28 jan 2013
 Por 
Blog do Seridó
 às 
11:36min. 
 em 
Sem categoria
Prefeitura de Caicó desenvolve campanha de conscientização sobre corte de árvores‏

A Prefeitura de Caicó, através da Secretaria de Meio Ambiente, preocupada em estabelecer um limite quanto a questão das podas de árvores na cidade, irá promover uma campanha de conscientização e sensibilização da população sobre o corte de árvores e suas conseqüências.

 “De acordo com observação, em levantamento fotográfico antes e depois, verificamos que as árvores estão sofrendo podas drásticas, quando mais de 50% do volume da copa é retirado. Para tais crimes praticados, as penalidades aplicadas serão de cunho administrativo, pela Prefeitura, e de cunho penal, aplicada pela Polícia Ambiental, que vão de multas, compensações ambientais e até prisão, de acordo com a severidade dos danos”, diz Emmanuel Sabino, Secretário Adjunto e técnico do Meio Ambiente.

Apesar das altas temperaturas registradas nos últimos tempos, o ser humano mais uma vez vem dando mostras de sua capacidade de interferir no meio ambiente. Em Caicó, as ávores estão sendo podadas drasticamente, principalmente as que ficam em frente as residências. Segundo o botânico e ambientalista Ricardo Cadim, “elas podem morrer mesmo pela invasão de doenças e cupins – a questão é que demora alguns anos e a maioria das pessoas não percebe. Outro fator é que elas podem ficar desequilibradas e caírem”.

Toda vez que se corta os ramos de uma árvore é necessário saber em que medida isso pode ser prejudicial. A prática tem demonstrado que mesmo quando se respeitam todas as exigências de acordo com a espécie, idade da planta e época de poda, a eliminação de grande volume da ramagem é danosa à planta, podendo conduzir o vegetal à exaustão e morte.

O cidadão que pretende podar ou retirar uma árvore deve requerer uma autorização na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e preencher um formulário de termo de responsabilidade. São necessários os documentos: RG e CPF para cadastros, pois sem os mesmos não será possível a realização da autorização”, diz Nagib de Oliveira, secretário de Meio Ambiente.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com