Uma mega operação policial, com participação das policias Civil, Militar e do Ministério Publico Estadual, iniciada na manhã dessa quarta-feira (1º), desarticulou a ação de vários agiotas que atuavam no município de Apodi, acusados de praticarem os crimes de usura (agiotagem e retenção de cartões de aposentados, pensionistas e beneficiários do Programa Social Bolsa Família).
Batizada de “Cartão de Visita”, a operação contou com a participação de cerca de 40 policiais, comandados pelo delegado de Policia Civil de Apodi, Renato Oliveira e pelo comandante da 2ª Companhia de Policia Militar, capitão Inácio Brilhante Araújo Filho. Também contou a participação dos promotores de justiça Sílvio Brito e Cláudio Linhares, ambos da Comarca de Apodi. Os mandados de busca e apreensão criminal foram expedidos pela juíza Ana Clarisse Arruda Pereira.
Na ação foram presos: Francisco Edivan Mota Moraes, Francisco Genilson de Morais, Ednaldo Moreira Galvão e Antonio Francisco Cortez. Os policiais apreenderam grande quantidade de promissórias, cartões de aposentados, pensionistas e Bolsa Família, além de cheque em nome de terceiros. Também foram apreendidas armas, sendo um revólver, uma pistola 380 e três espingardas de grosso calibre. Com os agiotas os policiais ainda conseguiram apreender a quantia de R$ 40 mil.
Segundo o delegado de Apodi, Renato Oliveira, as investigações tiveram início há cerca de um mês, quando um morador de Apodi procurou a DP do município para denunciar o esquema de agiotagem na cidade. “Iniciamos um trabalho investigativo de crimes praticados contra aposentados e chegamos a esses agiotas”, comentou.
0 Comentários