14 mar 2013
 Por 
Blog do Seridó
 às 
08:06min. 
 em 
Roberto Germano visita redações de jornais para divulgar audiência sobre Universidade Federal do Seridó‏

Acompanhado do padre João Medeiros e do procurador Nivaldo Brum, dois dos muitos coordenadores do Movimento “O Seridó é Federal”, o prefeito de Caicó Roberto Germano visitou redações de jornais nesta quarta-feira (13) em Natal para divulgar a audiência pública que a Assembléia Legislativa fará para discutir a importancia da criação da Universidade Federal do Seridó em Caicó. A audiência será as 10 horas desta sexta-feira (15) em Natal. A luta já conta com o apoio de várias entidades.

A universidade tem como objetivo oferecer cursos específicos voltados para economia da região, como Gastronomia, Design, Moda, entre outros cursos na área de indústria têxtil e mineração“, disse Roberto Germano ao jornal Tribuna do Norte.

Diretamente envolvido com a criação da instituição, o padre João Medeiros Filho, que trabalhou no Ministério da Educação assessorando ministros e um dos responsáveis por levar o campus da UFRN para Caicó nos anos 1970, afirma que o diferencial pensado para a universidade é a oferta de cursos específicos, diferente do que acontece na UFRN e no Instituto Federal (IFRN) no município. “O Seridó é rico em cultura e não há cursos voltados para a economia local”, disse o padre que também reconhece que para que a instituição se estabeleça na região, é necessário demanda social.

De acordo com a Tribuna do Norte, o projeto da universidade está no processo de criação do anteprojeto para então ser apresentado ao Ministério da Educação (MEC). Nessa parte do processo, cria-se um documento mostrando, por exemplo, a repercussão social local, os custos e a didática da instituição a ser criada, para que seja analisada a viabilidade do projeto. “Após a apresentação desse anteprojeto, deve-se definir a estrutura final da universidade, como os cursos a serem oferecidos, a estrutura pedagógica e a grade curricular“, explica o padre João Medeiros Filho.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!