As quatro mesorregiões do Rio Grande do Norte tiveram estado de emergência declarado por estarem vulneráveis a incêndios florestais a partir do segundo semestre deste ano até o início de 2026. A declaração foi feita por meio de portaria, assinada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (28).
A medida abrange todo o território do estado, isto é, o Agreste Potiguar, a Central Potiguar, o Leste Potiguar e o Oeste Potiguar. Na região Nordeste, também tiveram territórios contemplados os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.
De acordo com o Governo Federal, a portaria permite que o Ibama contrate brigadistas para atuar nos incêndios. Além disso, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reforçou que o documento traz segurança jurídica para que os gestores públicos atuem na adoção das medidas necessárias para combater os incêndios neste ano.
A declaração da ministra foi feita durante apresentação das medidas adotadas para combate a incêndios em 2025, no Auditório da Sede do Prevfogo, realizada na última quinta-feira (27). Em relação ao ICMBio, as novidades foram anunciadas pelo presidente da instituição, Mauro Pires. Em 2025, a expectativa é que haja aumento no número de brigadistas contratados, que deve ser de 1.758 brigadistas, capacitados em 68 cursos.
0 Comentários