Um encontro para tratar de parcerias entre a Prefeitura de Natal e o Fórum Pensar a Infância. Assim pode ser resumido o encontro entre o prefeito Carlos Eduardo e a atriz e cineasta Carla Camurati na manhã desta quarta-feira (4), no Palácio Felipe Camarão. Há mais de 10 anos a diretora do clássico Carlota Joaquina participa em Natal do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), realizado na rede Cinemark. A ideia é incorporar o Fórum e o Festival à programação do Natal em Natal, com o apoio da Prefeitura na divulgação dos eventos. O Fici ocorrerá no mesmo período do Festival Literário de Natal (Flin).
Informalmente, a Prefeitura já participa do Fici com a ida de cerca de seis mil alunos da rede municipal de ensino às sessões no Cinemark. No entendimento de Carla Camurati, a capital do Rio Grande do Norte tem todas as condições de chamar para si o título de “capital da infância”. “Natal tem capacidade de encampar a questão da infância. E tudo vem a reboque, como a educação, a saúde e o meio ambiente”, ilustrou a artista.
Ela contou, ainda, que o Fórum – que foi realizado no último 27 de setembro em São Paulo, paralelamente ao Fici – trará a Natal mais de 30 pessoas vinculadas ao segmento audiovisual voltado para o cinema infantil, apostando na interação entre realizadores locais, regionais, nacionais e autoridades, consciente de que o audiovisual além de entreter e informar pode – e deve – contribuir para a formação da imensa população infanto-juvenil.
“Esse encontro é uma iniciativa para o fomento de normas e arranjos culturais, políticos e institucionais para a infância, que nos ajudarão a desenvolver chaves de compreensão com as quais possamos construir, em um futuro urgente, bases mais estáveis para nossas crianças, conscientes de que a infância consumidora de cultura hoje é a massa adulta de amanhã”, observou a idealizadora do Fici.
