01 jul 2022
 Por 
Blog do Seridó
 às 
13:06min. 
 em 
Zelenskiy diz que Kiev começou a exportar eletricidade para a UE

A Ucrânia começou a exportar eletricidade “de maneira significativa” para a União Europeia (UE), por meio da Romênia, anunciou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. “Foi dado um passo importante na nossa aproximação com a UE, afirmou o líder ucraniano nessa quinta-feira (30). O país recebeu na semana passada o estatuto de candidato à adesão à UE, aprovado pelos 27 Estados-membros.

“Este é apenas um primeiro passo”, destacou Zelensky, no habitual discurso em vídeo à população ucraniana. “Estamos nos preparando para aumentar as exportações”, acrescentou. O presidente ucraniano defendeu que a eletricidade de seu país pode substituir parte considerável do gás russo consumido pelos europeus.

“Não é apenas uma questão de receitas de exportação para nós, é uma questão de segurança para toda a Europa”, observou. A Ucrânia estava ligada à rede elétrica russa até o início da invasão, em 24 de fevereiro, tendo depois operado de forma autônoma até meados de março, quando foi ligada à rede europeia, o que deve ajudar o país a manter o funcionamento apesar da guerra.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!