05 mar 2013
 Por 
Blog do Seridó
 às 
21:24min. 
 em 
Sem categoria
Galvão Freire diz que situação dos dois PSFs que tiveram recursos bloqueados parcialmente está sendo regularizada

O secretário de Saúde de Caicó, Galvão Freire esclareceu a inclusão do Municipio na lista dos que tiveram recursos do programa Estratégia Saúde da Família bloqueados parcialmente. “Não houve bloqueio de todo o recurso. O que houve já aconteceu em outras ocasiões e com relativa frequência acontece em outros municípios, quando o Ministério da Saúde vai confrontar os dados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e encontra o mesmo profissional inscrito em mais de um PSF”, explicou.

De acordo com Galvão o problema foi registrado em apenas duas unidades do programa em Caicó. Ele não acredita em  irregularidade ou desvio, já que o que acontece é que muitas vezes quando o profissional deixa de fazer parte do Estratégia de Saúde da Família, o municipio não dá baixa no cadastro do Cnes como não sendo mais do ESF. “Como não dá baixa, então acontece de quando confronta dá o choque de informações de estar inscrito em mais de uma ESF, que não é permitido”, disse.

Galvão garantiu que nesta terça-feira encaminhou para o Ministério da Saúde o oficio com a produção das duas equipes, e os recursos prontamente serão reenviados para Caicó sem nenhum desconto. “O Ministério dá três meses para que exista uma atualização dos profissionais junto ao Cnes. Se esse prazo não for cumprido, aí o recurso é parcialmente bloqueado até que a situação seja normalizada”.

Com relação a oito agentes de Saúde que tiveram seus pagamentos bloqueados, o secretário disse que já está checando se houve algum acúmulo de cargos públicos ao longo do tempo, e se for confirmado ele terá que optar se ficará na função de agente ou com a que ele esteja também exercendo. “Não houve nenhum problema que possa manchar a lisura de todo o trabalho que é feito pela Secretaria e pelos técnicos de Saúde do nosso municipio”, finalizou.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com