13 maio 2011
 Por 
Blog do Seridó
 às 
16:35min. 
 em 
Instalado Fórum Estadual em Defesa da Educação do RN

Na manhã desta sexta-feira (13), foi instalado o Fórum Estadual em Defesa da Educação do RN, no auditório da Escola de Música da UFRN, com a presença de professores, estudantes e representantes de entidades do setor.

A presidenta da Comissão de Educação da Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT) participou como debatedora expondo a tramitação do projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) no Congresso Nacional. Também participaram o secretário adjunto do Ministério da Educação e presidente do Fórum Nacional de Educação, Francisco Chagas, e a professora Alda Maria Duarte Araújo, do Centro de Educação da UFRN.

Na ocasião, a deputada Fátima Bezerra falou também sobre o desafio da universalização da educação infantil no País e do aumento do percentual de financiamento do setor. “Além do percentual, que queremos que passe de 7% do PIB para 10%, é preciso discutir a origem dos recursos. É necessário dinheiro novo e isso passa pela reforma tributária também”, destacou.

A parlamentar fez referência à greve dos professores do Estado, que completa 11 dias. “Com constrangimento eu disse esta semana na Comissão de Educação que o Rio Grande do Norte está na ilegalidade, não paga o Piso Salarial dos professores”, disse, provocando aplausos da platéia.

Além de Fátima, e dos professores Francisco das Chagas e Alda, participaram da mesa de autoridades o pró-reitor de Extensão da UFRN, Cipriano Maia Vasconcelos, representando o reitor; diretor geral do IFRN, Belchior Oliveira; a secretária de Estadual de Educação, Betânia Ramalho; deputado estadual Fernando Mineiro; vereador Luis Carlos; coordenadora geral do Sinte/RN, Fátima Cardoso; presidente do DCE da UFRN, representando os estudantes, Luis Gomes; Maria Fernandina, representante da Undime e Antônio Cabral, como representante das associações científicas.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!