21 maio 2013
 Por 
Blog do Seridó
 às 
07:43min. 
 em 
Sem categoria
Seminário discutirá promoção da saúde do trabalhador seridoense‏

Pesquisas constatam em todo Brasil que as empresas podem economizar dinheiro implantando programas de prevenção e promoção da saúde do trabalhador. Dois indicadores passam a ser uma questão de sobrevivência nas empresas: o “absenteísmo” e o “presenteísmo”, cada vez mais presentes na discussão sobre elevação dos custos e queda na produtividade das empresas.

Enquanto o “absenteísmo” significa a ausência de funcionários em decorrência de problemas de saúde, o “presenteísmo” caracteriza-se quando os colaboradores produzem abaixo de sua capacidade em função de inúmeros fatores, ligados ou não à saúde. Ambos resultam em custos diretos e indiretos, comprometimento de produtividade, competitividade e de qualidade dos serviços prestados.

O assunto será tratado no “Seminário sobre o Controle de Absenteísmo e Presenteismo”. O evento possibilitará aos empresários e trabalhadores da indústria seridoense, informações quanto à diminuição da produtividade industrial, decorrente do principal grupo de doenças que afetam os trabalhadores. A proposta faz parte do projeto Saúde e Segurança no Trabalho, voltado para micro e pequenas empresas.

A programação contará com três palestras: “Política de Saúde do Trabalhador”, ministrada pelo técnico do CEREST/RN, Ataildo Souza; “Transtornos mentais relacionados ao trabalho”, proferida pela enfermeira Débora Lemos; e “Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho” (LER/DORT), apresentada pela fisioterapeuta do CEREST, Juliana Fonseca.

O evento é uma realização do SESI, SENAI e do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e acontecerá na próxima quinta-feira, dia 23 de maio, no auditório do Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó, com abertura às 19 horas.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com