Morreu na manhã deste domingo (05), um dos mais famosos violeiros da região: Francisco Fernandes da Mota.
Chico Mota, de 86 anos, cometeu suicídio em sua própria residência, situada na rua José Eustáquio, bairro Paraíba em Caicó. Segundo a família, ele foi encontrado pendurado por uma corda em seu quarto. Embora estivesse apresentando um quadro depressivo, não se imaginava que ele pudesse tirar a própria vida.
Há 48 anos Chico Mota fundou o programa Violeiros do Seridó, até hoje apresentado pela Rádio Rural AM de Caicó. Patriarca de uma grande família, entre seus filhos estão os radialistas Djalma Mota, que apresentava o programa ao seu lado, e Derosse Mota e do ex-vereador Dinarte Mota.
Dentre as muitas honrarias e prêmios que recebeu, Chico Mota foi agraciado com a Comenda de Honra ao Mérito Vila do Príncipe, concedida pela Câmara de Caicó, em julho de 2007.
O Amanhecer do Sertão Seridoense e Paraibano esta em luto, a não ouvirmos mais a voz do ícone da cultura da viola da nossa região ” O Grande Chico Mota”, mas também felizes pelo seu trabalho e dedicação na preservação da mais alta cultura de nosso Torão natal levando ao ar por longos 48 anos um programa de tradição. Preservando assim as raízes dos versos improvissados, poesias e canções que só enriqueceram o saber de um povo bravo, forte e inteligente.
Obrigado Chico Mota.
Poeta João Dorico e Família!
São José do Brejo do Cruz – PB
A família Mota agradece pela homenagem postada em seu domínio referente ao falecimento do nosso patriarca, Francisco Fernandes da Mota (Chico Motta).
A missa do 30º dia que será realizada no dia 02.07.2011, às 06:15h na Matriz de São José em Caicó/RN.