


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) criticou, nesta quinta-feira (28/5), o presidente Jair Bolsonaro diante das investigações promovidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra fake news e afirmou que ele está “acuado”. “O presidente dá sinais de desespero”, disse, em nota.

“Notório inimigo da democracia, tenta se escudar no sagrado princípio da liberdade de expressão para confundir as coisas e defender aliados. É o caso de se perguntar: estamos diante de uma confusão do presidente, ou de má-fé? Tudo indica que é má-fé mesmo”, afirmou a associação.

A ABI pontuou ainda que a liberdade de expressão é uma bandeira cara aos democratas. “Uso de fake news é uma prática criminosa que tem que ser investigada e punida”. A nota é divulgada é assinada por Paulo Jeronimo de Sousa, presidente da associação. ABI quer ampliar debate sobre fake News.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

isolamento socialAnsiosos, deprimidos, com uma renda menor e mais sedentários. Esse é o cenário da saúde dos brasileiros durante a pandemia, mostrado por uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os resultados foram coletados com um questionário pela internet entre 24 de abril e 8 de maio e participaram 44.062 pessoas.

Os pesquisadores levaram em consideração as respostas dos mais de 44 mil brasileiros por meio de questionário online. A amostra foi calibrada, ou seja, mais refinada, por meio dos dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD, 2019) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O método é feito para obter a mesma distribuição por estado, sexo, faixa etária, raça/cor e grau de escolaridade da população brasileira.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PISTermina nesta sexta-feira (29) o pagamento do abono salarial PIS-Pasep do calendário 2019-2020, ano-base 2018, para os trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal, e o Pasep, por meio do Banco do Brasil.

O governo decidiu em abril, por meio de resolução, antecipar em um mês o prazo limite para os saques do abono salarial do calendário 2019-2020. O calendário original teve início em julho do ano passado e previa prazo final até 30 de junho.

Segundo o governo, a antecipação ocorreu para auxiliar na proteção às pessoas de baixa renda durante o estado de calamidade pública causado pela pandemia de Covid-19. Na mesma resolução foi publicado também o calendário de pagamento do abono salarial 2020-2021.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

caixaA Caixa Econômica Federal (CEF) credita nesta sexta-feira (29) os últimos lotes do Auxílio Emergencial tanto da primeira parcela, para novos aprovados, quanto da segunda, para beneficiários do Bolsa Família. Ao todo, o benefício será pago a 2,5 milhões de trabalhadores, segundo o banco.

Na terça, a Caixa concluiu os pagamentos da segunda parcela para os beneficiários que receberam a primeira parcela até 30 de abril e que não fazem parte do programa Bolsa Família. Até quinta-feira (28), no entanto, ainda haviam 10,4 milhões de pedidos de Auxílio Emergencial aguardando análise, segundo a Caixa.

Não há previsão de quando essas pessoas irão receber o benefício. Para os novos aprovados, que receberem o primeiro pagamento a partir de 1º de maio, a segunda parcela deve ser creditada em um mês, segundo o presidente da Caixa.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BOLSONAROO presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira que “não haverá mais outro dia como ontem” e que “acabou”, numa referência à operação da Polícia Federal que cumpriu mandados de busca e apreensão na quarta contra pessoas aliadas a ele e acusadas de envolvimento na produção e distribuição e fake news.

Visivelmente irritado, Bolsonaro, ao sair do Palácio da Alvorada, fez um pronunciamento aos jornalistas e afirmou que não se pode mais aceitar que pessoas tomem decisões individuais em nome de todos e que se está armando mais uma crise para “atrapalhar o Brasil”.


Compartilhe:


29 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

e7c7be98c5921ed3bf4c53028b9baf05Depois de três meses parado devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Campeonato Inglês tem data para voltar. De acordo com o jornal The Telegraph, a decisão saiu nesta quinta-feira (28) após reunião entre os 20 clubes da Premier League. Por meio de sua conta oficial no Twitter, a Premier League confirmou o retorno da competição às 14h (horário de Brasília).

No dia 17 de junho, uma quarta-feira, dois conforntos – Aston Villa x Sheffield United e Manchester City x Arsenal – reabrirão um dos campeonatos mais importantes do mundo. Apesar de a competição ter parado na 30ª rodada, os dois jogos ainda não disputados são referentes à 28ª rodada.

As partidas da 30ª rodada ocorreriam entre os dias 19 e 21 de junho. O campeão já poderá sair neste fim de semana. Com 82 pontos, o Liverpool é o líder, com 25 pontos a mais que o segundo colocado, o Manchester City. Caso o City perca para o Arsenal e o Liverpool vença o Everton – fora de casa – os Reds garantem o título. O atual campeão do mundo chegaria a 85 pontos, e o time do técnico Pep Guardiola só poderia chegar a 84.


Compartilhe:


28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

caixaA Caixa vai abrir 2.213 agências no próximo sábado (30), das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em janeiro e que queiram fazer o saque em espécie do benefício. A partir desta data, também será possível a transferência do benefício para contas da Caixa ou de outros bancos.

Em época de pandemia, o auxílio emergencial está sendo pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados. Antes de ir a uma agência, orienta a Caixa, os clientes devem consultar as unidades que estarão abertas em sua localidade. Desde o dia 20 de maio, foi creditado em 31 milhões de contas o pagamento da segunda parcela, totalizando R$ 20,3 bilhões.


Compartilhe:


28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

1620fd34-466e-4440-8db4-615cb5d2697b


Compartilhe:


28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

b1eb1c14-332e-4c85-a8db-40ffbbef56d4A Aldeias Infantis entregou esta semana cartões alimentação para 70 famílias em situação de vulnerabilidade social, em Caicó. Desde o início da pandemia, a SOS já beneficiou 230 famílias com cestas básicas, material de proteção e cartão alimentação, garantindo itens básicos para famílias que se encontram em situação crítica no momento.

Lançada pela Aldeias Infantis SOS Brasil no início de abril, a campanha #SOSPrecisamosContinuar vem mobilizando recursos financeiros e materiais em seu Fundo de Emergência Humanitária. O Fundo visa ampliar o atendimento da organização a centenas de famílias que se viram sem renda durante a pandemia do novo coronavírus e garantir a manutenção dos projetos já em curso, como o acolhimento de mais de 500 crianças e adolescentes, e o apoio às mais de 2 mil famílias atendidas pela organização, incluindo as venezuelanas em refúgio.

Para o Gestor de Aldeias Infantis SOS Brasil, Júnior Santiago, “queremos contribuir fortemente na segurança alimentar das famílias em extrema vulnerabilidade. Esperamos que as pessoas possam se engajar com as suas doações para que nossa campanha alcance a meta e esta seja traduzida em alimento na mesa das famílias. Portanto, nós temos uma página específica para Caicó que as pessoas podem doar qualquer valor que será direcionado para a instituição aqui no município”, explicou.

Em Caicó, faça sua doação através do seguinte endereço eletrônico – doe.aldeiasinfantis.org.br/caico

#VaiFicarTudoBem #FicaEmCasa #SOSPrecisamosContinuar


Compartilhe:


28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

33085A montagem dos 20 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Municipal de Campanha foi finalizada nesta quinta-feira (28) e os espaços estão aptos a receber os pacientes que necessitem dos cuidados em casos mais graves da Covid-19, a partir da demanda gerada pelo sistema de regulação de saúde.

A estrutura conta com respiradores, bombas de infusão, monitores cardíacos, aparelho portátil de Raio X, mecanismo para uso de gases hospitalares com ar-comprimido, oxigênio e ponto para realização de hemodiálise. A equipe de plantão da UTI conta com médicos (intensivistas e hospitalistas), enfermeiros e técnicos de enfermagem.

De acordo com a direção do HMC, nos próximos 10 dias serão instalados o tomógrafo e o aparelho de Raio X fixos. Nesta quinta, o hospital está com 20 pacientes internados nos leitos clínicos na unidade e a expectativa é que mais seis sejam encaminhados para tratamento no local.

Lá, os pacientes têm acesso ao que há de mais moderno no tratamento da Covid-19, sendo acompanhados diariamente por uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e farmacêuticos.


Compartilhe:


28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ENEMO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta quinta-feira (28) que 6,1 milhões de pessoas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O prazo para pagamento da taxa de inscrição termina nesta quinta-feira. Sem essa validação, a inscrição não é concluída. Por isso, o número total de candidatos que farão a prova poderá variar. A prova, originalmente marcada para novembro, está sem data definida. Os dias deverão ser escolhidos em uma enquete com os participantes.

De acordo com os dados do Inep, dos 6.121.363 inscritos, 6.020.263 se cadastraram para fazer a prova impressa e 101.100 para a versão digital. Este será o primeiro ano que o Enem terá uma versão digital. Do total de inscritos, 65% concluíram o ensino médio em anos anteriores, 23% são concluintes e 12% são treineiros, ou seja, estudantes que não terminaram o ensino médio mas fazem a prova para conhecê-la e “treinar”.


Compartilhe:


28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” nesta quinta-feira (28) mostra os seguintes percentuais de aprovação e reprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido):

  • Ótimo/bom: 33%
  • Regular: 22%
  • Ruim/péssimo: 43%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

O levantamento ouviu 2.069 pessoas maiores de idade na segunda-feira (25) e na terça-feira (26). As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

A pesquisa foi feita em meio à crise da pandemia do novo coronavírus, poucos dias após a divulgação pelo Supremo Tribunal Federal de vídeo de reunião ministerial de 22 de abril. A gravação faz parte de inquérito que investiga suposta interferência do presidente da República na Polícia Federal.


Compartilhe:


28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CAIXAA Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou que a Caixa Econômica Federal (CEF) precisa adotar medidas para evitar as aglomerações de pessoas no entorno das agências em todo o estado. A decisão visa conter o avanço do contágio do novo coronavírus.

Várias unidades do banco tem registrado filas e aglomerações para o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia do novo coronavírus. Na Grande Natal, já registraram filas agências como a de São Gonçalo do Amarante e do bairro Potengi.

A decisão liminar da Justiça decorreu de uma Ação Civil Pública do Ministério Público Federal com o Ministério Público estadual, Defensoria pública do estado, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública da União A decisão judicial determina que Caixa deve demarcar toda a extensão das filas como forma de garantir a distância mínima de um metro e meio entre as pessoas.


Compartilhe:


28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

whatsapp-image-2020-05-27-at-21.27.48Um homem, de 18 anos, morreu baleado na tarde de quarta-feira (27) em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. Ele e mais dois suspeitos tentaram assaltar um carro, que se tratava de uma viatura descaracterizada da Polícia Civil.

O trio abordou o veículo na região de Santa Delmira. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos começaram a atirar quando perceberam que os ocupantes do carro eram policiais. Os agentes da Delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró, que estavam em operação na Favela do Fio, revidaram e na troca de tiros dois assaltantes foram baleados.

Os três foram atingidos e um deles conseguiu fugir. O adolescente foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Tarcísio Maia. No momento do atendimento, o suspeito de 18 anos apareceu ferido. Ele também foi socorrido, mas acabou falecendo em seguida.


Compartilhe:


28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

violênciaOs síndicos e administradores de condomínios no Rio Grande do Norte deverão comunicar à Polícia Civil e aos órgãos de segurança especializados sobre a ocorrência ou indícios de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente ou idoso, que venham a ocorrer dentro das unidades residenciais.

É o que determina a Lei nº 10.720/2020 decretada pelo Poder Legislativo e sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT). O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (28). O descumprimento das medidas poderá resultar em multas para os condomínios.


Compartilhe:


28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PMO Rio Grande do Norte registra até esta quinta-feira (28), 72 policiais militares, civis e bombeiros que testaram positivo para o novo coronavírus. Ainda há outros 319 que estão afastados e em monitoramento, entre outros motivos, por terem contato com colegas diagnosticados com a Covid-19. Quatro policiais militares faleceram. Três deles eram da reserva, ou seja, estavam aposentados.

Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed). A força mais atingida é a Polícia Militar, que representa 73% dos afastamentos, 84% dos casos confirmados da doença e 100% dos óbitos. Para o secretário de Segurança, coronel Francisco Canindé Araújo, a Polícia Militar tem o maior número de infectados por pelo menos dois motivos: primeiro, porque conta com o maior efetivo. São cerca de 8,4 mil militares, contra cerca de 1,4 mil na Polícia Civil e 600 no Corpo de Bombeiros.


Compartilhe:


28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

GOVERNO DO RNCom a sanção do governo federal à lei que prevê socorro financeiro de R$ 60 bilhões da União para recompor perdas de receitas dos estados e municípios, nesta quinta-feira (28), governo do estado e prefeituras do Rio Grande do Norte esperam receber cerca de R$ 792 milhões ao longo dos próximos quatro meses. Porém, estado e município afirmam que o valor é abaixo das perdas de arrecadação estimadas para o ano.

Segundo o secretário de Planejamento do estado, Aldemir Freire, são esperados R$ 442 milhões a título de recomposição da perda de arrecadação. “Esses recursos serão utilizados para bancar o custeio básico do Estado. Não são recursos a mais. Na verdade, caculamos que esse montante talvez não seja suficiente para cobrir todas as perdas ao longo do ano”, considera ele.


Compartilhe:


28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Segundo o Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, atualizado nesta quinta-feira (28), a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório estadual, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos, atingiu 60,87% do seu volume total, o que equivale a 1.444.593.821 m³. Desde outubro de 2012 o manancial não atingia este represamento de águas.

As reservas hídricas superficiais totais do RN já acumulam 2.330.418.082 m³ que correspondem a 53,24% da capacidade total de represamento de águas pelos reservatórios monitorados pelo Igarn. Esta também é a melhor situação hídrica do Estado desde o ano de 2012.


Compartilhe:


28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

megasenadsc_5279Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.265 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (27). O prêmio acumulou. Veja as dezenas sorteadas: 14 – 20 – 23 – 39 – 46 – 50. A quina teve 50 acertadores; cada um levará R$ 51.863,40. A quadra teve 2.926 apostas ganhadoras; cada um ganhará R$ 1.266,07. O próximo concurso será no sábado (30). O prêmio é estimado em R$ 38 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.


Compartilhe:




28 mai 2020
 Por 
Blog do Seridó
 em 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos o projeto que prevê ajuda financeira de R$ 60 bilhões a estados e municípios. O texto foi publicado na edição desta quinta-feira (28) do “Diário Oficial da União”. Bolsonaro acolheu os vetos sugeridos pela equipe econômica do governo.

Ele vetou um trecho que abria exceções em relação ao congelamento dos salários de servidores – com isso, não haverá reajustes para servidores até o final do ano que vem – e outro que permitia a estados e municípios suspender o pagamento das dívidas com bancos e organismos internacionais. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional para ajudar estados e municípios a enfrentarem os efeitos causados pela perda de arrecadação durante a pandemia do coronavírus e reforçar ações de assistência social.


Compartilhe:




WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com