29 maio 2014
 Por 
Blog do Seridó
 às 
06:16min. 
 em 
Copa 2014: plano de mobilidade em Natal está pronto

 O Plano de Mobilidade para Copa em Natal está pronto. Será uma operação especial para atender um megaevento que contará com a presença dos natalenses, turistas nacionais e internacionais. É, portanto, um momento muito especial para toda a cidade e o país.

O plano de mobilidade de Natal para os quatro jogos da Copa do Mundo na Arena das Dunas inclui linhas especiais de ônibus e estacionamentos públicos que poderão abrigar até 6.220 veículos em cinco pontos distintos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (Semob), a melhor forma para deslocamento dos torcedores é por meio do transporte coletivo, principalmente para quem estará em hotéis na praia de Ponta Negra, na Via Costeira e demais praias centrais da cidade. A expectativa é receber um fluxo estimado de 172 mil turistas.

Transporte particular e estacionamentos

Haverá pontos para estacionamento público nos dias das partidas da Copa do Mundo. São os chamados Pontos de Encontros (PE) ou Pontos de Estocagens de Veículos Particulares (PEVP), que contarão com linhas de ônibus alimentadoras até o estádio e estarão bem sinalizados e com voluntários e agentes de mobilidade dirimindo as dúvidas.

Neste caso, o torcedor pode parar o seu veículo no Campus Universitário (UFRN), Parque da Ceasa, Caic/Conab, Rodoviária e SESI/SENAI. Outras opções são os estacionamentos do Shopping Midway Mall, Natal Shopping, Shopping Via Direta, e Hiper Bompreço dos bairros de Lagoa Nova e Capim Macio.

Linhas Shurttles

Shuttle Oeste (A – Rodoviária/Arena das Dunas) Shuttle Leste (B – Midway/Arena das Dunas) Shuttle Campus (C – Campus Universitário/Arena das Dunas) Shuttle Sul (D – Cidade Jardim/Arena das Duas) Essas linhas começam a circular quatro horas antes do início de cada partida e seguem fazendo o transporte de torcedores até duas horas depois do fim do jogo.

Táxi

A Semob prevê a implantação de quatro praças de táxis no entorno da Arena das Dunas. Elas se dividirão no ponto A (na Av. Jerônimo Câmara, próximo à Rua São José), o ponto B (na Av. Lima e Silva, próximo a Rua São José), o ponto C (Av. Miguel Castro, entre à Rua São José e a Av. Salgado Filho) e o ponto D (na Marginal da BR 101, ao lado da passarela da Praça do Conjunto de Potilândia).

Cadastramento para moradores

A Prefeitura de Natal está realizando o cadastramento dos veículos dos moradores do perímetro de segurança da Arena das Dunas até sexta-feira próxima (dia 30).

O cadastro é condição necessária para que comerciantes e moradores tenham acesso às casas e imóveis comerciais durante os quatro dias de jogos da Copa do Mundo em Natal.

Obras de Mobilidade

O primeiro dos dez equipamentos que formam o Complexo Viário de Natal foi entregue na manhã deste domingo (25). O túnel que liga a Avenida Romualdo Galvão a Avenida Norton Chaves e ao novo viaduto da marginal da BR-101 foi aberto para o tráfego de veículos oficialmente pelo prefeito Carlos Eduardo. Neste primeiro momento, o fluxo só está liberado para a Avenida Norton Chaves (à esquerda) para os motoristas que vem no sentido Centro/Zona Sul.

De acordo com o Executivo municipal, as obras do viaduto estaiado, do túnel no cruzamento das avenidas Lima e Silva com São José, além dos túneis das avenidas Jerônimo Câmara e Capitão Mor-Gouveia serão entregues no dia 9 de junho. O túnel da rua Norton Chaves será liberado para tráfego no dia 12 de junho e a única intervenção que não poderá ser utilizada até o início da Copa do Mundo é a do viaduto da marginal da BR-101. É que o processo de concretagem será iniciado no próximo dia 30 de maio, sendo necessário se respeitar o tempo de secagem do material: Esse viaduto estará pronto, mas o fluxo de veículos só será liberado no dia 30 de junho.

Extraído do Via Certa Natal

Compartilhe:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com