Uma das promessas mais antigas para a infraestrutura viária do Rio Grande do Norte, as obras de duplicação da Reta Tabajara devem ser entregues no primeiro semestre de 2026. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), até o ano passado foram entregues 18,3 quilômetros de duplicação e a licitação das obras remanescentes está em fase de elaboração. A obra está orçada em R$ 347 milhões.
Correspondente a um trecho da BR-304, dentro do município de Macaíba, a Reta Tabajara teve sua duplicação iniciada em 2014. No entanto, após a primeira assinatura da ordem de serviço, o projeto já chegou a ser paralisado e se tornou alvo constante de promessas. Nos últimos três anos, pelo menos três datas de entrega da obra foram anunciadas pelo Governo Federal.
Apenas no ano passado, a conclusão foi prometida duas vezes, sendo a última previsão de entrega para setembro. O DNIT não respondeu a reportagem sobre o que motivou os novos atrasos, mas destacou que os “atos preparatórios para a licitação das obras remanescentes”, que consistem na duplicação de 2,5 quilômetros na travessia urbana de Macaíba, estão em execução.
Fora a elaboração da licitação, segundo o Departamento, estão em execução dois viadutos na travessia urbana de Macaíba, além da construção de três viadutos no trecho duplicado, entre o Viaduto Trampolim da Vitória e o entroncamento com a BR-226/RN. Pelo contrato atual, que considera a ordem de início da obra em 2016 e a previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026, estão sendo investidos R$ 347 milhões em recursos federais.
0 Comentários