17 mar 2013
 Por 
Blog do Seridó
 às 
13:36min. 
 em 
Presidente Dilma confirma troca em três ministérios

A Presidência da República confirmou a substituição de três ministros: Antônio Andrade (PMDB) assumirá o posto de Mendes Ribeiro (PMDB) na Agricultura, Manoel Dias (PDT) comandará o Trabalho no lugar de Brizola Neto (PDT), e Moreira Franco (PMDB) chefiará a Secretaria de Aviação Civil, até então sob a responsabilidade de Wagner Bittencourt (sem partido).

O novo ministro da Agricultura, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, completará 60 anos em 18 de junho. Natural de Patos de Minas (MG), ele é engenheiro civil e produtor rural. Está no segundo mandato de deputado federal. Antes disso, foi deputado estadual por três vezes e prefeito de Vazante (MG). O peemedebista está no partido desde 1987 e tem uma atuação discreta na Câmara. Atua especialmente em propostas envolvendo o agronegócio. Em 2007, o Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou um pedido de inquérito contra o agora ministro por crime de responsabilidade.

Em 2012, Andrade articulou a criação de um certo “Movimento Pró-Minas” – uma maneira que parlamentares mineiros da base aliada, arranjaram para cobrar a nomeação de mineiros para postos importantes do governo e exigir mais repasses do governo federal para aquele Estado.

A chegada do deputado mineiro ao importante Ministério da Agricultura, serve para que a presidente Dilma Rousseff mine, desde já, parte do potencial eleitoral de Aécio Neves (PSDB) em Minas Gerais. O tucano pretende disputar a Presidência em 2014. Apesar de não ter se aliado ao grupo político de Aécio nas últimas eleições, o PMDB mineiro mantém uma boa relação com o senador, que é neto do peemedebista Tancredo Neves.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!