13 abr 2013
 Por 
Blog do Seridó
 às 
16:15min. 
 em 
Sem categoria
Meta da Secretaria de Saúde é vacinar 80% da população caicoense

Na próxima segunda-feira (15) será lançada no Brasil a 15º edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que prossegue até o dia 26 deste mês, tendo o dia D no próximo dia 20/04. Em Caicó, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 80% da população. Com isso, no sábado, dia oficial da campanha, todas as unidades de saúde da cidade estarão abertas.

Oficialmente, só começa na próxima segunda (15) e aqui em Caicó vamos iniciar pela zona rural. Já no dia D, próximo sábado (20), vamos iniciar na zona urbana. Pedimos que todos se desloquem aos postos de saúde portanto o cartão de vacinação”, explicou Josilene Maria, coordenadora de promoção saúde de Caicó.

A população alvo é composta por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que atuam em unidades com atendimento para a influenza, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, será avaliado o número de doses aplicadas no período da campanha.

Essa vacina é contra a Influenza, a forma mais grave das infecções pelo vírus e tem o objetivo de reduzir as complicações e internações decorrentes da doença. Esse ano, a novidade fica por conta da inclusão das puérperas, que são as mulheres com 45 dias após o parto. Pedimos então a população, que compareça as nossas unidades de saúde para tomar a vacina”, disse a coordenadora.

No que diz respeito à contraindicaçoes, a coordenadora afirma que em Caicó não aconteceu nada mais grave, apenas reações leves as quais são consideradas normais. “As reações são as de sempre: dores locais. No entanto, fazemos uma observação quanto às pessoas que têm alergias ao ovo de galinha. Recomenda-se que elas evitem tomar a vacina”, orientou.

Já com relação às pessoas que estão fora desse grupo prioritário, mas que deseja tomar a vacina, a secretaria avisa que: “após o período da campanha, caso sobre doses, vamos informar a população e, aí sim, elas podem procurar os postos de saúde. Mas lembrando que a campanha é destinada ao grupo prioritário preconizado pelo Ministério da Saúde”, finalizou Josilene.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com