20 maio 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
08:38min. 
 em 
Docentes da UFRN fazem visita técnica à Mina de Brejuí, em Currais Novos

As docentes Carla Vivacqua e Andressa Siroky, do Departamento de Estatística (Dest/UFRN), Gabriel Martins, do Departamento de Ciências Administrativas (Depad/UFRN) e Diego Nascimento, da Universidad de Atacama (UDA), do Chile, realizaram na última quarta-feira, 14, uma visita técnica à Mina Brejuí, localizada em Currais Novos.

A ação integra o projeto Mineradados: Aplicação de Inteligência Artificial (IA) para otimização no processo de separação de partículas em Mineração via hidrociclone, desenvolvido por meio de uma colaboração entre a UFRN e a UDA. A parceria, firmada em 2024, visa identificar oportunidades de melhorias e otimização no processo de mineração com base em experimentos executados em laboratórios e testes em escala industrial.

Em abril deste ano, Vivacqua e Siroky estiveram na cidade de Copiapó (Chile) para conhecer o processo de mineração de algumas instituições, incluindo a Empresa Nacional de Mineria. Ocorreram ainda visitas aos laboratórios da UDA, onde acontecem reproduções e simulações dos processos mineiros em menor escala. 

“A visita à Mina Brejuí foi fundamental para identificar oportunidades e iniciar parcerias, para que no futuro possamos implementar e testar a tecnologia desenvolvida no laboratório”, completa Andressa.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com