04 jun 2025
 Por 
Blog do Seridó
 às 
08:18min. 
 em 
Desaprovação ao governo Lula vai a 56%, diz levantamento do PoderData

A aprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 79 anos, continua em queda. A desaprovação, em alta. Tudo piorou um pouco para o petista de março para junho, embora as oscilações tenham ficado dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais. Só que as curvas mostram uma degradação contínua neste ano de 2025.

O levantamento do PoderData foi realizado de 31 de maio a 2 de junho. Já foi possível, portanto, captar o impacto do caso das fraudes dos descontos ilegais em aposentadorias e benefícios do INSS. O resultado mostra que o governo Lula é hoje desaprovado por 56% dos eleitores. A taxa avançou 3 pontos percentuais em 2 meses. No mesmo período, a aprovação recuou de 41% para 39%.

A desaprovação está com tendência de alta há alguns meses, como mostram as curvas do gráfico acima. Houve uma inversão das trajetórias. No seu 1º mês no Planalto em 2023, Lula tinha 52% de aprovação para sua administração contra 39% de desaprovação, uma diferença de 13 pontos percentuais. Agora, é o oposto: a desaprovação está 17 pontos acima da aprovação.

Lula tem atribuído a baixa taxa de aprovação a problemas na comunicação do governo. Trocou o chefe da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto. Não adiantou. O presidente seguiu protagonizando episódios controversos mesmo já com o marqueteiro baiano Sidônio Palmeira no comando da Secom.

No mês de maio de 2025 foi revelado um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Estimativas preliminares indicam que o desfalque pode ser da ordem de R$ 6,3 bilhões, dinheiro embolsado ilegalmente por sindicatos e entidades.

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com