09 jul 2013
 Por 
Blog do Seridó
 às 
07:13min. 
 em 
Médico Veterinário orienta: “a população é a principal parceira no combate a dengue em Caicó”‏

A declaração é do Médico Veterinário da Secretaria Municipal de Saúde, Gustavo Solano, que coordena a equipe dos agentes de endemias da cidade, responsáveis pelo zoneamento e controle das residências, no que diz respeito ao combate a dengue. Ele orienta a população sobre como cuidar das residências e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Não adianta os agentes chegarem às residências para fazer o tratamento e os moradores não colaborarem. O mosquito da dengue deposita os ovos em água limpa e parada, por isso é preciso que o morador observe diariamente os depósitos para que não acumule água. Precisamos da colaboração da população, ela é a principal parceira no combate a dengue”, disse Solano.

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Se você deixar água parada e limpa por três dias, o mosquito vai depositar os ovos. Então, o nosso trabalho é conscientizar as pessoas, fazer o tratamento dos imóveis, tantos os abertos quanto os fechados, e contar com a ajuda da população”, explicou o médico.

De acordo com ele, “é preciso lembrar que, caso a residência não seja cuidada, a primeira que pessoa que o mosquito vai picar é o proprietário da casa. E nos casos dos que já tiveram dengue uma vez é possível que se agrave para a hemorrágica, que pode matar. Ou seja, é necessário que cada morador faça sua parte para o combate ao mosquito”, finalizou.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!