04 mar 2013
 Por 
Blog do Seridó
 às 
08:02min. 
 em 
Primeira congregação de cardeais prévia ao conclave é iniciada no Vaticano

A primeira congregação de cardeais preparatória do conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI foi iniciada nesta segunda-feira na Ala Nova do Sínodo, no Vaticano, poucos minutos depois das 5h (de Brasília).

Aproximadamente 150 cardeais, dos 207 que compõem o Colégio Cardinalício, estão presentes nesta primeira congregação, mas o esperado é que o restante chegue entre hoje e a próxima quarta-feira.

Esta primeira reunião ocorre quatro dias depois que a Igreja entrasse em período de Sé Vacante. Segundo o cardeal decano, Angelo Sodano, de 85 anos, a data do início do conclave só será definida no momento em que todos os purpurados eleitores estiverem presentes, mas tudo indica que o procedimento começará no dia 11 de março.

Dos 207 cardeais que conformam o Colégio Cardinalício, 117 possuem menos de 80 anos. A norma vaticana contempla que só podem entrar na capela Sistina, lugar do conclave, os purpurados com menos de 80 anos. Os outros, embora não possam votar, podem ser escolhidos pontífice e participar das reuniões preparatórias.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!