08 jun 2015
 Por 
Blog do Seridó
 às 
21:47min. 
 em 
Dilma diz que crise diplomática com EUA é ‘uma questão do passado’

BRAVENCE-BRASIL-EUA-ESTADOS-UNIDOS-USA-EXPORTAÇÕES-SOMOS-INOVADORES-INOVAÇÃO-ALDO-DELLA-ROSA

A presidente Dilma Rousseff afirmou ao jornal belga “Le Soir” que a crise diplomática com os Estados Unidos gerada após a revelação de que agências de inteligência norte-americanas espionaram a petista, além de cidadãos e empresas do Brasil, é “uma questão do passado”. Esta é a primeira vez que a presidente fala publicamente que, na avaliação dela, o mal-estar diplomático com a Casa Branca está superado.

Em 2013, documentos sigilosos classificados como “ultrasecretos” vazados pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden revelaram que os EUA monitoraram atividades de outros países e de seus líderes, incluindo Dilma e a chanceler alemã Angela Merkel. O material obtido por Snowden revela que os espiões interceptaram e-mail e telefonemas da presidente brasileira.

“[A crise diplomática] é uma questão do passado, mas ele deve aprender. Em primeiro lugar, o reconhecimento de que a defesa da segurança não é incompatível com a defesa da privacidade e respeito à soberania dos países”, disse a presidente.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!