15 jun 2015
 Por 
Blog do Seridó
 às 
09:43min. 
 em 
Sesap irá distribuir 500 mil preservativos para os festejos juninos

 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, irá distribuir neste São João um total de 500 mil preservativos para todos os municípios do Rio Grande do Norte.

De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual DST/Aids, Sônia Cristina Lins, as Unidades Regionais de Saúde Pública estão sendo abastecidas com preservativos masculinos e os municípios já podem solicitar às Regionais seu estoque extra para as ações deste período.

A Sesap também está mobilizando os municípios para que confeccionem materiais educativos, reforçando a importância de estimular o uso do preservativo e a realização do teste rápido para o diagnostico do HIV e Sífilis, “ressaltando que só fazendo o teste para o HIV é possível cuidar bem de você e de todos que você ama”, disse a responsável técnica.

O Programa Estadual de DST/Aids também convida empresas, indústrias, comércio e organizações não governamentais a organizarem ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis durante o período junino e enviar suas programações para o e-mail [email protected] para conhecimento e divulgação.

No Rio Grande do Norte foram registrados de 2000 a 2013, um total de 4.185 casos de HIV, sendo 68% do sexo masculino e 32% do sexo feminino, analisando a série histórica percebe-se um crescimento no número de casos ano a ano, dado que requer uma reflexão e um maior engajamento da sociedade na busca do enfrentamento.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!