O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que deve decidir nas próximas duas semanas se o país terá participação direta na guerra entre Irã e Israel. A informação foi confirmada pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta quinta-feira 19. As informações são do G1 e da CNN Brasil.
Em declaração à imprensa, Leavitt afirmou: “Com base no fato de que há uma chance substancial de negociações que podem ou não ocorrer com o Irã em um futuro próximo, tomarei minha decisão de ir ou não nas próximas duas semanas”.
Segundo ela, Trump mantém a prioridade de impedir que o Irã desenvolva armas nucleares, embora reforce que busca uma solução diplomática. Para isso, qualquer acordo precisaria incluir a interrupção do enriquecimento de urânio e o desmonte das estruturas que poderiam viabilizar armamentos nucleares.
A fala ocorre em meio ao agravamento dos confrontos no Oriente Médio, com sucessivos ataques entre Israel e Irã desde o dia 14 de junho. Trump tem alternado discursos que sinalizam tanto abertura ao diálogo quanto possibilidade real de envolvimento militar dos EUA.
0 Comentários