18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

2523ca8f-e35a-4497-88d8-1a1f202323f8Neste sábado (19), a secretaria municipal de Saúde estará participando do Dia D de Vacinação contra o Sarampo. De acordo com Ana Camila Araújo de Medeiros – Coordenadora de Imunização da secretaria municipal de Saúde, o Ministério da Saúde deflagrou a Campanha Nacional contra o Sarampo, pois foram notificados muitos casos de sarampo no Brasil.

A primeira fase de vacinação teve início no dia 07 de outubro e se estende até o dia 25 deste mês, sendo destinada para as crianças de 6 meses até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Em Caicó, a vacinação será realizada nas UBS do Alto da Boa Vista, Boa Passagem, Castelo Branco, Silvino Dantas (Centro), Paraíba, Paulo VI, Walfredo Gurgel e João XXIII, das 7 às 17 horas.

Os pais devem levar seus filhos a unidade mais próxima de suas residências, portando a caderneta de vacinação da criança para que seja avaliada, para saber se será necessária a mesma tomar ou não a dose. “É importante que a criança esteja imunizada, pois o sarampo é uma doença viral e infecta muito rápido e pode ter complicações e levar até a morte”, disse Ana Camila.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

MACAUA Justiça estadual anulou a eleição para os membros do Conselho Tutelar de Macau, cidade da Costa Branca potiguar, que foi realizada no domingo 6 de outubro. A decisão, que atendeu a um pedido do Ministério Público, considerou irregularidade como compra de votos, transporte irregular de eleitores, falta de locais de votação, entre outros.

Agora, ainda de acordo com a determinação da 1ª Vara de Justiça do município, deverão ser formados um novo Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e também de uma nova comissão especial para a eleição.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

mesa-gas2 (1)Um incêndio atingiu no início da noite desta sexta-feira (18) uma empresa que trabalha com cilindros de gás GNV na Avenida Interventor Mário Câmara, na Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal. Os bombeiros foram acionados e conseguiram controlar o fogo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, não houve nenhum ferido, apenas danos materiais. Segundo a corporação, o incêndio teve início em um exaustor da sala de estufa da empresa. A empresa que o fogo atingiu faz testes de estanqueidade (para saber se há vazamentos) de cilindros de gás GNV. O incêndio atingiu a parte interna do local, mas a área externa não tem danificações visíveis.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

RIO PIRANHASO Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN) divulgou o Relatório Volumétrico dos Principais Reservatórios do Estado, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos. O volume das reservas hídricas superficiais totais atualmente é de 1.150.077.502 m³, dos 4.411.787.259 de metros cúbicos que as bacias estaduais conseguem acumular, em termos percentuais, o acumulado total das reservas é de 26,06%. Em termos de comparação, no mesmo período de 2018, o acumulado total superficial estadual era de 1.124.393.948 m³, em termos percentuais, este número correspondia a 25,49%.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, atualmente acumula 647.241.450 m³, em termos percentuais, 27,27% da sua capacidade total. No mesmo período de 2018, a ARG estava com 584.381.333 m³, em termos percentuais, 24,35%.

Segundo maior reservatório estadual, a barragem Santa Cruz do Apodi, com capacidade para 599,712 milhões de metros cúbicos, atualmente está acumulando 129.327.937 m³, em termos percentuais, 21,57% do seu volume total. No mesmo período de 2018, o reservatório estava com 149.502.658 m³, correspondente a 24,93%.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

RECEITA FEDERALA Receita Federal informou hoje (18) que cerca de 330 mil contribuintes receberão cartas com avisos sobre indícios de inconsistências nas declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física relativas ao exercício 2019. As cartas começaram a ser enviadas no início da segunda quinzena de outubro.

De acordo com a Receita, a ação tem como objetivo estimular os contribuintes a verificarem o processamento de suas Declarações de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e a providenciarem correção, caso constatem erro nas informações declaradas ao Fisco.

As cartas somente são enviadas a contribuintes que podem se autorregularizar, isto é, contribuintes não intimados nem notificados pela Receita Federal.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Joice3-730x400A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso, virou alvo do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, nas redes sociais nesta sexta-feira, 18, em meio a uma crise generalizada no PSL.

Eduardo postou em suas redes sociais uma montagem de uma nota de três reais com o rosto da ex-aliada e afirmou que Joice “se acha a dona de tudo”, condenando as críticas que a deputada tem feito a Bolsonaro e a seus seguidores após ser destituída do cargo de líder do governo. Joice afirmou em entrevistas que o presidente tem “inteligência emocional de -20” e que sua destituição foi uma “carta de alforria”.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PMO sargento da Polícia Militar que teve a casa invadida e trocou tiros com os invasores na noite desta quinta (17), na Grande Natal, foi preso em uma ação do Ministério Público, junto com os dois filhos dele, nesta sexta-feira (18). Um episódio não tem relação com o outro. De acordo com o MP, os três são suspeitos de uma tentativa de homicídio que aconteceu no dia 10 de outubro passado.

O crime pelo qual o PM e os dois filhos dele são acusados ocorreu em Extremoz, na Região Metropolitana, cidade em que ele também mora. O Ministério Público diz que o trio invadiu a casa da vítima e atirou várias vezes conta o homem dentro do local. Em seguida, os três fugiram roubando a arma de fogo dele.

O homem ainda está internado com lesões corporais graves, sem previsão de alta. “As três prisões são baseadas em provas de existência do crime e indícios suficientes de autoria. Além disso, servem para garantia da ordem pública e por conveniência da instrução criminal, uma vez que as testemunhas temem represálias”, afirma o MP em nota.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

dinheiroA Secretaria de Planejamento do Rio Grande do Norte garantiu que, mesmo em dificuldades financeiras, o Governo do Estado vai pagar o 13º salário de 2019 de todos os servidores ainda em 2019. A pasta não detalhou como fará e nem a data exata, mas garante que o mais provável é efetivar esses pagamentos no mês de dezembro, sem parcelar ou segmentar por categoria. Já as folhas em atraso, relativas a novembro, dezembro e o 13º de 2018, deixadas pela gestão passada, seguem sem previsão e dependem de repasses da União, segundo a Secretaria de Planejamento.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

0873884aca8038405e40e8af10b7b28b-730x400Os dois clientes da Shell que compraram os tambores encontrados com a borra de petróleo suspeita de contaminar as praias de toda a região Nordeste serão acionadas pela Marinha e Polícia Federal para que prestem informações.

Conforme revelado nesta quinta-feira, 17, pelo jornal O Estado de S. Paulo, a Shell, fabricante e dona original dos tambores de lubrificantes, encaminhou ao governo brasileiro dados de dois compradores dos produtos encontrados no Brasil.

A primeira é a empresa Hamburg Trading House FZE, uma distribuidora baseada nos Emirados Árabes, que adquiriu 20 tambores do lote encontrado na costa brasileira. O segundo cliente é a empresa Super-Eco Tankers Management, baseada em Monrovia, na Libéria, na África Ocidental, que comprou cinco tambores do lote da Shell.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

corpo-de-bombeiros-exercito-fogo-incendio-jucurutu-rio-piranhas-serido-potiguar-730x400O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e o Exército Brasileiro (EB) somaram forças, na manhã desta sexta-feira (18), para combater um incêndio florestal às margens do rio Piranhas, na cidade de Jucurutu, no Seridó Potiguar.

Os bombeiros militares foram acionados por volta das 11h para combater as chamas. Somente por volta das 14h30 o fogo foi totalmente controlado. “Não houve danos em edificação nem vitima do fogo”, informou o Corpo de Bombeiros.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaO Dia D de Vacinação contra o Sarampo, marcado para este sábado (19/10) em todo o Brasil, contará com 60 salas de vacinas abertas em Natal. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. O dia “D” acontece das 8h às 17h. Os pais e/ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação das crianças.

Todas as unidades de saúde de Natal estarão abertas, além das salas de vacinação localizadas na Clínica do Shopping (Midway Mall) e na Clínica Saúde da Família (cruzamento das avenidas Prudente de Morais com a Bernardo Vieira). A abertura do Dia D será realizada na Unidade de Saúde de Nordelândia, no Distrito Sanitário Norte I, localizada na Rua José França da Silva S/N, Loteamento Nordelândia, Lagoa Azul.

A vacina trivalente ainda protege contra caxumba e rubéola. Devem ser vacinados os bebês de seis meses a 1 ano, que tomarão a chamada “dose 0”. As crianças de 1 a 5 anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Em caso de aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para realizar o complemento da segunda. Quem já tomou as duas doses da vacina não precisa se imunizar novamente.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Uma ação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizada nesta sexta-feira (18) resultou na prisão de um policial militar e dois filhos dele. O trio é suspeito de uma tentativa de homicídio registrada no dia 10 de outubro passado, em Extremoz. Além de invadirem a casa da vítima e atirarem diversas vezes contra o homem dentro do local, o PM e os filhos dele ainda são suspeitos de roubarem a arma pertencente ao dono da residência. Os três foram presos preventivamente.

Segundo relato de testemunhas, o PM e os dois filhos dele chegaram à casa da vítima por volta das 23h30. O trio se anunciou como sendo policiais, tendo invadido o local em seguida. De acordo com depoimentos do homem e da mulher dele, assim que entraram na casa, os três presos passaram a disparar várias vezes contra a vítima e, em seguida, roubaram a arma de fogo dela. O homem ainda está internado com lesões corporais graves, sem previsão de alta.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacina pólio e sarampoO Rio Grande do Norte segue com quatro casos confirmados de sarampo e aumentou de 47 para 53 os casos em investigação. É o que aponta o boletim mais recente da subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) divulgado nesta quinta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Os dados são referentes aos casos até o dia 12 de outubro. Os números de casos confirmados seguem iguais desde o boletim do dia 12 de setembro, mas os investigados aumentaram. O último boletim havia sido divulgado no dia 2 de outubro. Ao todo, a Sesap foi notificada de 82 casos neste ano. Desses, 25 já foram descartados – os demais são referentes aos confirmados e em investigação.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

barril-litoralA Marinha do Brasil encontrou nesta quarta-feira (16), na costa do Rio Grande do Norte, um tambor de 200 litros de óleo, fechado. O recipiente estava boiando no mar, a 7,4 quilômetros praia de Tabatinga, no litoral Sul. O tonel é de cor vermelha e tem a marca da empresa Shell.

Em nota, a Shell informou que tomou conhecimento pela Marinha de que o material foi encontrado. Segundo a empresa, trata-se de um barril de embalagem de Omala S2 G 220, um tipo de lubrificante. Por telefone, a assessoria de imprensa da Shell afirmou que não descartou o recipiente no mar. A Schell acredita que o barril tenha sido reutilizado e descartado por terceiros.

Segundo informou a Marinha também em nota, não havia vazamento no tambor. O tonel foi avistado durante uma inspeção de rotina realizada pelos militares para o monitoramento das manchas de óleo que começaram a aparecer no litoral do Nordeste do final de agosto para o início de setembro. Sobre essa situação, a Shell alegou que não transporta petróleo cru, que é o que foi identificado até então como sendo a substância presente nas manchas das praias.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PRFA Polícia Rodoviária Federal realizou, no período de 14 a 17 deste mês de outubro, uma grande operação visando coibir transportes irregulares de cargas e de coletivo de passageiros na região do seridó potiguar, nas BRs 226 e 427. Durante a operação, foi reprimida à sonegação fiscal, o transporte irregular de alimentos, o excesso de peso e dimensões, a jornada exaustiva do tempo de direção, garantindo o descanso legal aos motoristas profissionais.

Ao todo, seis condutores foram detidos, cinco realizando transporte clandestino de passageiros e um por crime de trânsito. Além das notificações aplicadas, os autuados foram submetidos a Termos Circunstanciados de Ocorrência -TCO. Foram fiscalizados 70 veículos, 74 pessoas, realizados 48 testes de alcoolemia e lavrados 198 autos de infração. As infrações mais recorrentes foram a falta de equipamento obrigatório, transportar carga a granel acima do limite da carroçaria e equipamentos obrigatórios em desacordo com a legislação de trânsito.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Dois adolescentes de 16 e 17 anos e uma mulher, de 21, que está grávida, foram presos na noite desta quinta-feira (17), após praticarem assaltos em Natal. Uma das vítimas do grupo foi uma mulher que chegava em casa com a neta e foi abordada pelos criminosos, na Zona Sul da capital. Eles usavam um carro roubado de um motorista de aplicativo de transporte de passageiros.

“Eu desci do carro para abrir o portão. Eles entraram de forma brusca na rua e na hora vi que era assalto. Ai eles desceram dizendo que era assalto. Só pensei na minha neta e comecei a gritar. Gritei muito mesmo”, relatou a mulher, que preferiu não ser identificada.

Diante da reação da vítima, os criminosos fugiram no mesmo carro em que estavam. Porém o 5º Batalhão da Polícia Militar foi acionado e, ao identificar o carro em que os suspeitos estavam, abordou o trio, que acabou sendo preso.

Com eles, foi apreendida uma arma calibre 12 de fabricação caseira, com munição. Levados à Delegacia, os suspeitos foram reconhecidos pelas vítimas. De acordo com o motorista de aplicativo, além dos adolescentes e da jovem grávida, outra mulher também teria participado do assalto a ele.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

49d96002-c557-4eea-bc16-ffce6f9582a8O Projeto de Lei n° 211/2018 aprovado na Câmara Municipal de Natal, em , Sessão Ordinária nesta quinta-feira (17), institui o Programa Municipal de Saúde do Homem. Pela proposta, a política deve incluir ações de prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento de doenças e agravos à saúde que acometam exclusiva ou predominantemente a população masculina.

Ainda conforme o texto, de autoria do vereador Franklin Capistrano (PSB), os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) devem fazer ampla divulgação do projeto. Capistrano argumentou que, devido a fatores culturais, os homens são mais avessos aos cuidados com a saúde. “Ademais, inadequações administrativas e de capacidade de atendimento dos serviços públicos desencorajam a procura por atendimento”, afirmou.

“Os homens vivem em média sete anos menos do que as mulheres. O preconceito e a falta de tempo ainda são as causas apresentadas por eles para esta ausência de cuidados. Dito isso, a matéria em questão visa prevenir doenças e difundir a qualidade de vida masculina, contribuindo para a diminuição dos problemas de saúde em nossas crianças, jovens e adultos”, afirmou o parlamentar.

Em seu discurso, a vereadora Nina Souza (PDT) defendeu a proposição. “É de conhecimento geral que as mulheres buscam mais os serviços de saúde e são mais atentas nos cuidados com o corpo e a mente. A imensa repercussão da campanha Outubro Rosa é um bom exemplo disso. Então, é preciso que o poder público institua programas de garantia para a saúde masculina, além de conscientizar a população acerca dos perigos da ausência dos procedimentos preventivos”.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

IMG-20191007-WA0134Nos dias 24 e 25 de outubro, Natal sediará o II Congresso de Direito Administrativo, que tem como tema principal “Transformações do Direito Administrativo em Tempos de Crise Fiscal”. O evento acontecerá no auditório da OAB/RN e vai contar com a participação de palestrantes de renome nacional, como José Maurício Conti, que fará a abertura falando sobre “Responsabilidade fiscal em tempos de crise”.
Promovido pelo Instituto de Direito Administrativo Seabra Fagundes e pela Comissão de Direito Administrativo da OAB/RN, com organização da C&M Produções, o Congresso é destinado aos profissionais do Direito e estudantes, que pretendem se atualizar com as principais inovações do Direito Administrativo.  A edição de 2019 apresentará o que existe de mais atual para a sociedade e comunidade jurídica, com foco nas demandas e fornecendo um estudo especializado e aprofundado, com palestras, mesas redondas, mini-cursos e grupos de trabalho.
Entre os assuntos em destaque, a responsabilidade fiscal em tempos de crise, o federalismo, planejamento e controle de políticas públicas, além das parcerias da administração com a iniciativa privada. Para o presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB e vice-presidente do Instituto de Direito Administrativo Seabra Fagundes (IDASF), advogado Ricardo Duarte, o Congresso é uma oportunidade de discutir modelos de gestão e as alternativas mais eficientes para o Estado concretizar as suas obrigações.
“O evento tem como grande missão intensificar a qualificação dos profissionais/estudantes e promover o debate, o compartilhamento de informações de maneira coerente com as mudanças de estratégia. Iremos discutir estratégias viáveis para um Estado com amplas dificuldades financeiras, inclusive para o pagamento de servidores e realização de serviços essenciais. O Executivo precisa cumprir as tarefas constitucionais, como saúde e educação, e também outras obrigações previstas no ordenamento jurídico”, destacou.


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

unnamedA Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte recebeu 1.491 inscrições, sendo  393 em Mossoró e 1098 em Natal, para o XXX Exame de Ordem Unificado. A prova objetiva (1ª fase) será realizada no próximo domingo (20/10), a partir das 13h.

A aplicação acontecerá simultaneamente em todo o país pelo Conselho Federal da OAB, por meio da Fundação Getúlio Vargas. No Rio Grande do Norte, as provas acontecerão nas cidades de Mossoró, no Colégio Diocesano Santa Luzia, e em Natal, na UNP – Unidade Roberto Freire.

A prova objetiva será composta por 80 questões, do tipo múltipla escolha, que abrange as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito, além de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental e Direito Internacional.

O resultado preliminar da primeira fase tem data provável de 04 de novembro de 2019. O Exame de Ordem é uma realização do Conselho Federal da OAB, por meio da FGV. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado e pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada.

Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.   A Comissão de Exame de Ordem da Seccional Potiguar, presidida por Ricardo Lucena, ressalta que é imprescindível a leitura atenta do edital, que informa os documentos necessários e outras informações importantes para o examinandos. Confira as dicas nas redes sociais da OAB/RN.

Locais de prova:  

NATAL – UNP – AV: ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE, 2184 – CAPIM MACIO.

MOSSORÓ – COLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA. PRAÇA DOM JOÃO COSTA, 511, SANTO ANTÔNIO.

 


Compartilhe:


18 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

6ab0f725-05f2-4269-a993-8ac94d28e5e7A Festa do Rosário de Caicó foi aberta na quinta-feira (17). A Solene Passeata saiu da Catedral de Sant’Ana e percorreu algumas ruas centrais e retornou para a Praça do Rosário, onde houve hasteamento do Estandarte e celebração da Santa Missa.

Em virtude de cumprir uma agenda administrativa durante a semana em Brasília, o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) não esteve presente na abertura da festa e foi representado pela secretária municipal de Administração, Valeska Leite, que na ocasião levou uma mensagem aos presentes na celebração. Valeska destacou sobre o projeto de revitalização que a prefeitura de Caicó preparou com vários eventos culturais e sociais para dinamizar a Festa do Rosário de Caicó.

Também enfatizou sobre ações de apoio na área de infraestrutura, onde a prefeitura promoveu uma restauração em alguns setores da praça do Rosário, com a reativação da fonte luminosa, o conserto dos bancos, serviços de arborização e limpeza.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

maracanaEm 2020, quando completará seu 70º aniversário, o Maracanã será palco da final da Copa Libertadores. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai. A partida final do principal torneio de clubes da América do Sul está marcada para o dia 21 de novembro, um sábado. No mesmo evento, a Conmebol escolheu Córdoba como sede da decisão da Copa Sul-Americana.

No ano que vem será apenas a segunda vez na história da Libertadores que o campeão dará a volta olímpica no Maracanã. A única, até agora, foi em 2008, quando a LDU bateu o Fluminense nos pênaltis. Em 1981 o Flamengo bateu o Cobreloa, do Chile, em Montevidéu – após empate no saldo de gols nas partidas no Maracanã e no Estádio Nacional, a decisão foi para um terceiro jogo, em campo neutro. Em 1998, o Vasco ergueu a taça em Guaiaquil, no Equador — a primeira partida, em casa, havia sido em São Januário.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

vacinaO Ministério da Saúde liberou R$ 3,4 milhões para os municípios do Rio Grande do Norte fortalecerem as ações de ampliação da cobertura vacinal da Tríplice Viral e de prevenção, controle do surto e interrupção da cadeia de transmissão do sarampo. A portaria com a lista com os valores, por cidade, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (16).

50% dos recursos disponibilizados serão liberados em 30 dias. Para receber os outros 50% os municípios precisam cumprir duas metas: alcançar 95% de cobertura vacinal, da primeira dose da tríplice viral, que previne sarampo, rubéola e caxumba, em crianças de 12 meses de idade; e informar o estoque das vacinas de poliomielite, tríplice e pentavalente às Secretarias de Saúde dos Estados e ao Ministério da Saúde.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BOMBEIROSNa última terça-feira, 15, o desabamento de um prédio de sete andares em Fortaleza, no Ceará, gerou repercussão nacional. Um vídeo circulou na internet mostrando o que seriam os pilares de sustentação do edifício, que estavam sem revestimento e com ferros à mostra. Diante disso, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) divulgou números de vistorias em edificações apenas em 2019.

Entre janeiro e setembro deste ano, os bombeiros potiguares analisou quase 5 mil projetos de edificação e mais de 4,2 mil vistorias. Eles avaliam itens como a existência de extintores e mangueiras de incêndio, sinalização, iluminação e saídas de emergência e outros aspectos voltados para a proteção das pessoas e dos bens materiais.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Sem-titulo-2O Corpo de Bombeiros do Ceará confirmou na manhã desta quinta-feira, 17, a quarta morte após o desabamento do Edifício Andréa, no bairro do Dionísio Torres, em Fortaleza. Os bombeiros ainda não identificaram a quarta vítima. Sete pessoas foram resgatadas com vida dos escombros. Outras sete estão desaparecidas.

Localizado na esquina das Ruas Tibúrcio Cavalcante e Tomás Acioli, o edifício residencial de sete andares desmoronou por volta das 10h15 de terça-feira, 15. Na noite do mesmo dia, foi encontrado o primeiro corpo, do vendedor Frederick Santana dos Santos, de 30 anos, que estava em um mercado vizinho e acabou sendo atingido pelos escombros.

Nesta quarta-feira, 16, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel Eduardo Holanda, confirmou mais duas mortes. Segundo a corporação, as vítimas seriam mulheres.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

O governo estadual publicou o edital de convocação para empresas se credenciarem no processo seletivo para utilização de mão de obra dos detentos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. A chamada foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 17, pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). A secretaria busca empresas e sociedades da organização civil que queiram profissionalizar, capacitar, qualificar e ressocializar os apenados por meio da prestação de serviços.

Os presos que trabalharem nesse projeto ainda terão remissão de pena, em um sistema no qual a cada três dias trabalhados reduzem um dia da pena. A remissão está nos termos da Lei de Execução Penal, que não reduz o total da pena a ser cumprida, mas adianta benefícios como a progressão de regime e o indulto.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

DSC_0275As Aldeias Infantis SOS Brasil de Caicó e o Centro Educacional Dom Bosco, com sede em Natal/RN, firmaram parceria para ampliação do Programa Jovem Aprendiz no município de Caicó. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (17/10) no auditório de reuniões das Aldeias e contou com a presença do gestor das Aldeias, Santiago Júnior, do diretor do Centro Educacional Dom Bosco, Padre Gilvan Tavares, equipes técnicas das Instituições e empresários locais.

Com esta ação de ampliação, o Programa Jovem Aprendiz chega a 22 adolescentes e jovens empregados em Caicó em empresas públicas e privadas. “Isso mostra o quanto nós temos evoluído. Agora com essa ampliação ampliamos o Programa de Aprendizagem e aumentamos a oportunidade de ingresso dia adolescentes e jovens ao mercado de trabalho. A consolidação da parceria entre Aldeias e Dom Bosco inova na tecnologia social e promove avanços do programa. Temos toda a estrutura local e o Dom Bosco traz uma larga experiência de trabalho reconhecida e referenciada nacionalmente com o jovem, com as empresas e com as famílias”, explicou Santiago Júnior, gestor das Aldeias Infantis SOS.

Para o Padre Gilvan, “essa parceria que já temos a quase um ano agora está sendo ampliada para melhorar o programa do Jovem Aprendiz. Isso traz um imenso benefício para a cidade, para as empresas, para os jovens e para suas famílias. Nessa parceria, contamos com toda a estrutura das Aldeias para que o programa possa avançar”, disse.

O programa Jovem Aprendiz está em consonância com a Lei da Aprendizagem (10.097/2000), a Lei da Aprendizagem foi criada para garantir os direitos da juventude à capacitação profissional adequada ao trabalho, a Lei n. 10.097/2000, ampliada e regulamentada pelo Decreto n. 5.598/2005, estabelece que todas as empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar determinada cota de jovens, de 14 a 24 anos, como aprendizes de ofício, por meio de contrato especial de trabalho e pelo tempo determinado de, no máximo, dois anos. No caso de jovens com deficiência, são garantidos direitos especiais de contratação e formação.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BOLSONAROO presidente Jair Bolsonaro foi gravado na tarde desta quarta-feira, 16, pedindo apoio de deputados do PSL para destituir o líder da sigla na Câmara dos Deputados, Delegado Waldir (GO), que foi deposto horas depois, para entrada de Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente. O áudio da conversa foi publicado pela revista Época.

“Estamos com 26 [assinaturas], falta uma assinatura para a gente tirar o líder e colocar o outro. A gente acerta. Entrando outro agora, dezembro tem eleições para futuro líder. A maneira como tá, que poder tem na mão atualmente o presidente, o líder aí? O poder de indicar pessoas, de arranjar cargos no partido, promessa para fundo eleitoral por ocasião das eleições, é isso que os caras têm. Mas você sabe que o humor desses caras de uma hora para a outra muda”, afirmou Bolsonaro a um interlocutor desconhecido.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Detran - Novos etilômetros 2O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) reuniu nessa terça-feira (15), comandantes regionais e policiais do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) para um treinamento relacionado aos novos etilômetros adquiridos pelo Detran e que vão ser distribuídos nos distritos da capital e do interior do Estado.

Foram adquiridos 38 novos equipamentos que são mais modernos e agilizam o processo de fiscalização. No treinamento os policiais militares puderam conhecer as especificidades do equipamento, a exemplo do funcionamento e uso correto nas atividades de fiscalização.

O novo etilômetro tem a capacidade de apontar o condutor que utilizou bebida alcoólica apenas no ato de aproximar o equipamento do interior do veículo a ser fiscalizado. Com isso, o aparelho acende um sistema de luz verde (sem presença de álcool), amarela (pequena presença de álcool) e vermelha (indicando a presença forte de álcool). Nessa situação, o policial tem a opção de liberar de imediato o condutor quando a luz verde acender e a determinação de fiscalizar com a certeza da infração nos dois outros casos.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

UFRNO corpo de um funcionário terceirizado da UFRN foi encontrado no auditório da reitoria da instituição na manhã desta quinta-feira, 17. De acordo com a instituição, o corpo é de José Aldo Correia. De acordo com a família do homem, o expediente dele nesta quarta-feira ia das 14h às 22h. No entanto, a preocupação surgiu com a demora dele voltar para casa. Após as buscas, o corpo de José Aldo foi encontrado na instituição por volta das 8h desta quinta. Ele sofria de problemas cardíacos, tendo sido afastado em 2018 e retornado em abril deste ano. O homem era casado e tinha quatro filhos.

A UFRN emitiu uma nota de pesar sobre a morte de José Aldo. Confira: A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informa, com pesar, o falecimento de José Aldo Correia, que prestava serviços no auditório da reitoria desde 1996. A UFRN se encontra tomando as providências devidas, ao mesmo tempo em que presta condolências e solidariedade aos familiares e amigos de José Aldo por esta perda inestimável.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

SANTUÁRIO DO ROSÁRIODentro do Projeto de Revitalização da Festa do Rosário, a prefeitura municipal de Caicó também atuou na Praça do Rosário, através das secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Emmanuel Sabino, as equipes do Meio Ambiente intensificaram os trabalhos de poda e limpeza (parceria com a secretaria de Infraestrutura) na Praça do Rosário, para deixar aquele espaço com uma arborização de qualidade, contribuindo também para melhorar a iluminação naquele ambiente público.

O secretário municipal de Infraestrutura, Mizael Medeiros, destacou também os trabalhos e serviços realizados pela secretaria na Praça do Rosário. “A partir de um pleito do prefeito Batata, nós fizemos serviços para a restauração dos bancos da praça, mármores que não estavam mais no local, inclusive no busto de Eduardo Gurgel de Araújo e reativamos a fonte luminosa”, afirmou Mizael Medeiros. A Festa do Rosário de Caicó começa nesta quinta-feira (17) e vai até o dia 27 de outubro.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) de Caicó prenderam em flagrante, na noite desta quarta-feira (16), Allan Santos, 28 anos, e Daniele dos Santos, 19 anos. Eles são investigados pela suspeita da prática do crime de furto, cometido na madrugada desta quarta-feira (16), ocasião na qual foram furtadas diversas câmaras de segurança de estabelecimentos comerciais, no município de Caicó. Ambos foram autuados por furto qualificado e corrupção de menores.

Os presos atuaram em conjunto com adolescentes que residem, segundo as investigações, nas ruas da cidade de Caicó, valendo-se da vulnerabilidade dos menores. Durante as diligências, dois adolescentes foram apreendidos em flagrante, sendo realizados procedimentos em desfavor de ambos.

Os dois adolescentes possuem diversas passagens na Polícia, por sucessivas práticas de atos infracionais. Os policiais civis conseguiram recuperar cinco câmeras de segurança, as quais foram restituídas às vítimas. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181 ou no Disque Denúncia da DEA, por meio do aplicativo WhatsApp, no número: (84) 98602-0324.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

IMG000000000215242Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) deflagraram, nesta quarta-feira (16), uma operação com objetivo de prender assaltantes de carros-fortes, atuantes em vários estados da federação. Após trabalho investigativo, foram identificadas duas residências na cidade de Parnamirim/RN, onde estariam escondidos alguns suspeitos, com parte do arsenal usado nas ações praticadas contra as empresas de transporte de valores.

No momento em que os policiais chegaram a uma dessas residências, um suspeito reagiu à abordagem, efetuando vários disparos contra os policiais civis, quando houve confronto. Na ocasião, Frankelin Fernandes Pereira, conhecido como “Galeguinho”, 37 anos, foi ferido e socorrido, sendo levado ao Hospital Deoclécio Marques.

Com Frankelin Fernandes, foram encontrados uma pistola calibre .40 (uso restrito das forças policiais), com numeração suprimida, 47 munições do mesmo calibre intactas e 4 deflagradas, 172 munições calibre .30, 14 munições calibre .50, três rádios comunicadores, além de um veículo Honda Civic novo, 70 emulsões encartuchadas (explosivos), um rolo de cordel detonante e oito espoletas.

Após essa ação, os policiais diligenciaram no outro imóvel, também na cidade de Parnamirim, onde prenderam Sedson Fernandes Lima, conhecido como “Cedinho”, 39 anos. Com ele, foram apreendidos: uma metralhadora de calibre .30, com 105 munições intactas de .50, dois veículos e várias placas de veículos.

Ambos são apontados nas investigações como especialistas em ataques a carros-fortes, tanto no estado do Rio Grande do Norte, quanto na Paraíba, Pernambuco, Ceará, Piauí e, recentemente, atuaram no estado do Maranhão. A última ação do grupo criminoso teria sido na sexta-feira (11), entre as cidades de Peritoró e Coroatá, localizadas no estado do Maranhão. Na oportunidade, eles explodiram o carro-forte da empresa Prosegur, havendo intensa troca de tiros, inclusive com a presença do helicóptero da polícia. Os suspeitos fugiram sem subtrair numerário financeiro.

Segundo informações prestadas por Sedson Fernandes, o grupo, que seria formado por alguns maranhenses e bolivianos, estava planejando uma ação no estado do Rio Grande do Norte e também na Paraíba, razão pela qual o fuzil .30 e a grande quantidade de explosivos estavam sendo guardados na cidade de Parnamirim, por Frankelin Fernandes.

Sedson Fernandes Lima foi autuado em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e de munições de uso restrito, posse ilegal de artefato explosivo, receptação, uso de documento falso e por integrar organização criminosa. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181 da SESED, Disque DEICOR (84) 3232-2862 ou do WhatsApp da DEICOR (84) 98135-6796.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte) publica na edição de hoje do Diário Oficial do Município (DOM), os resultados de duas seleções públicas voltadas para o segmento teatral da cidade nas áreas de Circulação de Espetáculos e de Oficinas para Formação e Pesquisa. Os resultados estão disponíveis no site www.natal.rn.gov.br

A análise artística da Seleção Pública nº 029/2019 para apoiar financeiramente a circulação de espetáculos teatrais na cidade de Natal recebeu o nome de um ícone do teatro potiguar, Lenício Queiroga. Ao todo, 15 projetos foram analisados e seis deles (de acordo com a pontuação) foram selecionados.  Os espetáculos “Abrazo”, do Grupo Teatral Clowns de Shakespeare, “O Bizarro Sonho de Steven”, do Grupo Facetas, “Pelo Pescoço”, de Daniel Torres, “Maré”, de Klécio Arthur de Moura, “Querendo”, de Thazio Silva Bezerra de Menezes e “Provisório”, de Valéria Chaves Medeiros.

Já o edital “João Maria Pinheiro” contemplou a realização de “Oficinas para Formação e Pesquisa em Teatro” onde também foram selecionados seis projetos dos 14 inscritos. Ateliê de direção Teatral, de Diogo de Oliveira Spinelli, Teatro de Fantoche, de Vera Lúcia Nello, Oficina Faz de Conta, de Camille Carvalho Bezerra, Teatro Performático: do Mito ao Rito, de Elze Maria de Oliveira, Oficina de Teatro Para Criança, de Camila Natasha do Nascimento e Ações Performativas na Dança, de Roseane Ferreira de Oliveira Albuquerque.

 


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

2b1edf0e-2f44-48a9-854d-997de40b31adPor unanimidade, os 29 vereadores da cidade do Natal, aprovaram durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (16), a nota de repúdio feita pela Comissão de Saúde da Casa, que critica a possibilidade de fechamento do Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira. A estrutura hospitalar atualmente é referência no Rio Grande do Norte em cirurgias vasculares e tratamento de diabéticos. Inaugurado em outubro de 2010, o Hospital Ruy Pereira tinha como principal função desafogar os corredores lotados do Walfredo Gurgel.

Os parlamentares explanaram suas críticas ao fechamento do hospital e aprovaram a união da casa em defesa da população do estado, diante do atual quadro crítico da saúde pública.

 
Segue Nota de Repúdio

Inaugurado em outubro de 2010, o Hospital Ruy Pereira tinha como principal função desafogar os corredores lotados do Walfredo Gurgel. Passados 9 anos de sua fundação, o Hospital Ruy Pereira é considerado referência em cirurgias vasculares e o destino certo de pacientes em tratamento de “pé diabético”. O motivo alegado pelo Secretário de Saúde para o fechamento do Hospital diz respeito às condições de estrutura do prédio. Contudo, o laudo do corpo de bombeiros não é de interdição do hospital, e sim de adequação do prédio às necessidades de um bom atendimento à população. O Governo Federal adota uma política de destruição do SUS, potencializando ainda mais a crise do sistema de saúde publica, aumentando as demandas de atendimento, tratamento e cirurgia da população. Fechar um hospital da importância do Ruy Pereira, quando salta aos olhos a necessidade de aumento de leitos no estado, é um retrocesso, um atraso sem precedentes, é um duro ataque ao direito sagrado à saúde da nossa população. Governadora, não vamos deixar a senhora cometer esse crime, contra aqueles/as que mais precisam de assistência à saúde.  


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

BRASILOs dois últimos compromissos da Seleção Brasileira em 2019 estão definidos. Na Data FIFA de novembro, o Brasil enfrentará a Argentina, no dia 15, e a Coreia do Sul. no dia 19.

O clássico sul-americano será disputado em Riade, na Arábia Saudita. O palco do confronto será o King Saud University Stadium, mesmo local onde o Brasil derrotou a seleção saudita em 2018. Gabriel Jesus e Alex Sandro marcaram os gols na ocasião, em vitória por 2 a 0.

Já o duelo com a Coreia do Sul será em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, no Mohammed bin Zayed Stadium. Será o último jogo da Seleção Brasileira em 2019.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

FESTA DO ROSÁRIOA paróquia de Sant’Ana, em Caicó/RN, vai vivenciar mais uma edição da Festa do Rosário. A programação iniciar nesta quinta-feira (17/10) com a passeata de abertura pelas ruas do centro da cidade. A festa tem como tema: “Com Maria escutemos o que o Espírito diz à Igreja e segue até o próximo dia 27 de outubro com a procissão de encerramento.

O itinerário da abertura é o seguinte: Praça da Catedral, Av. Seridó, R. Renato Dantas, AV. Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano, Av. Seridó, R. Felipe Guerra e Praça do Rosário. Na programação social os eventos mais destacados são: pavilhão do Rosário com música ao vivo (todas as noites da festa), festa dos salgados (17/10), cavalgada (20/10) e jantar do Rosário (26/10).


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

GOVERNO DO RNO Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Rio Grande do Norte (Sinsp/RN) divulgou em seu site nesta terça-feira, 15, o impacto financeiro do reajuste salarial em 16,38% aos servidores ativos, aposentados e pensionistas da administração direta do estado.

Segundo o órgão sindical, a medida seria de apenas R$ 3.674.208,45 aos cofres. O Sinsp informa que são 34.664 servidores mais carentes da base do SINSP que estão sem reajuste desde 2009. Além disso, grande parte dos ativos são pagos com os recursos do Fudeb, logo, o governo não teria impacto direto com o aumento salarial dessa parcela de servidores.

Ainda de acordo com a entidade, o impacto foi calculado pela Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, após uma solicitação do Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Norte (SINSP/RN).


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), prorrogou, até 8 de novembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica, que inicialmente acabaria na próxima sexta-feira (18).

O motivo foi a situação epidemiológica da raiva no Rio Grande do Norte (RN), onde vários municípios não conseguiram imunizar uma grande quantidade de animais. A Campanha segue com a estratégia porta a porta, pontos fixos (confira os locais dessa semana ao final do texto) e, para condomínios ou pessoas com mais de cinco animais, agendamentos pelo telefone 3232-8235.

De acordo com dados do CCZ, já foram imunizados 75.453 animais, sendo 50.349 cães e 25.104 gatos. Dados computados até esta quarta-feira. O objetivo da Campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, evitando casos da doença nesses animais e a sua transmissão para humanos.

Confira os locais de vacinação desta semana:

DISTRITO SANITÁRIO LESTE:

Bairro de Lagoa Seca (16 e 17). Esquema vacinal porta a porta.

DISTRITO SANITÁRIO OESTE:

Bairro de Nazaré. Esquema vacinal porta a porta.

DISTRITO SANITÁRIO NORTE I:

Posto fixo na UBS Pajuçara (14 a 17); posto fixo Mix Rações, Avenida dos Caboclinhos, 870, Nova Natal (14 a 16); posto fixo Canário rações, Avenida Mar Mediterrâneo, 872 (de 15 a 17);

Bairro Lagoa Azul, conjuntos Boa Esperança e Nova Natal (Esquema vacinal porta a porta).

DISTRITO SANITÁRIO NORTE II:

Bairro Potengi, conjuntos Santa Catarina e Panatis. Esquema vacinal porta a porta.

DISTRITO SANITÁRIO SUL:

Posto fixo na UBS Satélite (de 14 a 18)

Bairros Capim Macio, Ponta Negra, Candelária, Neópolis, Planalto e Lagoa Seca (porta a porta)


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

correiosOs Correios reajustaram em 6,34% a tarifa média dos serviços Sedex Hoje, Sedex 10 e Sedex 12 no último dia 14. O reajuste foi confirmado nesta quarta-feira, 16, pela estatal. Os Correios afirmam que o aumento é uma média ponderada nacional, variando de acordo com origem, destino e tipo de encomenda.

De acordo com a empresa, “a atualização dos preços ocorre para equilibrar o impacto dos custos na prestação dos serviços”. A estatal afirmou ainda que o reajuste não se aplica a clientes que possuem contratos com os Correios. Em agosto deste ano, o ministro da Economia, Paulo Guedes, divulgou uma lista de empresas estatais que seriam privatizadas que continha os Correios. O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou à época que a estatal seria a primeira.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

Candidatos chegam para o 2º Dia de prova do Enem (Elza Fiuza/Agência Brasil)O balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgado no início da tarde desta quarta-feira (16) mostra que 1,109 milhão de candidatos no Enem acessaram o Cartão de Confirmação da Inscrição nas primeiras duas horas e meia após a liberação do documento. O número representa 20% do total de inscritos. As provas serão nos dias 3 e 10 de novembro e a edição deste ano terá 5,1 milhões de candidatos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um tutorial mostrando onde identificar o local de provas, que aparece especificado com endereço e número de sala no Cartão de Confirmação da Inscrição. Além disso, o documento também traz as informações pessoais do participante, como o CPF; o número de inscrição; as datas e os horários do exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e/ou especializado, com recursos de acessibilidade, caso tenha sido solicitado e aprovado, ou pelo nome social.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

PRF-VeículoDurante fiscalização na manhã desta quarta-feira (16), no Km 117 da BR 101, em São José de Mipibu/RN, a Polícia Rodoviária Federal prendeu dois homens e apreendeu um adolescente, com duas armas de fogo, 11 munições intactas e um veículo roubado.

No momento da abordagem, os suspeitos empreenderam fuga, sendo alcançados próximo a um posto de combustível, às margens da BR. Na busca pessoal, foram encontrados dois revólveres calibre 38, com seis e cinco munições, na cintura de dois deles.

Os três informaram que são moradores do bairro das Quintas, sendo um deles fugitivo do sistema prisional do Rio Grande do Norte e o outro fugitivo do Centro Educacional – Ceduc/RN.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

CAIXA ECONOMICAOs trabalhadores do Rio Grande do Norte nascidos no mês de janeiro – e que não são correntistas da Caixa Econômica Federal (CEF) – vão poder fazer o saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir desta sexta-feira (18), data em que ocorre a liberação em todo o país. Ao todo, 71.779 pessoas poderão fazer uso desse direito no estado.

De acordo com a Caixa, todas as agências do RN vão estar abertas na sexta-feira a partir das 8h até às 16h. No sábado (19), 25 agências estarão abertas, funcionando das 9h às 15h para o atendimento aos trabalhadores com direito ao saque imediato. O valor total dos saques no estado corresponde a R$ 24,5 milhões.

O saque não é obrigatório e cada trabalhador pode retirar R$ 500 de cada conta – seja ela ativa ou inativa. O período de saques é dividido pelos meses de nascimento de cada trabalhador. Ao todo, essa medida pode atingir 4,1 milhões de pessoas no Brasil nesta etapa.


Compartilhe:


17 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

downloadA Polícia Rodoviária Federal realizará na próxima sexta-feira (18), a partir das 7h, no Hemonorte da Avenida Alexandrino de Alencar, 1800 – Tirol, Natal/RN, o lançamento da Campanha Policiais Contra o Câncer Infantil. O lançamento da campanha será marcado pela doação de sangue e pelo cadastramento de médula óssea, por policiais rodoviários federais. Na ação, haverá também a exposição de motocicleta, de viaturas, do mascote Camaradinha PRF, divulgação da Corrida PRF 191, além de vídeos e fotos das campanhas anteriores, enfatizando a importância da doação de sangue.

Considerando que responsabilidade social é um dos valores da Polícia Rodoviária Federal, foi realizado convite para a sociedade se engajar também neste gesto de solidariedade. Sabe-se que os maiores usuários dos bancos de sangues são pessoas que lutam contra o câncer. A Campanha, que acontece em âmbito nacional, surgiu em 2014 e visa sensibilizar a sociedade alertando para os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e colaborar com o processo curativo destas crianças.


Compartilhe:


16 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

176912cc-08a2-40f7-ae6a-6fb9188461ccNesta quarta-feira (16), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Redson Roberto, concedeu entrevista à imprensa e explicou sobre a interdição de um pequeno trecho da Avenida Seridó (entre a primeira entrada do coreto até a esquina da Biblioteca Municipal) e na Rua Felipe Guerra até as proximidades da Clínica Salutares.

Como parte da revitalização da Festa do Rosário, os locais serão ocupados pela estrutura dos parques de diversão e nas referidas áreas não terá fluxo de veículos durante os dez dias da festa. “A interdição foi uma recomendação do Corpo de Bombeiros por questões de segurança e nós informamos que o fluxo de veículos será pela Rua Visitador Fernandes para o acesso à Ilha de Sant’Ana”, destacou o secretário Redson Roberto.


Compartilhe:


16 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

enem2019Os 119.324 inscritos no Rio Grande do Norte para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o cartão de confirmação das provas. O acesso ao documento na página do participante foi liberado nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

As provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos em 1.727 municípios. Para esta edição, mais de 5 milhões de inscrições foram confirmadas. Os portões abrirão ao meio-dia, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h, neste ano não há horário de verão.


Compartilhe:


16 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

whatsapp-image-2019-10-16-at-17.29.04Um homem foi baleado depois de tentar assaltar uma loja de roupas no bairro de Candelária, na Zona Sul de Natal, na tarde desta quarta-feira (16). O assaltante foi preso logo em seguida pela polícia.

De acordo com a proprietária do estabelecimento, que não quis se identificar, o homem chegou à loja que fica na Avenida Senador Salgado Filho, próximo à passarela do bairro, anunciando o assalto e fingindo estar armado. Ela e as funcionárias perceberam que ele não portava arma e saíram correndo do local.

O suspeito correu em seguida sem levar nada e tentou fugir pelo Largo Interventor Ubaldo Bezerra, mas foi baleado. Ninguém no entorno da cena e nem a polícia informaram que atirou no suspeito. Mais adiante, o para-brisa de um veículo também foi atingido por um tiro. Metros depois o homem foi rendido no chão e a polícia acionada.


Compartilhe:


16 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

armasPoliciais civis da Delegacia Especializada em Investigação e Combate ao Crime (Deicor) realizaram uma operação nesta quarta-feira (16) no Rio Grande do Norte contra um grupo suspeito de realizar cinco assaltos a carros-fortes no Nordeste neste ano – três deles no RN. Um suspeito morreu ao reagir durante a ação e outro foi preso – os dois eram primos.

Um grande material de armamento, que era usado neste tipo de crime, também foi apreendido com a dupla. Uma metralhadora ligeira, de modelo semelhante à “Bren”, usada pelos ingleses na 2ª Guerra Mundial, estava com os suspeitos, além de mais de 100 munições para ponto 50, mais de 130 para ponto 30, 70 dinamites e 8 espoletas que acionavam explosivos. Dois carros e uma moto também foram apreendidos.


Compartilhe:


16 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

tabatingaManchas de óleo voltaram a aparecer na região da Barra de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, Litoral Sul potiguar. O material de origem ainda desconhecida foi achado na areia da praia, trazido pela maré, nesta terça-feira (15). O volume não foi estimado pelas autoridades.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município, equipes foram enviadas para o local nesta quarta-feira (16) para fazer a limpeza da área. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) afirmou que foi informado da situação pelo município.


Compartilhe:


16 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

NATAL - FORTE DOS REIS MAGOSO governo Bolsonaro pretende conceder quatro áreas do Rio Grande do Norte em um pacote de concessão turística que pretende passar a administração dos locais para a iniciativa privada.

No total, 222 propriedades da União distribuídas em 17 estados e no Distrito Federal estão na lista da concessão. Em terras potiguares, as áreas incluídas são o Forte dos Reis Magos, o Parque dos Mangues (área no entorno do Forte), Árvore do Amor (em Maxaranguape) e a Praia do Marco (em São Miguel do Gostoso).

A informação foi divulgada pelo portal The Intercept Brasil, que disponibilizou uma planilha com todas as áreas previstas para entrarem na concessão. Locais como o Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro e a Praça dos Três Poderes, em Brasília, estão na lista.

De acordo com o TIB, as áreas foram indicadas pelos governos estaduais a pedido do governo federal e o número de locais deve aumentar. Outros nove estados ainda não haviam respondido o pedido do Ministério do Turismo por áreas da União que seriam de interesse turístico para concessão à iniciativa privada.


Compartilhe:


16 out 2019
 Por 
Blog do Seridó
 em 

ministro-ricardo-salles-manchas-oleo-sergipe-bolsonaro-radar-origem-petroleo-praias-nordeste-730x400O montante de resíduos de óleo retirados de praias do Nordeste pela Petrobras desde 12 de setembro já soma mais de 200 toneladas, divulgou nesta quarta-feira (16) a estatal. Os resíduos são uma mistura de óleo e areia e foram recolhidos por cerca de 1,7 mil agentes ambientais.

O trabalho ocorre em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, e os custos das atividades de limpeza serão ressarcidos. O instituto é o responsável pelas decisões na operação, enquanto a estatal dá apoio técnico e implementa as estratégias.

A Empresa acionou cinco Centros de Defesa Ambiental e nove Centros de Resposta a Emergência para responder ao desastre ambiental. As estruturas estão posicionadas em pontos estratégicos do território nacional para garantir condições de resposta a possíveis vazamentos de óleo em unidades da companhia, o que não é o caso desse derramamento de óleo no litoral brasileiro.


Compartilhe:




WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com