O “teatrinho do povo” está de volta. Após 15 anos de portas fechadas, o Teatro Sandoval Wanderley foi reapresentado novo em folha à cidade em uma cerimônia realizada na última segunda-feira (30) à tarde pela Prefeitura de Natal. O histórico palco do Alecrim, com 62 anos de história, passou por um longo processo desde o fechamento até os projetos que levaram à sua restauração. Além da estrutura requalificada, a casa também contará com administração do Sesc, através de uma concessão que deverá potencializar o investimento público, e garantir um espaço de qualidade para o segmento cultural da capital.
O novo projeto do TSW foi pensado para tornar a casa mais eficiente, sustentável, funcional, e econômica. O tradicional formato de arena foi mantido, com o tipo de palco que pode ser adaptado para diferentes espetáculos, mas agora com equipamentos modernos, e a maior novidade da caixa cênica atual: uma cobertura retrátil que possibilita a visão do céu claro ou noturno para a plateia. Há ainda uma sala de ensaios, e um café que será, futuramente, aberto ao público.
A restauração do teatro recebeu um investimento público de aproximadamente seis milhões de reais. Com a requalificação física concluída, o próximo passo é o processo de transferência de gestão para o Sesc-RN. Um comitê será formado para discutir os termos do repasse e garantir um gestão eficiente e transparente para a classe artística local. “Teremos cerca de 90 dias para esses trâmites, e a programação do TSW começará pra valer no início de 2025”, afirma Danielle Mafra, secretária de cultura de Natal.
O prefeito Álvaro Dias lembrou que logo no começo de sua gestão, um dos primeiros apelos que recebeu da classe artística foi a recuperação e conservação do Teatro Sandoval Wanderley. “Muita gente disse na época que não conseguiríamos concretizar, que seria difícil. E foi mesmo. Por isso é uma emoção tão grande para mim poder acabar minha gestão entregando uma obra tão importante para a classe artística e a cultura popular de Natal”, declarou.
0 Comentários