05 mar 2021
 Por 
Blog do Seridó
 às 
10:57min. 
 em 
Sem categoria
Projeto do Ceres avança no ensino da Libras

CERES DA UFRNO projeto CoLibras, que procura criar um dicionário colaborativo da Língua Brasileira de Sinais (Libras), teve aprovação no edital da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN) para novos projetos e renovação para 2021. Com essa conquista, os organizadores do projeto pretendem dar continuidade à construção da plataforma.

O aplicativo é voltado para pessoas surdas e usuários ouvintes da língua, sendo configurado para que essas pessoas possam utilizar e contribuir com novos sinais de Libras. Esses sinais podem ser adicionados ao dicionário por pessoas com deficiência ou não, ou ainda que realizem o cadastro na plataforma, podendo ser acessados e complementados a qualquer momento. Além disso, o app também possui feedback para que os usuários possam avaliar cada sinal incluído no CoLibras.

Um dos objetivos do aplicativo é demonstrar que o aplicativo reflete a constante evolução da Libras. Outra meta é atualizar o aplicativo: os organizadores planejam adicionar a criação de categorias para organizar melhor os sinais, com itens como saúde, educação, engenharia, sendo possível acessar rapidamente os sinais ao clicar nas categorias.

Segundo Ronny Diogenes, professor de Libras do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), “isso pode ajudar profissionais de cursos que têm surdos matriculados a criar um repositório dos sinais de sua área e, assim, surdos de outras localidades do Brasil também poderão conhecer e utilizar o termo”.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com