28 maio 2011
 Por 
Blog do Seridó
 às 
01:02min. 
 em 
O Açude Itans deve iniciar sangria este fim de semana

O açude Itans deverá iniciar este fim de semana a sua sangria. O fato é aguardado por toda a região do Seridó, já que o açude é uma referência em todo o Estado, sendo um dos principais açudes da região Nordeste e um dos pontos de rara beleza do Estado do RN.

Faltam apenas 10 cm. para atingir seu ponto de sangria, quando passará a congregar as atenções das pessoas de toda a região que se deslocam até o local para presenciar o fato. O Itans sofre o assoreamento natural, das areias e do material carregado ao longo do tempo pelas correntezas das águas dos rios e riachos que desaguam no seu interior.

 Muito mais do que esse fato natural, segundo o DNOCS, o açude tem sofrido com a ação danosa de alguns proprietários rurais, que de forma egoísta fizeram barragens ao longo desses rios e riachos que nele desaguam para represar água para propriedades particulares, quando a prioridade deveria ser o coletivo, portanto o abastecimento do Itans, o que essas barragens impediram. 

Esses rios e riachos represados através das barragens construídas em seus leitos, ao invés de represar água para particulares, deveria represar para o abastecimento da cidade e consumo humano, o que não foi feito. O DNOCS entretanto seguindo determinação de sua direção vai tomar providências no sentido de descongestionar o leito desses rios e riachos que abastecem o Itans, melhorando o lento fluxo de água que tem prejudicado o abastecimento do açude. 

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com