Uma das prioridades do prefeito Roberto Germano para este ano é a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), como forma de garantir com que os produtos artesanais fabricados na cidade possam ser comercializados em qualquer local, já que estarão com a qualidade certificada. Roberto foi a Tiradentes (MG) acompanhado de uma comitiva formada pelo diretor do Sebrae, Pedro Alexandro, os vereadores José Rangel (Caicó) e Jaedson Dantas (São José do Seridó), dentre outros seridoenses conhecer a realidade do município, que transformou-se após a criação do serviço de inspeção.
O trabalho iniciado no município de São João Del Rey hoje abrange 17 cidades da região mineira. “É muito parecido com a nossa maneira de fabricar; o queijo é numa queijeira que não exige muita qualificação, e com a legislação que eles implantaram com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), eles cadastram os pequenos produtores artesanais, que fabricam artesanato, cachaça, doces, queijos. Com isso eles criaram uma feira no município é nesse espaço só vende quem é inspecionado e tem o certificado temporário ou não. Inicialmente eles dão um alvará de seis meses para que o produtor possa se adequar e depois ele ganha um definitivo”, explicou o prefeito.
A viagem a Minas Gerais, na opinião do prefeito foi bastante proveitosa, pois tiveram a oportunidade de além de conhecer os locais onde produtos artesanais são fabricados, como queijeiras, sítios onde se fabricam doces, cachaças e bordados, trouxeram uma cópia da Lei que disciplinou a produção e comercialização dos produtos na região. De forma prática e para que o SIM seja implantado em Caicó a comissão voltará a se reunir nos próximos dias para discutir o projeto de lei que a Prefeitura enviará à Câmara.
“De uma coisa não tenho dúvidas e os próprios amigos mineiros reconhecem que quando colocarmos em prática nossa legislação, dentro de um ano seremos referência em todo o Brasil, principalmente pela qualidade com que nossos produtos são fabricados”, disse Roberto Germano.
0 Comentários