Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. Doar sangue é um ato de amor ao próximo e de cidadania. Dessa forma, é fundamental a conscientização da população brasileira sobre a importância da doação de sangue, através de campanhas educativas promovidas pelo governo, comunidades, ongs e pelos próprios médicos no dia a dia de seus consultórios.
Antes da doação, todos os doadores são submetidos a um questionário, avaliação e exame clínico com a finalidade de verificar as suas condições de saúde. Qualquer fato de risco detectado na triagem levará a rejeição temporária ou definitiva do doador.
Caso esteja apto, o doador passará ao próximo passo do processo, que consiste na coleta do sangue (cerca de 400 ou 450 ml), através de punção venosa no braço, obviamente após a realização de cuidadosa assepsia do mesmo. Para saber os requisitos básicos para doação de sangue, clique aqui.
Nossos bancos de sangue sempre trabalham no limite, ou seja, nunca estão totalmente abastecidos para as necessidades diárias, por isso a importância da participação de toda a sociedade. No Brasil, hoje são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsa de sangue, sendo que a Pró-Sangue já registrou mais de 4,6 milhões de doação nos seus 29 anos de atuação.
0 Comentários