06 jun 2015
 Por 
Blog do Seridó
 às 
18:38min. 
 em 
Preso morre de tuberculose e diretor teme surto em penitenciária do RN

PEREIRÃO

A morte de um preso infectado por tuberculose na madrugada deste sábado (6) deixou em alerta a direção da Penitenciária Estadual do Seridó Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, em Caicó, no Rio Grande do Norte. O diretor da unidade prisional, Alex Alexandre, teme um surto da doença. A infecção foi confirmada pela equipe médica do Hospital Regional de Caicó, onde o detento Nariane dos Santos Silva, de 31 anos, estava internado desde o dia 30 de maio.

“Percebemos o preso em péssimo estado quando fizemos uma vistoria”, conta Alexandre, que recebeu um laudo médico atestando “um quadro clínico avançado de tuberculose pulmonar com pneumonia”. De acordo com o diretor, a vítima estava preso com mais 60 homens em um dos pavilhões da penitenciária. Uma equipe médica da prefeitura da cidade, segundo Alexandre, vai ao Pereirão na próxima terça-feira (9) para realizar exames nos outros detentos. “Existe a preocupação de um surto”, afirma.

O diretor do Pereirão explica que a doença só foi percebida no dia 30 porque a unidade ainda sofre com a destruição deixada após a onda de rebeliões que atingiu o sistema penitenciário potiguar em março deste ano, quando pelo menos 14 das 33 unidades prisionais do estado foram danificadas. “A ala em que o preso estava ainda não foi reformada e está sem grades, com os presos soltos, de forma que não vimos a situação do detento nem os colegas de cela falaram nada. Não sabíamos do problema dele”, acrescenta.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!